Olá
colegas!
Muitas
vezes, quando usamos atividades que foram elaboradas por outras pessoas nos
perguntamos se são "boas" ou não. De forma geral, não existe uma atividade boa
ou má, existem atividades que não se ajustam a nossos objetivos. Porém sim
existem atividades de má qualidades isto é, com erros ortográficos ou de
portunhol.
Quero
compartilhar hoje algumas coisas que temos que avaliar quando selecionamos uma atividade para levar à sala de aula.
Aspetos a
ter presentes quando selecionamos uma atividade pronta:
Cumpre com
os objetivos da minha aula: este é o primeiro ponto, se o objetivo é praticar o
pretérito indefinido não podemos levar uma música porque é linda, esta deve
contribuir de alguma forma com aquilo que queremos que nosso aluno saiba ao
final da aula.
Número de
alunos: há atividades excelentes, porém inviáveis segundo o número de alunos que
tenhamos na sala de aula. Existem atividades que precisam ser em duplas, outras
podem ser em grupos pequenos e muitas são individuais. Se você levar um jogo de
tabuleiro para uma aula com 20 alunos a atividade será um fracaso, essa
atividade provavelmente foi desenhada para quatro pessoas.
Qualidade
da atividade: revise a atividade bem, analise se não tem erros, se for o caso e
a atividade estiver boa, você pode corregir os erros e usá-la na aula.
Nível dos
alunos: não podemos levar atividades por levar, se usamos uma atividade muito
complexa para o nível do aluno este vai se sentir frustrado, acontece a mesma
coisa se for muito simples.
Caraterísticas
do grupo: se seus alunos são muito sérios, não gostam de jogos, evite este tipo
de atividades, analise o perfil de cada grupo antes de usar uma atividade X.
Tempo da
atividade: atividades muito demoradas costumam dar errado, o aluno perde o
foco, tente que uma mesma atividade não demore mais de 10 minutos. Por exemplo,
você pode trabalhar com uma mesma música por uma hora, mas usando atividades
diferentes.
Com certeza
há mais fatores, esses são os que lembro agora mesmo, se você souber de outros, compartilhe.
Boas aulas!
Oi Gretter . Estou pensando em trabalhar as cores em espanhol. Voce teria sugestoes de jogos ou brincadeiras que se possa fazer ? Na escola onde trabalho o ensino de lingua estrangeira se faz atraves de conversas com as criancas e dinamicas ou jogos ate a terceira serie, so na quarta serie que as criancas comecam a escrever ou let em outra lingua . abraco, Ina
ResponderExcluirOlá Ina:
ResponderExcluirSeguem alguns links com atividades que podem ser de ajuda:
http://www.conmishijos.com/tareas-escolares/matematicas/ejercicios-para-aprender-los-colores-para-ninos-por-edades/
http://www.mec.es/sgci/ru/es/publicaciones/color.pdf
http://www.justolamas.com/lessons/concert/de_colores_justo_lamas.pdf
http://www.primeraescuela.com/themesp/cp_colores.htm
http://www.profedeele.es/2014/05/actividad-colores-vocabulario.html
Abraço!