O acompanhamento é uma das principais funções de um
coordenador pedagógico. Desafortunadamente são poucos os coordenadores que
acompanham o trabalho da equipe de professores.
Se durante o processo de capacitação transmitimos a
filosofia da escola e colocamos muitas ideia em andamento, mas não acompanhamos
o desenvolvimento das mesmas, ao final do caminho não restará nada.
Passos importante para um acompanhamento exitoso:
- Plano de aula
O plano de aula é uma descrição específica de tudo aquilo que
o professor realizará durante a aula.
O ideal é que o professor realize e entregue o plano de aula
de cada dia. Sendo realistas, sabemos que é quase impossível que um professor faça isso. Eu
recomendo pedir um plano de aula mensal para verificar se o professor está
conseguindo desenvolver as ideias de acordo com a filosofia da escola.
Para levar um controle, por se o professor ficar doente e
outra pessoa precisar assumir seu lugar, crie uma planilha mensal na que o
professor registre as páginas do livro que fez e as atividades extras que realizou. Geralmente esta planilha fica no dorso do controle de assistência.
Para a elaboração de um plano de aula podemos tomar como
guia os seguintes pontos:
Nome do professor:
para identificar a quem pertence cada plano de aula.
Turma: para
identificar o grupo.
Data: para fazer
um seguimento pedagógico da evolução do professor.
Unidade a ser
trabalhada: para localizar-se no livro.
Páginas do livro:
as páginas a serem trabalhadas.
Nível: deve ser estabelecido
segundo o Marco Comum Europeu de Referência.
Alunos: quantidade
de alunos que participarão da atividade.
Materiais: aquilo
que o professor usará na sala de aula.
Léxicos:
vocabulário que o aluno deve saber ao final da aula.
Gramática:
aspetos gramaticais que deve dominar o aluno ao final da aula.
Objetivos
comunicativos: estruturas comunicativas que o aluno deve saber usar ao
final da aula.
Tempo: duração da
atividade.
Procedimentos:
lista e descrição das atividades que o professor vai realizar com os alunos.
Para ver um exemplo de plano de aula clique aqui.
- Observação da aula
O coordenador é um observador nato. Como mínimo deve entrar
uma vez por mês a verificar como andam as coisas entre o professor e os alunos.
Existe uma tendência dos coordenadores entrarem a assistir a
aula sem aviso prévio com o objetivo de pegar ao professor desprevenido.
Colegas, isto é uma prática muito errada, o professor é sua família não é seu inimigos,
deve existir companheirismo, empatia, respeito e confiança entre vocês. Avise
ao professor com antecipação, o objetivo é identificar possíveis falhas e ajudar
a seu colega a corrigi-las para juntos melhorar a qualidade do ensino da
escola.
Se seu professor faz coisas erradas, mesmo você avisando com
antecipação, vai perceber. Os próprios alunos denunciam de forma involuntária
se o professor está fazendo algo fora do normal. Caso você identifique uma
conduta errada, o primeiro passo é conversar com seu colega, ver o que acontece
e em que você pode ajudá-lo.
Durante a visita à aula, faça anotações porque, caso
contrário, você esquecerá coisas importantes a serem discutidas posteriormente com o professor. Tente
participar da aula para que os alunos não se sintam intimidado, peça para o
professor comunicar-lhes no início que você vai a ser mais um aluno.
- Retroalimentação
Se você é um daqueles coordenadores que visita as aulas e
logo não dá uma retroalimentação, pode deixar de perder o tempo. O objetivo de
visitar a aula é dar uma retroalimentação ao professor. Explicar-lhe aquilo que
poderia melhorar e principalmente felicitar-lhe pelas coisas positivas.
No dia seguinte da visita deve reunir-se com seu professor e
conversar sobre os pontos fortes e fracos que você identificou: o que você
achou dos alunos, das atividades, da postura do professor, etc.
Um dos maiores problemas dos professores é a postura.
