Olá colegas!
Planejar o conteúdo programático de todo um ano é uma tarefa difícil, às vezes temos dúvidas e precisamos de um modelo. Vou deixar um exemplo de cada ano, mas lembro que o conteúdo programático deve ser coerente com o livro didático e com os objetivos que você estabeleça para seus alunos aprenderem. Este conteúdo não foi feito por mim, somente fiz algumas mudanças nos nomes de termos e nos conteúdos porque estavam fora de lugar, mas ele pertence ao colégio Perfil, eu o selecionei porque está bastante completo.
Artigos relacionados
- Conteúdo programático de ensino médio
Artigos relacionados
- Conteúdo programático de ensino médio
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO – 6° ANO DO FUNDAMENTAL II
Trimestre I
|
Trimestre II
|
Trimestre III
|
Gramática:
- El alfabeto.
- Pronombres personales.
- Verbo "Ser" en presente de
indicativo.
- Verbo "Estar" en presente de
indicativo.
- Pronombres Interrogativos y exclamativos.
- Verbos regulares en presente de
indicativo.
- Verbos pronominales.
- Artículos y contracciones.
- Diferencias entre "Haber" y "tener".
Vocabulario:
- La familia
- Nacionalidades
- Útiles escolares
- Las profesiones
Fonética:
- Los sonidos vocálicos y
consonánticos.
- El sonido del dígrafo
“ch”.
- El sonido de las
consonantes“r” y “rr”.
|
Gramática:
- Flexión de género y número
de sustantivos y adjetivo.
- Verbos
irregulares en
presente de indicativo.
- Los números cardinales.
- Perífrasis
del infinitivo.
Vocabulario:
- Los meses del año y los días de la semana.
- Disciplinas escolares.
- La familia.
- Las horas.
- Bairros y medios de transportes.
Fonética:
- El sonido de las
consonantes
“b” y “v”.
- El sonido de la
consonante
“ñ”.
- El sonido de la vocal “a”.
|
Gramática:
-
Adverbios y
locuciones
adverbiales de modo.
-
Verbos irregulares en
presente de indicativo inclusión de la consonante "z".
- Perífrasis de "estar" +
gerúndio.
- Irregularidades del
gerundio.
- Verbo "gustar!.
Vocabulario:
- Partes del cuerpo.
- Instalaciones de la
escuela.
- Apodos y apellidos.
Fonética:
- El sonido de la “h”.
- El sonido de la vocal “e”.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 7° ANO DO FUNDAMENTAL II
Trimestre I
|
Trimestre II
|
Trimestre III
|
Gramática:
- Verbos irregulares en pretérito
perfecto de indicativo.
- Numeros ordinales.
- Demostrativos.
- "Muy" e "Mucho".
- Posesivos.
- Verbos irregulares y regulares en
imperativo afirmativo.
- Numeros cardinales del 31 al 100.
Vocabulario:
- Los alimentos.
- Los colores.
- Ropas y accesorios.
- Deportes y objetos deportivos.
Fonética:
- El sonido de la vocal “o”.
- El sonido de algunas
consonantes.
|
Gramática:
- Verbos regulares e irregulares del pretérito indefinidos.
- Interjecciones.
- Verbo "doler".
- Verbos irregulares en
pretérito perfecto.
Vocabulario:
- Juegos y juguetes.
- Interior del cuerpo
humano.
- Enfermedades y
síntomas.
Fonética:
- El sonido de la
consonante “ d”
final.
- El sonido de la
consonante “y” .
|
Gramática:
- Senãles de puntuación.
- Pretérito
pluscuamperfecto de indicativo.
- Verbos regulares en
pretérito imperfecto de indicativo.
Vocabulario:
- Los cuentos.
- Los personajes de los cuentos.
- Los animales.
- Las
onomatopeyas.
Fonética:
-
El sonido de la
consonante “x”.
- Sílabas
tónicas.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 8° ANO DO FUNDAMENTAL II
Trimestre I
|
Trimestre II
|
Trimestre III
|
Gramática:
- Repaso de los verbos regulares e
irregulares en los pretéritos.
- Números cardinales del 100 al
1000.
- Comparativos.
- Repaso de la perífrasis
“ir+a+infinitivo”.
- Verbos regulares en Futuro
Imperfecto de Indicativo.
Vocabulario:
- Museos.
- Algunos artistas y sus materiales.
- Electro-domésticos.
- Objetos de aseo personal y de
maquillaje.
- El clima y los fenómenos
meteorológicos.
Ortografía:
- Acentuación gráfica de palabras agudas;
-
Acentuación gráfica de palabras graves o llanas;
-
Acentuación gráfica de palabras esdrújulas.
|
Gramática:
- Verbos
irregulares en futuro imperfecto de indicativo.
-
Expresiones temporales de futuro.
- Verbos
regulares e irregulares en imperativo afirmativo (II).
-
Colocación pronominal con imperativo afirmativo.
-
Conjunciones “y”, “e”, “o”, “u”.
Vocabulario:
- Algunas tribus urbanas.
- Géneros
musicales.
-
Instrumentos musicales.
Ortografía:
- Acentuación gráfica de palabras
sobresdrújulas.
- El acento diacrítico.
- Acentuación de hiatos.
|
Gramática:
- Verbos regulares en presente de subjuntivo.
- Verbos
irregulares en presente de subjuntivo.
