Olá colegas!
Outra música de minha infância, excelente para trabalhar as tarefas domésticas com crianças e com adultos; contar histórias usando o pretérito imperfecto e o pretérito indefinido; também pode ser usada para trabalhar diminutivos .
Outra música de minha infância, excelente para trabalhar as tarefas domésticas com crianças e com adultos; contar histórias usando o pretérito imperfecto e o pretérito indefinido; também pode ser usada para trabalhar diminutivos .
Deixo a letra da música e depois dela está a explicação das atividades.
Hormiguita retozona
Hormiguita retozona no hacía más que jugar
Hormiguita retozona no hacía más que jugar
Hormiguita retozona no hacía más que reír
Hormiguita retozona no hacía más que jugar
- Peça para escolher cinco tarefas doméstica e façam um bingo.
- Posteriormente, entregue esta outra imagem para eles escrever os nomes das tarefas. Corrija em grupo.
- Faça este jogo: Aluno 1 diz: limpiar; Aluno 2 diz: limpiar y lavar la ropa; Aluno 3 diz: limpiar, lavar la ropa y cocinar, etc.
- Em duplas peça para perguntar com que frequência fazem essas tarefas. Podem usar estas expressões:
Exemplo:
A: ¿Con qué frecuencia lavas?
B: No lavo casi nunca, lava mi mamá.
Para baixar as imagens em tamanho original clique nelas. Para que as imagens fiquem legível têm que ser colocada em um word 100% antes de imprimir.
Outra atividade muito boa, mas é online.
Eu uso esta música para aprender tarefas domésticas, mas se você quiser aproveitar a história pode pedir para os alunos recontar o que aconteceu com a formiguinha. Depois pode entregar para eles uma foto de um sapato, de um lápis, de um cachorro, etc., para que criem, em grupo, uma pequena história que devem contar posteriormente para os colegas. Com esta atividade se exploram os passados.
Com crianças você pode fazer igual, mas no diálogo eles podem falar da frequência com que os pais fazem essas tarefas. Também podem dramatizar a história. Duas alunas fazem da formiguinha e da mãe e o resto do grupo fica de coro.
Boas aulas!
Hormiguita retozona no hacía más que jugar
y su mami le decía: ven y ayúdame a lavar
!A lavar mami! es que mira tengo una heridita en un dedo
Y cuando lavo la ropa me duele mucho
y su mami le decía: ven y ayúdame a planchar
!A planchar! Mami, y si me quemo te quedas sin niña
No, no, mejor plancha tú
y su mami le decía: ven y ayúdame a zurcir
!A zurcir mamita! eso ya no se usa
¿Por qué no me compras un vestidito nuevo?
Hormiguita retozona no hacía más que jugar
y su mami le decía: ven y ayúdame a fregar
Mamita tú siempre me dices que friegue
Pero es que si se me rompe un plato
Después castigas a la hormiguita
¿Tú crees que yo soy boba?
Hormiguita retozona no hacía más que decir
Oye mamita mira, no te pongas brava
Pero ya yo te he dicho que yo no quiero
Ni fregar, ni zurcir, ni puedo lavar
Y tampoco puedo planchar porque me quemo
Yo lo que quiero es jugar y jugar
Pero un día la mamá de hormiguita retozona
Pescó una gripe tan fuerte que parecía otra persona
No se pudo levantar
No pudo lavar la ropa
Como nadie la ayudaba
No tuvo un plato de sopa
Ella tenía mucha fiebre
Y temblaba, pobrecita
Horguiguita retozona estaba muy asustadita
Horguiguita retozona sintió ganas de llorar
Y de pronto dijo así:
Pobrecita mi mamita
Yo la tengo que ayudar
Fue a la cocina y cogió
Para la sopa una olla
La llenó de agua con sal
Y le puso una cebolla
Le echó carne, zanahoria,
Papa, tomate y maíz.
Puso frijoles y fideos
Ajo porro y un ají
La mamita se tomó
Una sopa muy sabrosa
Una sopa muy sabrosa
Y hormiguita cariñosa le dijo:
!Mami reposa!
Hormiguita retozona
Desde ese día juró
Ayudar a su mamita
Y su promesa cumplió
Hormiguita retozona
Fue muy dichosa y creció
Ayudando a su mamita
Y mi cuento se acabó
Passo a passo
1. Entregar a letra da música para ler enquanto escutam.
2. Perguntar quais são as tarefas domésticas que aparecem na música, escrever na lousa e perguntar quais outras eles conhecem, escrevê-las também na lousa.
3. Entregar a seguinte imagem e repetir todos junto.
- Posteriormente, entregue esta outra imagem para eles escrever os nomes das tarefas. Corrija em grupo.
- Faça este jogo: Aluno 1 diz: limpiar; Aluno 2 diz: limpiar y lavar la ropa; Aluno 3 diz: limpiar, lavar la ropa y cocinar, etc.
- Em duplas peça para perguntar com que frequência fazem essas tarefas. Podem usar estas expressões:
Exemplo:
A: ¿Con qué frecuencia lavas?
B: No lavo casi nunca, lava mi mamá.
Para baixar as imagens em tamanho original clique nelas. Para que as imagens fiquem legível têm que ser colocada em um word 100% antes de imprimir.
Outra atividade muito boa, mas é online.
Eu uso esta música para aprender tarefas domésticas, mas se você quiser aproveitar a história pode pedir para os alunos recontar o que aconteceu com a formiguinha. Depois pode entregar para eles uma foto de um sapato, de um lápis, de um cachorro, etc., para que criem, em grupo, uma pequena história que devem contar posteriormente para os colegas. Com esta atividade se exploram os passados.
Com crianças você pode fazer igual, mas no diálogo eles podem falar da frequência com que os pais fazem essas tarefas. Também podem dramatizar a história. Duas alunas fazem da formiguinha e da mãe e o resto do grupo fica de coro.
Boas aulas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!