Adsense-Top

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Exemplos de conteúdos programáticos de espanhol do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano)

Olá colegas!

Planejar o conteúdo programático de todo um ano é uma tarefa difícil, às vezes temos dúvidas e precisamos de um modelo. Vou deixar um exemplo de cada ano, mas lembro que o conteúdo programático deve ser coerente com o livro didático e com os objetivos que você estabeleça para seus alunos aprenderem. Este conteúdo não foi feito por mim, somente fiz algumas mudanças nos nomes de termos e nos conteúdos porque estavam fora de lugar, mas ele pertence ao colégio Perfil, eu o selecionei porque está bastante completo.
Artigos relacionados
- Conteúdo programático de ensino médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 6° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- El alfabeto.
- Pronombres personales.
- Verbo "Ser" en presente de indicativo.
- Verbo "Estar" en presente de indicativo.
- Pronombres Interrogativos y exclamativos.
- Verbos regulares en presente de indicativo.
- Verbos pronominales.
- Artículos y contracciones.
- Diferencias entre "Haber" y "tener".
Vocabulario:
- La familia
- Nacionalidades
- Útiles escolares
- Las profesiones
Fonética:   
   - Los sonidos vocálicos y
  consonánticos.
   -  El sonido del dígrafo    
  “ch”.
  -  El sonido de las
consonantes“r” y “rr”.

 

Gramática:
- Flexión de género y número de sustantivos y adjetivo.
  - Verbos irregulares en
  presente de indicativo.
  - Los números cardinales.
  - Perífrasis del infinitivo.
Vocabulario:
- Los meses del año y los días de la semana.
- Disciplinas escolares.
- La familia.
- Las horas.
- Bairros y medios de transportes.
Fonética:   
  - El sonido de las
  consonantes “b” y “v”.
  - El sonido de la
  consonante
 “ñ”.
  - El sonido de la vocal “a”.

 

Gramática:
-         Adverbios y locuciones
adverbiales de modo.
-         Verbos irregulares en
presente de indicativo inclusión de la consonante "z".
  - Perífrasis de "estar" +   
  gerúndio.
  - Irregularidades del 
  gerundio.
  - Verbo "gustar!.

Vocabulario:
  - Partes del cuerpo.
  - Instalaciones de la 
  escuela.
  - Apodos y apellidos.
Fonética:   
  - El sonido de la “h”.
  - El sonido de la vocal “e”.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 7° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- Verbos irregulares en pretérito perfecto de indicativo.
- Numeros ordinales.
- Demostrativos.
- "Muy" e "Mucho".
- Posesivos.
- Verbos irregulares y regulares en imperativo afirmativo.
- Numeros cardinales del 31 al 100.
Vocabulario:
- Los alimentos.
- Los colores.
- Ropas y accesorios.
- Deportes y objetos deportivos.
Fonética:   
   - El sonido de la vocal “o”.
  - El sonido de algunas
  consonantes.

 

Gramática:
- Verbos regulares e irregulares del pretérito indefinidos.
   - Interjecciones.
   - Verbo "doler".
   - Verbos irregulares en
 pretérito perfecto.
Vocabulario:
- Juegos y juguetes.
   - Interior del cuerpo
humano.
   - Enfermedades y
síntomas.
Fonética:   
  - El sonido de la    
  consonante “ d”  final.
  - El sonido de la   
  consonante “y” .

 

Gramática:
- Senãles de puntuación.
   - Pretérito
pluscuamperfecto de indicativo.
   - Verbos regulares en
 pretérito imperfecto  de indicativo.
Vocabulario:
- Los cuentos.
 - Los personajes de los cuentos.
 - Los animales.
 - Las onomatopeyas.
Fonética:   
-         El sonido de la
consonante  “x”.
  - Sílabas tónicas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 8° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- Repaso de los verbos regulares e irregulares en los pretéritos.
- Números cardinales del 100 al 1000.
- Comparativos.
- Repaso de la perífrasis “ir+a+infinitivo”.
- Verbos regulares en Futuro Imperfecto de Indicativo.
Vocabulario:
- Museos.
- Algunos artistas y sus materiales.
- Electro-domésticos.
- Objetos de aseo personal y de maquillaje.
- El clima y los fenómenos meteorológicos.
Ortografía:   
- Acentuación gráfica de palabras agudas;
- Acentuación gráfica de palabras graves o llanas;
- Acentuación gráfica de palabras esdrújulas.

 

Gramática:
- Verbos irregulares en futuro imperfecto de indicativo.
- Expresiones temporales de futuro.
- Verbos regulares e irregulares en imperativo afirmativo (II).
- Colocación pronominal con imperativo afirmativo.
- Conjunciones “y”, “e”, “o”, “u”.
Vocabulario:
- Algunas tribus urbanas.
- Géneros musicales.
- Instrumentos musicales.
Ortografía:
- Acentuación gráfica de palabras sobresdrújulas.
- El acento diacrítico.
- Acentuación de hiatos.

 

Gramática:
- Verbos regulares en presente de subjuntivo.
- Verbos irregulares en presente de subjuntivo.