Vocabulario:
- Aparato y accesorios telefónicos.
- Equipo informático.
- ¿Es el inglês el idioma de Internet?
Ortografía:
-
Repaso de
acentuación gráfica.
-
Los
heterotónicos.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 9° ANO DO FUNDAMENTAL II
Trimestre I
|
Trimestre II
|
Trimestre III
|
Gramática:
- Verbos regulares en pretérito
imperfecto de subjuntivo.
- Apócope.
- Imperativo negativo.
- Repaso de los números cardinales inferior
a 1000.
- Repaso del condicional.
- Números cardinales superior a 1000.
- Repaso de los verbos regulares e
irregulares en presente do subjuntivo.
Vocabulario:
- Las secciones de un periódico.
- Las onomatopeyas en los cómics.
- Las jergas y el lenguaje
coloquial.
- El
mundo de las finanzas.
- Patrimonio
Histórico
Comunicación:
- Dominar los tipos y partes
de los periódicos impresos.
- Expresar dudas,
obligaciones, deseos, hipótesis y opiniones.
- Expresarse utilizando
algunas jergas hispanas.
- Dar consejos, sugerencias y
ordenes utilizando a negación.
- Expresar cantidades.
- Formular hipótesis y
condiciones.
- Evaluar algunos hábitos de
consumo.
|
Gramática:
- Pronombres complemento
directo e indirecto.
- Colocación de los
pronombres (complemento directo e indirecto).
- Conjunciones “pero” y
“sino”.
Vocabulario:
- Substancias perjudicialesal
organismo.
- Las partes de un
libro.
- Ficha de lectura.
- Los libros y sus
géneros.
- Nuevas carreras y
profesiones.
Comunicación:
- Substituir palabras para evitar su
repetición.
- Contraponer ideas.
- Hablar sobre las adicciones y sobre el
consumo de substancias prejudiciales al organismo.
- Identificar al destinatario y al
beneficiario de una acción (I).
- Hablar sobre libros leídos.
- Contar resúmenes de libros leídos.
|
Gramática:
- Estilo indirecto;
- Artículo
neutro “Ló”.
Vocabulario:
- Acciones que amenazan el
medio ambiente.
- Heterogenéricos.
- El mundo del teatro.
Comunicación:
-
Hablar sobre los
problemas ambientales.
-
Reproducir lo
dicho por otra persona.
-
Reproducir un
texto teatral.
|
Boas aulas!
Muito legal! Gracias! E para o nível médio há algo parecido? Abraços.
ResponderExcluirOlá Colega!
ResponderExcluirPara o nível médio pode ser esse mesmo, só que mais profundo. Em seis anos os conteúdos devem ser retomados de diversas formas e com mais profundidade. Por exemplo: em 6to você passa os artigos definidos, em 7mo os retoma para ver as contrações e em 9no para ver a regra de uso de "el" antes de palavras femininas que começam com "a" ou "ha" tônicos. E você volta retomar isso no ensino médio. É necessário essa repetição, sobre tudo com tempos verbais porque há muitos verbos irregulares e usos.
Você pode ver um exemplo para o ensino médio aqui:
http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529
Muy bueno !
ResponderExcluirEstava procurando algo assim, tendo em vista que onde moro a maioria das escolas ainda não possuem LE no fundamental, portanto, seguirei estes conteúdos para o médio, alterando textos e informações pertinentes.
ResponderExcluirOlá Grasiele!
ResponderExcluirFico feliz de que tenha sido de ajuda.
Você pode ver um exemplo como esse para o ensino médio aqui:
http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529
Um abraço!
Olá, gostaria de saber a melhor metodologia e conteúdos para modalidade da EJA?
ResponderExcluirOlá Andréia!
ResponderExcluirOs estudantes de EJA são alunos que ficaram trabalhando o dia todo, estão cansados e geralmente têm a cabeça cheia de problemas que resolver. Eu recomendo fazer aulas bem dinâmicas, relacione muitas imagens com léxico, leve muita música, faça atividades que obriguem aos alunos levantar e caminhar, tente atividades em dupla (conversação), use jogos e gibis. Evite copiar muito na lousa.
Grande abraço!
Olá!
ResponderExcluirVocês possuem dicas de sites, onde possamos extrair pequenos textos em espanhol e/ou vídeos que possam ser uilizados em aula? Tipo um desenho ou algo parecido?
Olá colega!
ResponderExcluirTextos divididos por níveis e com atividades:
http://cvc.cervantes.es/aula/lecturas/inicial/
Videos com atividades:
http://www.ver-taal.com/
http://www.videoele.com/
Espero seja de ajuda!
Grether,
ResponderExcluirMuito obrigada! :)
Vou começar agora esta etapa de dar aulas em espanhol e espero contar muito com a ajuda deste Blog. :)
De nada colega!
ResponderExcluirSempre que precisar estarei por aqui.
Um abraço!
Grether Sosa muito obrigada pela ajuda
ResponderExcluirDeus vos abençoe ricamente ! :*
De nada Déinha. Un abrazo!
ExcluirHola!
ResponderExcluirPor favor, sabem onde posso encontrar modelos de planejamentos anuais para Espanhol no Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos?
Agradeço antecipadamente
Oi, não estou conseguindo acessar o site para visualizar o exemplo do ensino médio.
ResponderExcluirOi por favor onde posso encontrar TDS esses conteúdos em PDF para baixar?
ResponderExcluir