Olá colegas!
Hoje vou compartilhar um exemplo de plano de aula para a primeira aula de espanhol. Foi planejado para um grupo de 6 alunos.
Professora: Grether Sosa Carballo
Turma: ELE 1 (6
alunos)
Data: 23/01/2014
Aula: # 1
Unidade
a ser trabalhada: unidade 1
Páginas: 8-13
Duração: de uma hora a uma hora e meia.
Duração: de uma hora a uma hora e meia.
Objetivo
geral da aula: Estabelecer
uma primeira conversa
Objetivos
específicos da aula:
-
Cumprimentar
- Apresentar-se
- Soletrar
palavras
- Dar e
pedir dados pessoais
-
Despedir-se
Conteúdos
a serem trabalhados:
- Gramaticais: pronomes pessoais, verbos “ser”, “trabalar”, “tener” e “llamarse”
em presente de indicativo
- Vocabulário: cumprimentos, despedidas, objetos da sala de aula, números (0-20), profissões,
nacionalidades
- Pronuncia
ou Ortografia: o alfabeto
Materiais
a serem utilizados:
- Cartões
- Letra da música 300 kilos
- Música: 300 kilos
Desenvolvimento: Vou deixar diversas atividades que podem ser usadas para alcançar os
objetivos desta aula.
Apresentações:
1. Escrever na lousa com
seus dados pessoais: Me llamo
Grether. Soy cubana. Soy profesora
de español.
2. Faça que cada um dos alunos se
apresente seguindo o modelo da lousa. Corrija sutilmente se alguém errar.
3. Entregue um cartão a
cada aluno para preencher com os dados pessoais deles, depois peça para entregar o cartão ao colega do lado. Montrar
uma foto de um familiar e escreva na lousa: Él se llama Rubén. Es brasileño. Es informático. Posteriormente
peça para cada aluno apresentar ao colega do lado usando os dados do cartão
que este tinha lhe passado anteriormente e o modelo da lousa.
4. Entregue
um dos seguintes cartões a cada aluno. O aluno vai assumir o rol da pessoa
que lhe tocou no cartão e vai se apresentar. Depois vai trocar o cartão com o colega
do lado e vai a apresentar ao colega usando os dados do cartão que este lhe passou.
Soletrar
Peça para os alunos soletrar os nomes deles. Depois apresente o alfabeto. Pergunte pelos objetos da sala de aula. Coloque
os nomes na lousa. Repitam em
coro. Coloque os seguintes nomes em uma caixa. Cada aluno vai
tirar um e soletrar.
Profissões
Use as profissões dos alunos e outras 5 ou 6 profissões que sejam diferentes do português. Coloque os nomes na lousa. Repitam em coro. Depois façam o seguinte jogo: A diz: médico. B diz: médico, maestro. C diz: médico, maestro, periodista, e assim por diante. Ganha quem fique até o final sem se confundir.
Cumprimentos e despedidas
Perguntar aos alunos quais os cumprimentos
e despedidas que conhecem em português. Pergunte se eles conhecem alguns em espanhol. Escreva-os
na lousa e repitam em
coro. Entregue os seguintes cumprimentos e despedidas soltos
para que os alunos coloquem cada um deles na coluna correspondente: Saludos ou Despedidas.
Nacionalidades:
1. Colocar a música. Peça para os
alunos ir colocando os países na ordem que escutem. Depois pergunte a
nacionalidade das pessoas que moram nesses países. Explique as diferentes terminações dos gentílicos.
2. Coloque os seguintes países em uma
caixa. Os alunos vão a ir tirando os nomes dos países da caixa e dizendo a
nacionalidade. Se quiser que a atividade fique mais interessante faça uma competição. Divida o grupo em dois e ganha quem mais acertos tenha ao final do jogo.
Para acessar aos materiais das atividades anteriores clique aqui.
Música:
Números:
Ensine os números até o vinte. Leve um
balão e vão passando o balão de forma aleatório. O aluno que o pegar tem que seguir a sequência
de números: 1, 2 , 3...
Atividade final 1
Entregue esta enquete a cada aluno, vão
andar pela sala entrevistando e conhecendo aos colegas. Devem anotar as
respostas dadas por cada companheiro de classe. Façam uma roda de conversa e pergunte o que acharam de interessante
nos colegas. Coloque antes um exemplo de respostas na lousa para eles ter uma guia.
Atividade final 2
Este plano de aula é para seis alunos. Os pontos gramaticais devem ir sendo explicados depois de realizar cada atividade. Sempre deve dar um exemplo primeiro, um modelo a seguir.
Boas aulas!
Essa aula tinha duração de quantos minutos?
ResponderExcluirAmei seu blog! Parabéns pelo lindo trabalho. Vou dar minha primeira aula de espanhol no centro de estudos de línguas no sábado e estou preparando minha primeira aula.
Olá Annelize!
ResponderExcluirFico feliz de que tenha gostado do blog.
O tempo pode variar de uma 1h a 1h30min vai depender muito de você e principalmente dos alunos. Com alunos tímidos dura perto de uma hora e com alunos mais extrovertidos pode chegar até uma hora e meia .
Boa sorte em sua primeira aula e um grande abraço!
Adorei o blog, vou dar minha primeira aula pra 20 alunos na primeira semana de março. Gostei de suas dicas!
ResponderExcluirDe nada Natalia, mucha suerte,
ResponderExcluirUn fuerte abrazo!
Amei o plano parabéns! Gostaria de saber o nome da música.
ResponderExcluirLa música se llama "300 kilos - Los Coyotes". Me alegra que te guste el blog. Un abrazo!
ResponderExcluirOlá Grether, Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMuito legal, ótimo pra quem não tem experiência com métodos de ensino e gostaria de ensinar algo em oficinas. (meu caso hehe)
De nada!
ExcluirOla amiga,obrigado me ajudou muito pq estou na universidade,e estou em um estagio e pra mim esta sendo dificil...
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirHola gostaria de saber qual livro você trabalha?
ResponderExcluirBoa tarde. Gostaria de saber qual livro você trabalha?
ExcluirMe ajudou muito, gracias. Sou engenheira, uruguaia, mas nestes tempos difíceis, desempregada, precisamos daquele jeitinho brasileiro para se virar. Então vou dar aulas particulares de espanhol, já que vários amigos e colegas me pediram.
ResponderExcluirMaestra,
ResponderExcluirEres simplesmente maravillosa!Me encantan las calses.
Gracias por todo.
Muy buena esa aula,es adcuada para alumnos 6° año? gracias
ResponderExcluirNo início dessa aula, vc se refere à unidade I. Você adotou algum livro? caso não, pode indicar algum?
ResponderExcluirMuchas gracias por compartir con nosostros tu experiencia de maestra.
ResponderExcluirGracias por compartir tu experiencia de maestra con nosotros.
ResponderExcluirDe nada colega. Es un placer!
ExcluirOlá. Adorei seu blog!
ResponderExcluirVou começar a dar aula para um aluno adulto inciante, porém, não tenho experiêcia com métodos de ensino. Alguma sugestão do que trabalhar na primeira aula?
Gostei muito vai me ajudar bastante nas primeiras aulas.Mais uma vez vou ministra língua espanhola no ensino médio.
ResponderExcluir