quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Atividade de espanhol com música: "Ya no sé qué hacer conmigo - El cuarteto de nos" - Pretérito Indefinido

Olá colegas!

Como todos sabemos o pretérito indefinido é um tempo verbal trabalhoso, assim que hoje quero compartilhar uma atividade com música que ajude aos alunos a memorizar as formas do indefinido enquanto desfrutam de uma boa música. Faremos a exploração didática de "Ya no sé qué hacer conmigo - El cuarteto de nos". Este é um grupo uruguaio que tem letras muito boas para usar nas aulas. 

Passo a Passo

- Nome da atividade: "Ya no sé qué hacer conmigo - El cuarteto de nos" - Pretérito Indefinido
- Duração: 30 - 40 minutos
- Objetivos:
1. Desenvolver  a compreensão auditiva dos alunos.
2. Praticar o pretérito indefinido.
3. Aprender alguns ditados e expressões populares.
- Destinatários: alunos B1 ou B2 do Marco Comum Europeu de Referência.
- Materiais:
1. O vídeo da música.


2. Folha de trabalho do aluno. Para baixá-la clique aqui.

- Desenvolvimento:

1. Coloque o título da música na lousa e peça para os alunos criar três ideias que eles acreditem que serão abordadas na música. Depois eles devem intercambiar opinião com o colega defendendo o por quê de suas seleções.

2. Coloque a primeira parte da música três vezes para que os alunos  a completem com os verbos dos quadrinhos. Verifique as respostas. Posteriormente passem a realizar a atividade dos verbos.

3. Coloque aos alunos em dupla. Entregue a estrofe A a um aluno e a estrofe B a outro. Peça para escutar a música e completar os espaços em branco. Os verbos que faltam para o aluno A os têm o aluno B e vise-versa. Depois peça para eles ir lendo em conjunto e verificando se preencheram bem os espaços. Passem a fazer a atividade dos verbos.

4. Entregue a última estrofe aos alunos para eles conjugarem os verbos antes de escutar a música, posteriormente escutem a música e corrijam  as respostas.

5. Peça para os alunos escolher 5 verbos irregulares da música e com eles, usando o pretérito indefinido, fazer 5 frases com coisas que eles já tenham feito. Depois devem intercambiar as 5 frases com as do colega e falar para a turma o que o companheiro já fez. O objetivo é conjugar os verbos em terceira pessoa.

6. Para fechar, façam a atividade dos ditados e expressões populares.

Letra da música:


Ya no sé que hacer conmigo – El cuarteto de nos

Ya tuve que ir obligado a misa, ya toqué en el piano "Para Elisa"
Ya aprendí a falsear mi sonrisa, ya caminé por la cornisa
Ya cambié de lugar mi cama, ya hice comedia, ya hice drama
Fui concreto y me fui por las ramas, ya me hice el bueno y tuve mala fama
Ya fui ético y fui errático, ya fui escéptico y fui fanático
Ya fui abúlico,  fui metódico, ya fui púdico fui caótico
Ya leí Arthur Conan Doyle, ya me pasé de nafta a gasoil  
Ya leí a Breton y a Molière, ya dormí en colchón y en somier
Ya me cambié el pelo de color, ya estuve en contra y estuve a favor
Lo que me daba placer ahora me da dolor, ya estuve al otro lado del mostrador

Y oigo una voz que dice sin razón,
Vos siempre cambiando ya no cambiás más
Y yo estoy cada vez más igual,
Ya no sé qué hacer conmigo

Ya me ahogué en un vaso de agua, ya planté café en Nicaragua
Ya me fui a probar suerte a USA, ya jugué a la ruleta rusa
Ya creí en los marcianos, ya fui ovo-lacto-vegetariano, sano
Fui quieto y fui gitano, ya estuve tranqui y estuve hasta las manos
Hice un curso de mitología pero de mí los dioses se reían
Orfebrería la salvé raspando, y ritmología aquí la estoy aplicando
Ya probé, ya fumé, ya tomé, ya dejé, ya firmé, ya viajé, ya pegué, ya sufrí, ya eludí,
Ya huí, ya asumí, ya me fui, ya volví, ya fingí, ya mentí

Y entre tantas falsedades, muchas de mis mentiras ya son verdades
Hice fácil las adversidades, y me compliqué en las nimiedades

Y oigo una voz que dice con razón
Vos siempre cambiando ya no cambiás más
Y yo estoy cada vez más igual
Ya no sé qué hacer conmigo

Ya me hice un lifting, me puse un piercing, fui a ver al Dream Team y no hubo
feeling
Me tatué al Che en una nalga, arriba de mami para que no se salga
Ya me reí y me importó un bledo, de cosas y gente que ahora me dan miedo
Ayuné por causas al pedo, ya me empaché con pollo al spiedo
Ya fui al psicólogo, fui al teólogo, fui al astrólogo, fui al enólogo
Ya fui alcohólico y fui lambeta, ya fui anónimo y ya hice dieta
Ya lancé piedras y escupitajos, al lugar donde ahora trabajo
Y mi legajo cuenta a destajo, que me porté bien y que armé relajo

Y oigo una voz que dice sin razón
Vos siempre cambiando ya no cambiás más
Y yo estoy cada vez más igual
Ya no sé qué hacer conmigo.

Resposta da atividade dos ditados populares:
1. Irse por las ramas: andar con rodeos, no ir directo al asunto.
2. Ahogarse en un vaso de agua: hacer de un problema sencillo algo complicado.
3. Estar tranqui: estar tranquilo, no meterse en problemas.
4. Estar hasta las manos: estar comprometido con una situación.
5. Importarse un bledo con algo o alguien: no darle importancia a una cosa o persona.
6. Vos: forma usada en el tratamiento informal en lugar de “tú” en países como: Arg., Bol., C. Rica, El Salv., Nic., Par., Ur. y Ven.

Isso é tudo por hoje.

Boas aulas!

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se indica algum livro didático para trabalhar com turmas de 3º ano do Ensino médio. Nunca dei aula e começarei agora, estou perdida, nem sei o que passar para os alunos no primeiro dia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bias!

    Sempre que trabalhei em colégio eles tinham o livro didático, então nunca tive que escolher um, porém tenho trabalhado com adolescentes e posso fazer estas recomendações:

    Alunos de 13 a 18 anos:
    - "Prefiero español" de la editora Santillana.
    - "Ventana al español" de la editora Santillana.
    - "¡Fiesta!" de la editora en clave ELE.
    Adultos:
    - "Nuevo ELE" de la editora sm ELE.
    - "Español lengua viva" de la editora Santillana.
    - "En acción" de la editora en clave ELE.
    - "Nuevo Ven" de la editora Edelsa.
    - "Aula internacional" de la editora Difusión.

    Para a primeira aula recomendo estes artigos:

    O que devo fazer na primeira aula de espanhol?
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/12/o-que-devo-fazer-na-primeira-aula-de.html

    Primeira aula de espanhol: plano de aula
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2014/01/primeira-aula-de-espanhol-plano-de-aula.html

    Atividade: primeiro dia de aula de espanhol - as apresentações
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/06/atividade-primeiro-dia-de-aula-de.html

    Fico à inteira disposição. Muita sorte e um grande abraço!

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!