Vocabulario:
- Aparato y accesorios telefónicos.
- Equipo informático.
- ¿Es el inglês el idioma de Internet?
Ortografía:   
-         Repaso de acentuación gráfica.
-         Los heterotónicos.

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 9° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- Verbos regulares en pretérito imperfecto de subjuntivo.
- Apócope.
- Imperativo negativo.
- Repaso de los números cardinales inferior a 1000.
- Repaso del condicional.
- Números cardinales superior a 1000.
- Repaso de los verbos regulares e irregulares en presente do subjuntivo.
Vocabulario:
- Las secciones de un periódico.
- Las onomatopeyas en los cómics.
- Las jergas y el lenguaje coloquial.
- El mundo de las finanzas.
- Patrimonio Histórico
Comunicación:   
- Dominar los tipos y partes de los periódicos impresos.
- Expresar dudas, obligaciones, deseos, hipótesis y opiniones.
- Expresarse utilizando algunas jergas hispanas.
- Dar consejos, sugerencias y ordenes utilizando a negación.
- Expresar cantidades.
- Formular hipótesis y condiciones.
- Evaluar algunos hábitos de consumo.

 

Gramática:
- Pronombres complemento directo e indirecto.
- Colocación de los pronombres (complemento directo e indirecto).
- Conjunciones “pero” y “sino”.
Vocabulario:
- Substancias perjudicialesal organismo.
- Las partes de un libro.
- Ficha de lectura.
- Los libros y sus géneros.
- Nuevas carreras y profesiones.
Comunicación:   
- Substituir palabras para evitar su repetición.
- Contraponer ideas.
- Hablar sobre las adicciones y sobre el consumo de substancias prejudiciales al organismo.
- Identificar al destinatario y al beneficiario de una acción (I).
- Hablar sobre libros leídos.
- Contar resúmenes de libros leídos.

 

Gramática:
- Estilo indirecto;
- Artículo neutro “Ló”.

Vocabulario:
- Acciones que amenazan el medio ambiente.
- Heterogenéricos.
- El mundo del teatro.
Comunicación:   
-         Hablar sobre los problemas ambientales.
-         Reproducir lo dicho por otra persona.
-         Reproducir un texto teatral.



Boas aulas!

16 comentários:

  1. Muito legal! Gracias! E para o nível médio há algo parecido? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Colega!

    Para o nível médio pode ser esse mesmo, só que mais profundo. Em seis anos os conteúdos devem ser retomados de diversas formas e com mais profundidade. Por exemplo: em 6to você passa os artigos definidos, em 7mo os retoma para ver as contrações e em 9no para ver a regra de uso de "el" antes de palavras femininas que começam com "a" ou "ha" tônicos. E você volta retomar isso no ensino médio. É necessário essa repetição, sobre tudo com tempos verbais porque há muitos verbos irregulares e usos.
    Você pode ver um exemplo para o ensino médio aqui:
    http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando algo assim, tendo em vista que onde moro a maioria das escolas ainda não possuem LE no fundamental, portanto, seguirei estes conteúdos para o médio, alterando textos e informações pertinentes.

    ResponderExcluir
  4. Olá Grasiele!

    Fico feliz de que tenha sido de ajuda.

    Você pode ver um exemplo como esse para o ensino médio aqui:
    http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber a melhor metodologia e conteúdos para modalidade da EJA?

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréia!

    Os estudantes de EJA são alunos que ficaram trabalhando o dia todo, estão cansados e geralmente têm a cabeça cheia de problemas que resolver. Eu recomendo fazer aulas bem dinâmicas, relacione muitas imagens com léxico, leve muita música, faça atividades que obriguem aos alunos levantar e caminhar, tente atividades em dupla (conversação), use jogos e gibis. Evite copiar muito na lousa.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Vocês possuem dicas de sites, onde possamos extrair pequenos textos em espanhol e/ou vídeos que possam ser uilizados em aula? Tipo um desenho ou algo parecido?

    ResponderExcluir
  8. Olá colega!

    Textos divididos por níveis e com atividades:
    http://cvc.cervantes.es/aula/lecturas/inicial/

    Videos com atividades:
    http://www.ver-taal.com/
    http://www.videoele.com/

    Espero seja de ajuda!

    ResponderExcluir
  9. Grether,

    Muito obrigada! :)

    Vou começar agora esta etapa de dar aulas em espanhol e espero contar muito com a ajuda deste Blog. :)

    ResponderExcluir
  10. De nada colega!

    Sempre que precisar estarei por aqui.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Grether Sosa muito obrigada pela ajuda
    Deus vos abençoe ricamente ! :*

    ResponderExcluir
  12. Hola!
    Por favor, sabem onde posso encontrar modelos de planejamentos anuais para Espanhol no Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos?
    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  13. Oi, não estou conseguindo acessar o site para visualizar o exemplo do ensino médio.

    ResponderExcluir
  14. Oi por favor onde posso encontrar TDS esses conteúdos em PDF para baixar?

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!