quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os ditados nas aulas de espanhol: mais de 10 formas de trabalhar compreensão auditiva usando textos, músicas, filmes, etc.


Uma vez fui a um seminário que o tema era: "Los ditados en la clase de español." Em aquele momento eu imaginei um professor trazendo um texto à classe selecionado por ele, ditado ao seu ritmo e, aos estudantes sentados individualmente  nas cadeiras codificando e decodificando as palavras.

Para minha surpresa, ditado era muito mais que isso, em aquele momento mudou minha vida, descobri novas estratégias para ensinar de forma descontraída e divertida. 
Gostaria esclarecer que o ditado tradicional também é uma forma válida de trabalhar compreensão auditiva, porém, a meu entender, para aprender um novo idioma pode resultar monótono. Se queremos usá-lo de forma mais lúdica devemos mudar alguma das características mencionadas anteriormente, obtendo assim um ditado diferente, original e divertido.
Vamos descobrir como desconstruir o ditado tradicional e como fazer ditados lúdicos e altamente produtivos com os alunos.
Tipos de ditados:
- Reprodutor de fita:
1. Seleciona-se um texto segundo o nível do grupo. Neste ditado o controle está nas mãos dos alunos. 
2. O professor dita como se fosse um reprodutor de fita numa velocidade normal. Os alunos podem controlar ao professor com os comandos: “para-stop”, “repite desde...”, e “continua-play”.
3. No final entrega-se o texto original e cada aluno corrige o ditado do colega.
Ditado por substituição de  imagens:
1. Seleciona-se uma música ou vídeo (noticiário, reportagem, filme) segundo o objetivo do professor.
2. Na folha se substituem as palavras pelas imagens correspondentes, os alunos devem deduzir os vocábulos que representam essas imagens.
3. Completado os espaços escuta-se a fita e corrigem-se as respostas.  
 Ditado dos espaços vazios:
1. Seleciona-se uma música ou vídeo (noticiário, reportagem, filme) segundo os objetivos léxicos, gramaticais, fonéticos ou culturais da aula.
2. Substituem-se as palavras por espaços em branco que os alunos devem preencher ao escutar.
3. Entrega-se uma cópia e cada aluno corrige o trabalho do colega.
  Ditado tomando nota:
1. Seleciona-se uma música ou vídeo (noticiário, reportagem, filme) relacionada aos objetivos do professor.
2. Entrega-se aos alunos tópicos que devem copiar ao escutar, por exemplo: a cor do cabelo da protagonista da música, os sentimentos expressados pelo cantor, etc.
3. Abre-se uma roda de conversa e verificam-se as respostas aos perguntas elaboradas pelo professor.
Nota: uma variante deste tipo de ditado é dividir a classe em duplas e colocar na parede um texto com espaços em branco, os espaços em brancos dos alunos de uma mesma dupla devem ser diferentes, também podemos acrescentar uma música para fazer que o ambiente seja mais barulhento. Os alunos devem ditar-se as informações que lhe estão faltando ao mesmo tempo. Esta ideia serve para simular uma conversa em ambientes como os bares.
  Ditado em grupo:
São importantes para a interação e comunicação dos alunos, algumas variantes a seguir:
  • Dividir a classe em duplas. Os alunos devem ficar de costas, seguidamente se distribui uma folha para cada membro da dupla com o mesmo texto. Ao estudante A lhe devem faltar umas palavras e ao estudante B outras. Assim os estudantes A e B irão se ditar aquilo que necessitam para preencher os espaços em brancos de suas folhas, a complexidade radica em que devem elaborar a pergunta para obter a resposta. Tente selecionar textos narrativos, que descrevam pessoas, lugares ou situações. 
  •  Dividir a classe em duas equipes e colar um texto na parede, os alunos devem transcrever o texto para outra folha. Um membro de cada equipe vai até a parede, lê e memoriza um pedaço que ditará para os amigos enquanto copia, depois vai outro e assim sucessivamente. Ganha a equipe que primeiro complete o texto. Outra variante é proporcionar-lhes um texto com espaços em branco e colocar o texto original na parede. Tente que os textos não sejam muito extensos. 
  •  Dividir a classe em grupos e dividir uma música em versos, colá-la nas paredes desordenadamente para que ao escutar a música os alunos possam ordená-la.
  • Criar uma história a partir de uma frase trazida pelo professor. O professor dita a frase e os alunos vão criando a história em conjunto. Todos devem ir copiando. No final o professor pode fazer as correções.
  •  A atividade do telefone sem fio é ideal. O professor traz uma história e passa as frases a um primeiro aluno que vai passando até chegar ao último que irá a copiar na lousa a frase que entendeu. Ao final dar leitura ao texto e fazer as correções.
  • Trazer textos divididos coerentemente (nunca mais de três) e formar equipes de três alunos, cada aluno recebe o início de um texto que deverá completar e partes dos outros dois textos, depois de distribuí-los entre eles, devem passar a construir os textos originais procurando pela sala todos os pedaços que possam ser de seus textos. O importante neste jogo é que os alunos devem negociar a trocar. Os textos não podem ser nem muito curtos nem muito extensos.

Nota: uma variante do exercício anterior é tirar frases dos textos (nunca mais de três) para que eles relacionem as frases com seus respectivos textos.
  Ditado de imagens:
1. O professor apresenta tarjetas com imagens e os alunos devem copiar as palavras que representam as imagens. No final verifica-se quem completou mais nomes. Uma variante pode ser o bingo de imagens. Os alunos selecionam 8 imagens, o professor dita as palavras que as representam e ganha quem primeiro complete seu bilhete.
 Ditado de mímicas:
1. As mímicas são importantes. Um aluno pega uma tarjeta com uma palavra ou imagem e deve fazer uma mímica para que os demais adivinhem a palavra.
Essas são algumas das alternativas que farão da aula um ambiente divertido e altamente produtivo. Espero que seja de ajuda! 
Boas aulas!

3 comentários:

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!