Olá colegas!
Hoje vou deixar uma sugestão para trabalhar a estrutura ir + a + infinitivo que usamos para falar de um futuro imediato. Os materiais estão disponíveis em Bomespanhol.
Passo a Passo
1. Entrego a seguinte imagem e leio assim: Él va a cortar el pasto. Él va a pintar la cerca, etc. Y ustedes, qué van a hacer hoy? Você provavelmente tenha que reforçar o uso da "a". Faça click na imagem para baixar em tamanho original.
2. Posteriormente entrego uma cópia da música "A pedir su mano" de Juan Luis Guerra, à letra lhe faltam os verbos conjugados que serão entregues para eles ir colocando no lugar certo. Sempre falo um pouco dos cantores e se possível do país de origem antes de começar a atividade, isto estimula o conhecimento de diferentes culturas.
2. Posteriormente entrego uma cópia da música "A pedir su mano" de Juan Luis Guerra, à letra lhe faltam os verbos conjugados que serão entregues para eles ir colocando no lugar certo. Sempre falo um pouco dos cantores e se possível do país de origem antes de começar a atividade, isto estimula o conhecimento de diferentes culturas.
3. Depois de escutar a música e completá-la com as formas verbais, conferimos se está certo e pedimos aos alunos traduzir ao português essas estruturas, o objetivo é que eles percebam que em espanhol é obrigatório o uso da preposição "a" entre o verbo "ir" e o "infinitivo". Importante fazer ênfase na forma correta da estrutura.
4. Explicamos que essa estrutura pode ser usada para expressar futuro e que também pode ser acompanhada pelos marcadores temporais: por la noche, en breve, la próxima semana, el próximo lunes, el próximo fin de semana, el próximo mes, el próximo año, etc. Lembramos a conjugação de "ir" em presente de indicativo e adicionamos a + infinitivo.
5. Posteriormente entrego os mesmo cartões que usei com as atividades cotidianas para relembrar, sempre é bom voltar a coisas que já trabalhamos para não esquecer. Se você quiser pode usar imagens de atividades de tempo livre no lugar de atividades cotidianas que estão em espanholparaemigrantes.
6. Coloco os alunos em dupla, divido os cartões e os marcadores temporais. Segundo o marcador temporal o aluno A deve perguntar ao alunos B, por exemplo: ¿Qué vas a hacer este fin de semana? / ¿Qué vas a hacer hoy por la noche?/ ¿Qué vas a hacer el sábado?, e assim sucessivamente, o aluno B deve responder com a atividade que está no cartão, por exemplo: Este fin de semana voy a la playa con mi familia./ Hoy por la noche mi hermano y yo vamos al teatro., e vão alternando. Estimule a elaboração de frases completas, que também usem as outras pessoas do discurso para conjugar o verbo de diferentes formas.
7. Enquanto os alunos falam tomo nota dos erros, depois os vou colocando no quadro para que eles, em conjunto, os corrijam. Importante não dizer quem falou errado, você vai copiando tudo o que escutar errado numa folha e depois passa para a lousa sem especificar pessoa, o objetivo é que eles corrijam os erros em grupo. Se você assinalar o aluno que falou errado, este pode sentir-se envergonhado e deixar de participar em futuras atividades ou até desistir do curso.
Isso é tudo, não esqueça que os materiais para a atividade estão no link do início do post.
Boas aulas!
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