Olá colegas!
Esta é nossa última dica do curso de gestão pedagógica. Fecharemos com o tema “Gestão de Projetos”.
Seguramente muitos terão lido ou escutado falar de gestão de
projetos, mas não é meu objetivo me adentrar em um tema tão complexo, assim que
farei um resumo ligado àquilo que nos interessa como coordenadores de escolas
de idiomas.
Um projeto tem início, meio e fim. Na prática tomo cada
semestre como um projeto formado por mini-projetos. Quero me centrar em três
mini-projetos: os cursos, os workshops e os certificados.
Você sabe que diferencia uma escola exitosa de uma escola fracassada?
Uma palavra só: ÊXITO. Para que nossa escola fique no grupo de escolas de êxito
precisamos ter visão do futuro para poder identificar novas oportunidades,
oportunidades que dependem de nosso dom como observadores, questionadores e inovadores.
Para que você visualize o que é uma oportunidade colocarei dois exemplos.
Exemplo # 1
Imagine duas escolas. A escola A é uma escola tradicional,
somente tem lousa tradicional e uma rádio. A escola B segue as tendências do
mercado e tem em sala de aula uma lousa digital, TV, vídeo, computadores com
internet, etc.
Quando um aluno visita a escola A e a escola B ele coloca em
uma balança os serviços e produtos que ambas oferecem. Adivinhe por qual das
duas ele vai decidir? Está claro, pela escola B.
Com o passo do tempo a escola A terá que fechar as portas,
você e sua equipe de trabalho ficarão sem emprego. Coisa que poderia ter-se
evitado olhando para o futuro.
Exemplo # 2
Imagine duas escolas. A escola A é tradicional, somente
oferece cursos presenciais. A escola B, ligada no mundo atual, percebeu que
cada dia as pessoas têm menos tempo e que surgiu uma modalidade de ensino
nova: as aulas por Skype, assim que ela decide criar um novo produto.
Para onde vão aqueles alunos sem tempo para se locomover até
a escola física. Está claro que vão para a escola B. Com isso a escola B vai se
fortalecendo e a escola A vai ficando limitada a alunos com tempo de estudar nela.
Vamos levar essas duas experiências aos três mini-projetos
citados acima.
Os cursos
Afortunadamente as coisas mudam. Cada semestre você deve
sentar-se com o dono da escola e os professores a observar o mercado, identificar as
novas oportunidades que estão surgindo, estas devem ser analisadas e colocadas em prática
se forem viáveis.
Elementos que devemos ter presentes para gerenciar os
cursos:
1. Identificar oportunidades: constantemente surgem
oportunidades de criar novos cursos: cursos por Skype, cursos para ENEM, cursos
para negócios, cursos para crianças, cursos para viagens, etc. Se você não
evoluciona com as novas necessidades dos clientes a escola irá à falência.
2. Identificar produtos existentes: ao analisar produtos
existentes podemos identificar ideias novas, novos nichos de mercado ou soluções
para melhorar aspetos deficientes dos cursos já existentes.
3. Identificar tendências da sociedade: constantemente temos
que olhar para a sociedade, enxergar o futuro e tudo aquilo que nos possa
colocar pela frente dos outros.
4. Fazer uma lista com as necessidades dos clientes: as
necessidades dos clientes são desejos e demandas. Essas demandas são os principais elementos
que nos ajudam a decidir se é viável criar um novo curso, produto ou serviço.
5. Escutar a voz do produto: temos que avaliar os produtos
velhos e novos e analisar as possíveis mudanças que podem sofrer. Ao criar um
produto novo temos que nos perguntar se ele poderá ser adaptado, mudado,
substituído, multiplicado... O uso da voz do produto implica questionar as
possibilidades de melhoramento.
Antes de criar um novo produto temos que analisar os aspetos
positivos e negativos para não nos tropeçar com surpresas desagradáveis no
futuro.
Os workshops
São poucas as escolas que fazem uso deste recurso. Recomendo
repensar a possibilidade de incluir este serviço no cardápio da sua escola,
sabe por quê?
Porque é um espaço de interação, alunos do mesmo nível ou de
níveis diferentes trocam ideias, experiências e opiniões, é um espaço
para se divertir, aprender e relaxar.
Os workshops devem ser grátis para o aluno. Você deve tomar
fotos do evento e publicar na página ou facebook da escola, também as pode colocar em alguma parede da escola para que alunos que venham a conhecê-la tenham
um motivo mais para ficar com vocês.
A frequência dos workshops deve ser a cada dois meses e
sobre temas não abordados em sala de aula. Por exemplo: fazer uma exposição de pratos típicos dos
países hispânicos. Cada grupo deve trazer um e falar para os demais como se faz,
quando se come, qual a origem, etc.
Os encontros devem ser divertidos para que cada dia assistam
mais alunos.
Os certificados
Não é segredo que a grande maioria dos alunos estudam para
obter um certificado. Faça da entrega do certificado um momento especial e significativo para o aluno.
A diversificação dos cursos traz consigo a diversificação
dos certificados, já imaginou um aluno além de ter um certificado em espanhol
que respalde que ele fala a língua, ter um especializado em negócios?
Pense em isso, faça de sua escola uma escola de êxito e não
esqueça que para chegar lá o degrau mais importante é a equipe de professores.
Espero que o curso tenha sido proveitoso. Muita sorte!!!!!
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