Incentive seus professores a movimentar-se pela sala, a evitar ficar em pé
ou sentado, a mudar o tom da voz para que os alunos não fiquem sonolentos, etc.
Nesta etapa é muito importante saber escutar e perguntar. O
coordenador deve ter a habilidade de escutar e compreender os problemas de seus
professores. Nunca saberemos o que passa na cabeça e na vida de nossa equipe se
não perguntamos.
- Capacitação:
Depois de ter observado a aula do professor e detectado os
pontos positivos e aqueles que devem ser reforçados, devemos de propor soluções
que permitam o crescimento de todos. Para isto temos várias alternativas:
- Programa de capacitação interna.
- Programa de capacitação externa.
- Encontros didáticos – Editoriais.
- Programa de
capacitação interna: são as atividades que você realiza dentro da escola
com seus professores.
Há uma capacitação anual, que é maior, geralmente com
professores novos. Acho interessante que todos os professores apresentem uma
pequena aula, pelo menos 20 minutos, assim todos intercambiam experiências e
ideias. Geralmente o tema deve ser de escolha deles.
Também deve haver uma capacitação mensal, normalmente depois
das visitas às salas de aula. Esta capacitação deve ser mais personalizada, se
possível individual ou em
dupla. O objetivo é eliminar os pontos fracos dos
professores.
- Programa de capacitação externa: o coordenador deve ficar
atrás dos cursos externos e incentivar a seus professores a participar, muitas
vezes são eventos grátis e caso sejam pagos, os gastos devem correr pela
escola. Vale a pena o investimento.
- Encontros didáticos – Editoriais: as editoras costumam
fazer muitos encontros, debates e discussões sobre metodologias, novos livros
didáticos, etc. Recomendo seguir os passos da “Editora Difusión”, eles dão
muitas palestras. Também devem seguir de perto o "Instituto Miguel de Cervantes",
eles proporcionam muitas atividades, palestras e cursos grátis.
Outra função do coordenador é guiar as reuniões pedagógicas
e as reuniões com os pais, caso a escola disponibilize curso para crianças.
Para as reuniões pedagógicas (devem ser mensais) você deve
criar uma pauta, uma guia com os pontos principais a serem abordados. Exemplo:
- Principais problemas apresentados durante o mês.
- Temas para fazer workshop com os alunos.
- Eventos que possam surgir no mês como “Dia das mães”.
- Calendário de provas.
As reuniões com os pais geralmente são ao final do semestre. Estas reuniões as guia o professores que deverá conversar com o pai sobre o
comportamento e o desempenho do aluno. Deve
entregar-se o boletim de notas.
Ao final de cada semestre deve ser feita uma pesquisa de
satisfação com os alunos para identificar as fraquezas que necessitam ser
eliminadas para ter uma escola saudável. Esta pesquisa não é para demitir ao
professor, inclusive, nela deve ir desde o atendimento na secretaria até a
limpeza da escola.
É recomendável mudar o professor de cada grupo todo
semestre, cada professor tem habilidades, conhecimentos e competências
diferentes, pode ser uma experiência proveitosa para todos. Isto nem sempre
funciona, há alunos que fazem resistência, principalmente com o primeiro
professor, você lhes explica os pontos positivos desta decisão e que no
seguinte semestre talvez voltem com o professor anterior.
Os resultados desta pesquisa não são para você guardar na
gaveta. Você deve reunir-se com cada professor e fazer os respectivos comentários
sem mencionar nome de alunos. Felicite o seu professor se foi bem com todas as
turmas. Se o professor apresentou algum problema, também dê parabéns para ele e trazem estratégias juntos para melhorar os pontos fracos que foram identificados pelos
alunos.
No final do semestre também deve ser feita uma reunião de
fechamento. O objetivo é refletir sobre como foi o semestre, felicitar aos
professores, comunicar-lhes os resultados obtidos. Desejar boas férias, etc.
Bom, isso é tudo por hoje. Até breve...
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