Olá colegas!
Continuamos com o curso de coordenação pedagógica. Hoje vamos falar da gestão
de conflitos.
Os conflitos fazem parte de nossa vida pessoal e laboral,
eles não são mais que uma oposição de interesses e surgem quando A quer uma
coisa e B quer outra. Os conflitos podem surgir dentro da equipe (conflitos
internos) ou com os clientes (conflitos externos).
A responsabilidade do coordenador é evitar que se produzam
conflitos e no caso de que surja algum, solucioná-lo. Isto exige do coordenador habilidades para
o manejo de situações complexas, requer competências para encontrar
alternativas e solucionar problemas do dia a dia, habilidades de comunicação e principalmente liderança.
Meu objetivo com este artigo é compartilhar as possíveis soluções que
podemos dar aos principais conflitos que surgem dentro das escolas, mas antes quero lembrar
as habilidades que você deve ter presente para ter êxito na solução de
conflitos:
- Manifestar interesse pelo interlocutor: quando a pessoa
percebe que suas inquietudes estão sendo ouvidas já muda a postura, deixa de
ficar à defensiva e fica aberta a propostas e soluções.
- Repetir a ideia do interlocutor em forma de pergunta: esta
tática nos ajuda a verificar se compreendemos as inquietudes de nosso
interlocutor para poder oferecer-lhe a melhor solução.
- Evitar interrupções: deixe que a pessoa desabafe, escute
as ideias e posições antes de adotar uma postura.
- Manter um tom de voz adequado: se você fala alto, seu
interlocutor falará alto e a conversa pode passar a discussão sem necessidade
nenhuma.
- Evite usar termos de imposição: isso não ajuda. Seus
aliados sempre serão a mediação e a negociação.
- Tente usar as palavras: Se é possível / Se não houver
problemas / Por favor / Obrigado.
Gestão de conflitos com os alunos
Entre os principais conflitos que temos com os alunos estão:
- Não gosto de meu professor
Esta realmente é uma situação difícil, cada indivíduo tem
estilos de aprendizagens diferentes e cada professor tem seu jeito. Nem todos os alunos
sempre vão gostar do mesmo professor ainda que este seja excelente.
Possíveis soluções:
1. Mudar o aluno de sala.
A vantagem é que o cliente fica
satisfeito na hora. A desvantagem é que pode gerar outro conflito, o professor
pode sentir-se fracassado, outros alunos podem pedir para mudar de sala, etc. Se
você escolher esta alternativa, tente dizer para o aluno que a solução deve
ficar entre você e ele para evitar conflitos maiores e converse com o
professor fazendo com que este compreenda que cada indivíduo tem gostos
diferentes.
2. Prometer para o aluno que no próximo semestre ele terá
outro professor.
Tem como desvantagem que o aluno pode sentir-se frustrado e
parar de estudar, geralmente funciona porque o aluno sabe que em breve terá uma
experiência nova com outro professor.
- No gosto dos colegas da minha turma.
Nesta situação a solução é fácil, mude ao aluno de grupo. Ele
não irá se manifestar e, ninguém saberá o motivo da mudança.
- Não consigo chegar no horário da aula.
Ofereça para o aluno outros horários, caso nenhum se encaixe
na agenda dele, proponha aulas particulares. Faça uma boa proposta em um início
para reter o aluno.
- Vou faltar alguns dias por problemas de trabalho ou saúde.
Deixe seu aluno feliz, prometa para ele algumas aulas sem
custo para recuperar o conteúdo. Tem que colocar um limite de aulas de
recuperação por semestre. Lembre que perdendo se ganha.
Gestão de conflitos com os professores
Entre os principais conflitos que temos com os professores estão:
- Impontualidade e faltas
Converse com seu
professor, tente descobrir o motivo das chegadas tarde. Pode ser que ele tenha
que pagar duas conduções para chegar mais rápido e, a escola só paga uma, então
ele espera o ônibus que demora mais. Ás vezes o professor é folgado mesmo e você
terá que tomar medidas mais severas. Seja como for, recomendo sempre o diálogo.
- Postura do professor
Há professores que não adotam uma postura adequada. Você
precisa conversar e tentar mostrar as vantagens de adotar uma boa postura, por
exemplo: respeito e atenção dos alunos. Façam aulas de capacitação.
- Os alunos não gostam do professor
Antes de tomar qualquer decisão drástica tente capacitar ao
professor, com certeza ele tem família para manter. Dê para ele outro grupo e
estimule a auto-estima de seu colega, seguramente ele conseguirá evoluir.
- Falta de educação continuada
Há professores que nem grátis querem assistir às palestras. Tente
mudar a postura deles, mostrando a importância de adquirir novos conhecimentos.
Revertendo o processo de evasão
Não há segredos, a melhor forma de evitar a evasão dos
alunos é fazendo que eles aprendam. Quando a pessoa se sente satisfeita com o
serviço adquirido não sai, porém existem alguns motivos que fogem das circunstâncias
normais. Alguns deles são:
- Aluno viaja muito por trabalho: não adianta colocar esse
aluno em um grupo, ele só vai atrapalhar aos colegas. Proponha para este aluno
aulas particulares por pacotes de horas. Peça para tentar planejar as faltas. Estes
alunos, na minha opinião, não são saudáveis para a escola, sempre que possível
deixe que eles procurem outra instituição menos séria.
- Aluno está passando por uma situação financeira difícil e
precisa abandonar o curso: quase nunca o aluno vai reconhecer que tem problemas
financeiros, mas caso ele se abra com você, tentem chegar a um acordo, um aluno
satisfeito e agradecido traz mais alunos.
- Aluno não está satisfeito com o curso ou o professor:
tente mudar o professor no segundo semestre, peça para eles experimentar
algumas aulas com o novo professor.
Recomendo ler: Como evitar a evasão dos alunos de língua espanhola?
Campanha de rematrícula
É muito importante antes de começar próximo semestre saber o número de grupos que
a escola terá, por organização e por consideração com os professores. Existem
muitas coisas que podemos fazer para que uma campanha de rematrícula seja exitosa.
- Rifa de objetos de valor.
- Descontos promocionais.
- Festa da campanha de rematrícula.
- Bônus para os professores que mais alunos consigam reter na escola.
- Viagens de formatura para países da língua que o aluno está aprendendo.
- Aulas demonstrativas para novos alunos.
- Descontos se trazem um colega a estudar na escola.
- Primeiro semestre de uma segunda língua grátis.
O mais importante desta campanha é o processo, a campanha é
o resultado dele, você deve preocupar-se pela saúde da escola durante o
semestre, um ponto de apoio são as enquetes que você aplicou no meio do semestre. Tente melhorar os
problemas para que ao chegar ao final do caminho o cliente esteja satisfeito com o serviço
que pagou.
Motivação
A motivação é o motor da escola. Faça que seus professores
e alunos fiquem felizes e satisfeito, você precisa ser um líder e se antecipar
aos conflitos. Ser criativo na busca de alternativas e estímulos acordes com as
necessidades da sua equipe e de seus clientes.
Isto é tudo por hoje. Até logo!
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