Adsense-Top

terça-feira, 19 de março de 2013

Atividade: uma revisão das preposições em espanhol.

As preposições são parte importante da língua e podemos sentir certa dificuldade na hora de fazer atividades com elas. Pessoalmente as vou introduzindo aos poucos durante os diferentes níveis. Esta atividade a realizo com alunos do "Nuevo Ele 4" (nível avançado) porque os alunos já devem ter certa base, trata-se de uma revisão que lhes ajudará a fixar os usos destas partículas. 
O primeiro que faço é entregar uma cópia para cada dupla do seguinte texto junto com uma cópia da imagem que segue logo e peço para ler o texto, marcar as preposições e usando a imagem determinar o significado que têm dentro do texto.


Texto

Noviembre es la llave con la que se abre la puerta hacia algo nuevo que a su vez tendrá que ser renovado por otra tendencia, u otro movimiento, durante el peíodo de decadencia del primero. Con esto se evitará cualquier forma de absolutismo, de verdad inamovible que pueda llevarnos hacia una única y exclusiva forma de pensar, ya sea en el arte, en la política o hasta en el día a día.
Noviembre es principalmente el movimiento frente al estancamiento de la ideas, que lucha contra el esceptismo por ser el principal asesino de toda forma de creación. Para entender a los participantes de Noviembre hay que verlos como generadores de movimiento, y por lo tanto de creación, de futuro, de vida.
Entre los poetas que más admiro se encuentra Gabriel Celaya. Escribió que la poesía era un arma cargada de futuro. Creo que el arte, y el teatro en particular son, y deben de ser un arma. Es una película que trata sobre el inconformismo que nunca pierde la capacidad de autocrítica. Noviembre no se puede entender sin compartir la ilusión de que todavía el mundo y las cosas se pueden cambiar.
Fonte: Gutiérrez, Esther. En acción: curso de español. España. Enclave - ELE, 2010, p.83
Imagem


Essa imagem deve imprimir-se no tamanho original para poder enxergar as letras, faça click nela, ver no tamanho original e baixar. 
Depois disso, dou uma preposição ou duas, depende da quantidade de usos que tenha, para que cada aluno explique aos colegas quando usar-las e coloque um exemplo. 
Posteriormente, essa mesma imagem eu a recorto como o quebra-cabeça que é, divido o grupo em duas equipes, um membro elige uma preposição, faz uma frase e a equipe contrária deve adivinhar o uso que tem a a mesma dentro dessa frase.
Adoro fechar estar revisão com o jogo que lhes vou a deixar porque além de aprender a usar as preposições podem ser lembrados ou introduzidos muitos aspeitos culturais da Espanha.
- Jogo

Boas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!