Olá colegas!
Tenho deixado no blog algumas sugestões de atividades de
conversação, mas hoje quero deixar dicas para que você possa elaborar suas próprias
atividades através de perguntas guiadas ou dar inícios de frases para que os alunos as terminem.
É muito importante supervisionar as respostas dos alunos,
caminhe pela sala enquanto eles falam e corrija sutilmente. Também recomendo fazer este tipo de atividades em duplas ou grupos pequenos, no máximo 4 alunos, se as realizarmos em grupos grandes não será muito produtiva, as pessoas gostam de ser escutadas, mas não tem paciência para escutar aos outros. Se um aluno tem que esperar a que dez alunos falem para voltar a falar fica aborrecido, recomendo optar por trabalho em duplas.
Passo a Passo
1. Escolher o tema
2. Criar no máximo 20 perguntas sobre o tema escolhido. Peça
para os alunos responder sempre com respostas cumpridas.
3. Colocar as perguntas em uma caixa..
4. Dividir o grupo em duplas. Tem que entregar uma caixa com as mesmas
perguntas para cada dupla. Aluno A saca uma pergunta e pergunta ao aluno B que
responde e vice-versa. Todos os alunos ao mesmo tempo.
Exemplo # 1:
Tema: As viagens
1. Cuando viajas,
¿te gusta ir solo (sola) o con familia, o con amigos?
2. ¿Prefieres un
hotel caro o barato? ¿Por qué?
3. ¿Prefieres
pagar con cheques de viajero o tarjeta de crédito? ¿Por qué?
4. ¿Llevas muchas
maletas cuando viajas?
5. Cuando viajas,
¿prefieres ir a un hotel, un motel o a una pensión? ¿Por qué?
6. ¿Piensas ir de
vacaciones pronto? ¿Adónde?
7. ¿Qué te gusta
visitar cuando estás de vacaciones?
8. ¿Has viajado a
algún país de habla hispana? ¿A cuál?
9. ¿Adónde fuiste
en las vacaciones pasadas?
10. Cuéntanos
alguna anécdota que hayas vivenciado durante un viaje.
Exemplo # 2
Tema: O pretérito indefinido
1. ¿Trabajaste
ayer?
2. ¿Llegaste a
tiempo a la clase?
3. ¿A qué hora te
levantaste hoy?
4. ¿Compraste
algo nuevo recientemente? ¿Qué compraste?
5. ¿Hablaste con
amigos anoche?
6. ¿Comiste algo
antes de venir a clase?
7. ¿Saliste
anoche?
8. ¿Dormiste bien
anoche?
9. ¿Leíste el
periódico esta mañana?
10. ¿Aprendiste
mucho en esta clase?
Outra alternativa de conversas guiadas consiste em entregar o início de uma frase para que o aluno continue a ideia.
Passo a Passo
1. Escolher o tema
2. Criar no máximo 20 inícios de frases sobre temas diversos.
3. Colocar os inícios de frase em uma caixa
4. Dividir o grupo em duplas. Tem que entregar uma caixa com as mesmas frases
para cada dupla. Aluno A saca um início de frase e a completa, posteriormente o
aluno B faz a mesma coisa e assim sucessivamente. Todos os alunos ao mesmo tempo.
Exemplos
1.- Cuando era
niño yo......
2.- El maestro
que me gustó más fue ..... porque .....
3.- Después de
diez años yo......
4.- Cuando se
trata de chicas.....
5.- Cuando yo
tengo algo que decir....
6.- Mi cuerpo
es.....
7.- Querer a
alguien.....
8.- Me gustaría
ser......
9.- Cuando yo
tengo hambre.....
10.- Hay
oportunidades que yo.....
11.- Lo que me
gusta acerca de mí es.....
12.- Yo echo de
menos.....
13.- Las personas
que dirigen u organizan las cosas deberían ser....
14.- Nada es tan
frustrante como......
15.- El
matrimonio puede ser......
16.- Cuando yo
abandono o dejo algo por la paz.....
17.- La gente
usualmente piensa en mí como.....
18.- Hago
cualquier trabajo con entusiasmo si.....
19.- La mejor
manera de apreciar el éxito personal es.....
20.- Otras
personas generalmente.....
Boas aulas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!