O mais importante dos filmes é que são um retrato da cultura do país em que são
produzidos, carregam costumes, crenças, gestos e fazem que os alunos
percebam a língua em contextos reais.
Você
pode estar se perguntando como usar este recurso em sala de aula e como produzir
uma atividade com filme, é esse precisamente o objetivo deste artigo, compartilhar como
usar essa ferramenta e como criar suas próprias atividades, assim como recomendar alguns sites que têm as atividades já prontas.
Como usar o filme na sala de aula?
- Primeiramente você deve
selecionar um filme que seja do agrado de seus alunos e que cumpra com os objetivos da aula, já sejam culturais, gramaticais ou lexicais.
- Em segundo lugar, não recomendo passar um filme integramente, deve selecionar uma cena
que dure de 5 a
10 minutos e tentar escolher filmes cujas falas seja simples e clara.
- Assista o filme quantas vezes precisar e selecione todas as cenas que poderiam contribuir com os objetivos da aula.
- Corte as cenas usando este
programa gratuito:
- Depois pense em seus
objetivos e realize atividades para antes, durante e depois de assistir a cena,
pode usar legenda ou não, vai depender dos objetivos.
Exemplo de atividades. Fonte: Bom Espanhol
Você pode acessar à atividade original clicando aqui.
Nome do filme: Siete minutos (2010) Filme Español
Tempo: 00: 00: 38 hasta
00: 02: 06
Conteúdos:
- Funcionais: Dar consejos.
- Culturais: Cultura de España. Refranes
Antes do filme
- Hoy vamos a ver una película que
se llama “Siete minutos” Por el título imagine y diga cuál podría ser el tema de la misma.
- Dejar que cada uno cree su hipótesis sobre el tema que se abordará y verificar después quién se acercó más a la respuesta cierta.
Durante o filme
1. Observa y marca verdadero (V) o falso (F) según corresponda y justifica
las falsas.
( ) Las personas que estaban en la escena eran valientes y no estaban
nerviosas.
( ) En ese lugar se van a hacer solamente amigos.
( ) Lo único que necesitan los personajes para encontrar a alguien que
guste de ellos es ser ellos mismos.
( ) Los personajes tienen una guía de preguntas para romper el hielo.
( ) Toda la bebida va por la casa.
( ) La locutora del lugar también participa del juego.
( ) Los participantes pueden intercambiar teléfonos.
Depois do filme
2. En una parte de la escena se dice el siguiente refrán: “Para gusto se
hicieron los colores”. Debata con sus compañeros qué significa y en qué
contexto se usa.
3. Completa la tabla según lo escuchado.
Preguntas/nombres
|
Sonia
|
Ana
|
María
|
Luis Miguel
|
Zulueta
|
Profesión
|
|||||
Estado civil
|
|||||
¿Tiene hijos?
¿Cuántos?
|
-¿Qué crees que significa la
expresión “Me va de puta madre”? Comenta con tu compañero.
-¿Cuál es el problema de María y a dónde va para tratar ese problema?
-¿Para qué crees que Luis Miguel
cogió el bolso de María?
-Ana se colocó el sobrenombre (nick) de Guantanamera, ¿sabes a qué se
refiere guantanamera e de qué país proviene la palabra?
-¿Cómo imaginas que terminará la película?
Sites com atividades com filme:
- Marcoele
- Ver-taal
Boas aulas!
Muy bueno el blog. Gracias por compartir)
ResponderExcluirDe nada colega! Um abraço!!!!!
ResponderExcluirSalvou minha aula!!!! Gracias!!!!
ResponderExcluirDe nada!
ResponderExcluirMuchas gracias por compartir!!
ResponderExcluirDe nada!
ResponderExcluirA-D-O-R-E-I!
ResponderExcluirQué bueno!
ExcluirBueno... Muchas gracias!
ResponderExcluir