Adsense-Top

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Atividade de conversação: oferecer e sugerir, aceitar e rejeitar

Olá colegas!

Ninguém gosta de ficar doente, mas são coisas que acontecem querendo ou não. No artigo de hoje vou deixar uma atividade de conversação na que o aluno deve expressar dor, fazer sugestões e oferecimentos, aceitá-los ou rejeitá-los.

Tempo: 15 a 20 minutos
Número de alunos: até oito, em duplas
Conteúdos:
- Verbo "doler
- Partes do corpo
- Doenças
Objetivos:
- Expressar dor.
- Fazer oferecimentos ou sugestões.
- Aceitar ou rejeitar um oferecimento ou sugestão.

Materiais:
No anexo 1 temos duas imagens, a primeira tem três exemplos de como expressar dor ou que estamos doentes: com o verbo “doler’, e com os verbos “tener” e “estar”. Lembre para os alunos que o verbo “doler” se conjuga igual que “gustar”.

Na imagem 2 temos estruturas para fazer oferecimentos e sugestões. O objetivo principal desta atividade é que o aluno aprenda a distinguir essas duas estruturas. Nessa mesma imagem também há estruturas para aceitar ou rejeitar as sugestões e oferecimentos.

No anexo 2 temos oito pares de cartões, em cada par há um cartão para o aluno A e outro para o aluno B. Nos cartões há 4 oferecimentos e 4 sugestões, 4 aceitar e 4 rejeitar. Na hora de distribuir os oitos jogos de cartões, entregue: 2 sugestões, 2 oferecimentos, 2 aceitar e 2 rejeitar para o aluno A e 2 sugestões, 2 oferecimentos, 2 aceitar e 2 rejeitar para o aluno B. Para que ambos pratiquem todas as estruturas. 

Passo a passo

- Apresente o conteúdo do anexo 1 e coloque exemplos para os alunos.
- Divida os alunos em dupla e entregue todos os cartões do anexo 2  a cada dupla como explicado acima. Os alunos seguindo os modelos apresentados no anexo 1 farão pequenos diálogos seguindo as instruções dos cartões. Enquanto os alunos falam, você deve caminhar entre eles e anotar os erros, depois, sem especificar quem errou, coloque os erros na lousa para todos ir corrigindo juntos.

Exemplo de diálogo sugestão:

A: Me duele mucho la cabeza.
B: ¿Por qué no te tomas una apirina?
A: Sí, si sigo así, gacias.


Exemplo de diálogo oferecimento:

A: Me duele mucho la cabeza.
B: ¿Quieres una apirina?
A: Sí, gacias.


Para baixar as imagens em tamanho original clique nelas. Para que as imagens fiquem legível têm que ser colocada em um word 100% antes de imprimir.

Boas aulas!

Anexo 1


Anexo 2



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!