Adsense-Top

quarta-feira, 5 de março de 2014

Atividade de espanhol - Chegaram as férias: a fazer as malas

Olá colegas!

Todos gostamos de férias porque as férias são quase sinônimo de viagem. Neste artigo vou deixar umas pequenas dicas para trabalhar esse tema.

Conteúdos:
- Países.
- Roupas e objetos de viagem.

Objetivos:
- Conhecer a cultura de alguns países.
- Lembrar objetos e roupas que podem ser usadas em uma viagem.

Número de alunos: 
-Indefinido, pode ser trabalhada em pequenos grupos ou individualmente.

Tempo:
- 40 a 60 minutos.

Materiais:

- Um mapa.
- Uma caixa com nome de 10 países dentro.
- Computadores com internet.
- Objetos e roupas usadas em viagens ou fotos de esses objetos em uma mala de papelão.

Descrição da atividade

- Mostre a foto do anexo 1 aos alunos e peça para mencionar o nome dos países que gostariam de visitar nas férias.
- Leve em uma caixa o nome de 10 países. Divida a turma em 10 grupos, se a turma for pequena, faça a atividade individual. Peça a cada representante de grupo tirar o nome de um país da caixa.
- Abra o mapa e peça para eles localizar o país no mapa. (os países não devem ser todos de fala hispana), posteriormente peça que listem quais dos 10 países estudados têm como língua oficial o espanhol.
- Leve os alunos ao laboratório para que pesquisem tudo sobre o país que selecionaram (10 minutos).
- Depois disso peça que façam 5 frases sobre o país, primeiro coloque um exemplo na lousa com um país que não tenha sido escolhido. Exemplo:

1. Cuba está localizada en el Caribe.
2. Cuba es un país socialista.
3. Cuba es una isla rodeada de las playas más lindas del mundo.
4. Un plato típico de Cuba es el arroz congris.
5. En Cuba los carros son antiguos, del año 1950.

- Posteriormente, mostre a imagem que está no anexo 2 e pergunte quais coisas eles levariam para uma viagem. Liste as coisas na lousa e repitam todos juntos ao final.
- Abra a mala, que você deve levar de casa com coisas típicas de cada país dado aos alunos, e fale para eles encontrar objetos ou roupas que usariam para levar nas férias ao país que selecionaram ao início. Depois peça para mostrar os objetos para os colegas. (escolha 10 países bem diferentes, para que as coisas sejam variadas). Uma alternativa é pedir para os alunos trazer as coisas que levariam a uma viagem, a dificuldade está em que pode que não tragam nada de algum dos 10 países que serão estudados. Você também pode fazer isto sem a mala e as coisas originais, pode levar imagens das coisas e fazer uma mala de papelão, é mais fácil esta segunda alternativa porém, menos emocionante, porque, ao final, os alunos poderiam colocar as coisas de verdade e tirar fotos para colar na escola.

Exemplo das frases feitas com os objetos e roupas: Si fuera a Cuba llevaría gafas, chancletas, protector solar y una gorra.

Isso é tudo, espero que seja de ajuda!

Anexo # 1


Anexo # 2


Boas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!