Olá
colegas!
Muitos de
nossos alunos somente querem aulas de conversação. Para alguns professores pode
resultar muito fácil porque possuem habilidades comunicativas muito boas, para
outros é uma missão impossível ficar falando por mais de uma hora.
Fora das
dificuldades ou facilidades que possamos ter, há uma coisa certa, aula de
conversação não é para ir a falar sobre qualquer assunto. Essas aulas devem ter
um objetivo, o aluno deve ser capaz ao final da mesma de usar certo
vocabulário, expressões ou estruturas.
Eu, pessoalmente
divido as atividades de conversação em livres e guiadas. Vou deixar neste
artigo algumas ideias para elaborar atividades de conversação que espero sejam
de ajuda.
Atividades
de conversação livres:
1. Selecione
um texto pequeno (notícias, novelas, teatro...), use diferentes estratégias
para trabalhar com ele. Ver este artigo. Depois abra uma roda de conversa e
discutam sobre o assunto abordado.
2. Selecione
um pedaço de filme ou um trailer, assista o mesmo usando diferentes
estratégias. Ver este artigo. Depois opinem sobre o tema, se for possível
comparem com a realidade brasileira ou peça para mudar uma cena ou para
inventar o final em conjunto.
3. Selecione
uma música, use diferentes estratégias para trabalhar com ela. Ver este artigo.
Peça para os alunos opinar. Selecione frases da música para que eles criem
outra frase antônima ou sinônima da mesma...
Atividades de
conversação guiadas:
Quase
sempre uso estas, é importante que os alunos aprendam estruturas novas. Na
minha opinião os níveis de complexidade vão aumentando, primeiro meu aluno
aprende a usar vocabuário, depois frases feitas e depois ele vai elaborando
suas próprias frases. Seguem algumas ideias.
1. Você pode
usar textos, músicas e filmes também, porém as atividades estão direcionadas a
aprender X coisas. Por exemplo. Selecionamos uma música que tem como objetivo
opinar, apresentamos a música para o aluno, sublinhamos as estruturas como: “yo
pienso que”, “yo creo que” , “me parece que”, depois lhes entregamos temas, fotos
que representem situações polêmicas e os alunos devem opinar usando as
estruturas apresentadas na música. Exemplo: Yo pienso que las guerras deben
dejar de existir.
2. Outra
atvidade muito boa são as situações. Você cria uma situação para o aluno A e outra para o alunos B e estes devem reagir segundo o recomendado. Ver este artigo.
3. As entrevistas
são boas atividades de conversação. Você elabora um conjunto de perguntas sobre
um tema e as entrega, em duplas os alunos se perguntam e depois eles podem
dizer o que têm em comum, em que diferem, o que acharam interessante do colega.
4. Uma
atividade produtiva é aquela que ensinamos expressões feitas, as apresentamos
para o aluno e depois lhe damos situações para que reajam usando as expressões
aprendidas.
Existem
muitas ideias, deixo dois links com muitas mais atividades.
- Link 1
- Link 2
- Link 3
Boas aulas!
Gostei muito! obrigada pela ajuda. OBS: O segundo link não está abrindo.
ResponderExcluirFico feliz de que tenha gostado, muitas vezes os sites tiram o conteúdo do ar, deve ter acontecido isso com esse link, como não é conteúdo próprio não tenho como arrumá-lo, lamento não poder ajudar desta vez. Um abraço!
ResponderExcluir