Outra música interessante. Serve para trabalhar a estrutura que indica obrigação "tener + que + infinitivo" com crianças, você também pode usar com adultos, eles aceitam e se divertem muito com coisas da infância, às vezes mais que as próprias crianças.
Segue a letra com os verbos em presente de indicativo em negrita para que você possa decidir a melhor forma de trabalhar a música. Se precisa de idéias pode ser útil o post: A música nas aulas de espanhol.
Juan "me tiene sin cuidado"
Es un chico más que descuidado
Su abuelita lo reprende
Para ver si Juan aprende:
- Juan te tienes que bañar.
- Juan te tienes que peinar.
- Juan que estás muy desgreñado.
- Bah! me tiene sin cuidado
En todo el barrio no hay
Otro niño igual que Juan
Su abuelita lo reprende
Para ver si Juan aprende:
- Juan tú tienes que cambiar
- Juan tú tienes que estudiar
- Juan te van a suspender
- Juan, no me hagas padecer
- Bah! me tiene sin cuidado (x4)
Juan, me tiene sin cuidado
Una tarde se subió al tejado
Su abuelita que lo vio
Asustada así gritó:
- Juan, no seas tan malcriado
- Juan, baja del tejado
- Juan, debes obedecer
- Juan, que te vas a caer
- Bah! me tiene sin cuidado (x2)
- BIM BOM BAM!
Juan terminó con un chichón
Como un melón
Y la canción ya se acabó
Você pode determinar como usar a música segundo seus objetivos, como eu uso "Juan el malcriado" para trabalhar a estrutura "tener + que + infinitivo" o que faço é colocar as palavras da música em cor marrom ampliadas na parede para que as crianças as peguem ao escutá-las, porém com essa música você pode trabalhar outros pontos gramaticais como o presente de indicativo, o presente de subjuntivo, o imperativo e o pretérito indefinido, dá a possibilidade de trabalhar todos eles.
Depois dessa atividade entrego a letra da música para que as crianças leiam enquanto escutam e a coloco mais uma vez, as crianças podem cantar, vai depender delas, não as obrigue, pode fazer que elas se sintam ameaçadas e façam rejeição ao espanhol. Posteriormente lhes pergunto que coisas, segundo a avó de Juan, ele deve fazer e as coloco na lousa. Seguidamente pergunto se eles fazem essas coisas também e que outras coisas fazem além dessa. Vou anotando na lousa. Ao final, em grupo, vou conjugando os verbos das atividades que cotidianamente eles fazem como obrigação: Tengo que hacer la cama, tengo que estudiar, etc., e faço eles repetir comigo. Finalmente explico que para expressar obrigação se usa a estrutura "tener + que + infinitivo" e peço para fazer um pequeno texto de lição de casa dizendo as coisas que tem que fazem cotidianamente. Peça para eles anotar as atividades cotidianas que você escreveu na lousa para que posteriormente tenham uma guia à hora de escrever o texto sozinhos.
Com criança você deve tomar cuidado, para elas os comandos devem estar claros e ter um exemplo anterior para poder fazer depois sozinhos.
A música dá cobertura para fazer uma roda de conversa e discutir se eles devem ou não ter obrigações, qual a importância de ter obrigações e obedecer aos pais, que seria deles no futuro se desde crianças não têm obrigações. Com adultos também dá para ter essa conversa, das obrigações deles e da importância de dar obrigações para os filhos.
Boas aulas!A música dá cobertura para fazer uma roda de conversa e discutir se eles devem ou não ter obrigações, qual a importância de ter obrigações e obedecer aos pais, que seria deles no futuro se desde crianças não têm obrigações. Com adultos também dá para ter essa conversa, das obrigações deles e da importância de dar obrigações para os filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!