sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Exemplos de conteúdos programáticos de espanhol do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano)

Olá colegas!

Planejar o conteúdo programático de todo um ano é uma tarefa difícil, às vezes temos dúvidas e precisamos de um modelo. Vou deixar um exemplo de cada ano, mas lembro que o conteúdo programático deve ser coerente com o livro didático e com os objetivos que você estabeleça para seus alunos aprenderem. Este conteúdo não foi feito por mim, somente fiz algumas mudanças nos nomes de termos e nos conteúdos porque estavam fora de lugar, mas ele pertence ao colégio Perfil, eu o selecionei porque está bastante completo.
Artigos relacionados
- Conteúdo programático de ensino médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 6° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- El alfabeto.
- Pronombres personales.
- Verbo "Ser" en presente de indicativo.
- Verbo "Estar" en presente de indicativo.
- Pronombres Interrogativos y exclamativos.
- Verbos regulares en presente de indicativo.
- Verbos pronominales.
- Artículos y contracciones.
- Diferencias entre "Haber" y "tener".
Vocabulario:
- La familia
- Nacionalidades
- Útiles escolares
- Las profesiones
Fonética:   
   - Los sonidos vocálicos y
  consonánticos.
   -  El sonido del dígrafo    
  “ch”.
  -  El sonido de las
consonantes“r” y “rr”.

 

Gramática:
- Flexión de género y número de sustantivos y adjetivo.
  - Verbos irregulares en
  presente de indicativo.
  - Los números cardinales.
  - Perífrasis del infinitivo.
Vocabulario:
- Los meses del año y los días de la semana.
- Disciplinas escolares.
- La familia.
- Las horas.
- Bairros y medios de transportes.
Fonética:   
  - El sonido de las
  consonantes “b” y “v”.
  - El sonido de la
  consonante
 “ñ”.
  - El sonido de la vocal “a”.

 

Gramática:
-         Adverbios y locuciones
adverbiales de modo.
-         Verbos irregulares en
presente de indicativo inclusión de la consonante "z".
  - Perífrasis de "estar" +   
  gerúndio.
  - Irregularidades del 
  gerundio.
  - Verbo "gustar!.

Vocabulario:
  - Partes del cuerpo.
  - Instalaciones de la 
  escuela.
  - Apodos y apellidos.
Fonética:   
  - El sonido de la “h”.
  - El sonido de la vocal “e”.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 7° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- Verbos irregulares en pretérito perfecto de indicativo.
- Numeros ordinales.
- Demostrativos.
- "Muy" e "Mucho".
- Posesivos.
- Verbos irregulares y regulares en imperativo afirmativo.
- Numeros cardinales del 31 al 100.
Vocabulario:
- Los alimentos.
- Los colores.
- Ropas y accesorios.
- Deportes y objetos deportivos.
Fonética:   
   - El sonido de la vocal “o”.
  - El sonido de algunas
  consonantes.

 

Gramática:
- Verbos regulares e irregulares del pretérito indefinidos.
   - Interjecciones.
   - Verbo "doler".
   - Verbos irregulares en
 pretérito perfecto.
Vocabulario:
- Juegos y juguetes.
   - Interior del cuerpo
humano.
   - Enfermedades y
síntomas.
Fonética:   
  - El sonido de la    
  consonante “ d”  final.
  - El sonido de la   
  consonante “y” .

 

Gramática:
- Senãles de puntuación.
   - Pretérito
pluscuamperfecto de indicativo.
   - Verbos regulares en
 pretérito imperfecto  de indicativo.
Vocabulario:
- Los cuentos.
 - Los personajes de los cuentos.
 - Los animales.
 - Las onomatopeyas.
Fonética:   
-         El sonido de la
consonante  “x”.
  - Sílabas tónicas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 8° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- Repaso de los verbos regulares e irregulares en los pretéritos.
- Números cardinales del 100 al 1000.
- Comparativos.
- Repaso de la perífrasis “ir+a+infinitivo”.
- Verbos regulares en Futuro Imperfecto de Indicativo.
Vocabulario:
- Museos.
- Algunos artistas y sus materiales.
- Electro-domésticos.
- Objetos de aseo personal y de maquillaje.
- El clima y los fenómenos meteorológicos.
Ortografía:   
- Acentuación gráfica de palabras agudas;
- Acentuación gráfica de palabras graves o llanas;
- Acentuación gráfica de palabras esdrújulas.

 

Gramática:
- Verbos irregulares en futuro imperfecto de indicativo.
- Expresiones temporales de futuro.
- Verbos regulares e irregulares en imperativo afirmativo (II).
- Colocación pronominal con imperativo afirmativo.
- Conjunciones “y”, “e”, “o”, “u”.
Vocabulario:
- Algunas tribus urbanas.
- Géneros musicales.
- Instrumentos musicales.
Ortografía:
- Acentuación gráfica de palabras sobresdrújulas.
- El acento diacrítico.
- Acentuación de hiatos.

 

Gramática:
- Verbos regulares en presente de subjuntivo.
- Verbos irregulares en presente de subjuntivo.

Vocabulario:
- Aparato y accesorios telefónicos.
- Equipo informático.
- ¿Es el inglês el idioma de Internet?
Ortografía:   
-         Repaso de acentuación gráfica.
-         Los heterotónicos.

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 9° ANO DO FUNDAMENTAL II

Trimestre I

Trimestre II

Trimestre III

Gramática:
- Verbos regulares en pretérito imperfecto de subjuntivo.
- Apócope.
- Imperativo negativo.
- Repaso de los números cardinales inferior a 1000.
- Repaso del condicional.
- Números cardinales superior a 1000.
- Repaso de los verbos regulares e irregulares en presente do subjuntivo.
Vocabulario:
- Las secciones de un periódico.
- Las onomatopeyas en los cómics.
- Las jergas y el lenguaje coloquial.
- El mundo de las finanzas.
- Patrimonio Histórico
Comunicación:   
- Dominar los tipos y partes de los periódicos impresos.
- Expresar dudas, obligaciones, deseos, hipótesis y opiniones.
- Expresarse utilizando algunas jergas hispanas.
- Dar consejos, sugerencias y ordenes utilizando a negación.
- Expresar cantidades.
- Formular hipótesis y condiciones.
- Evaluar algunos hábitos de consumo.

 

Gramática:
- Pronombres complemento directo e indirecto.
- Colocación de los pronombres (complemento directo e indirecto).
- Conjunciones “pero” y “sino”.
Vocabulario:
- Substancias perjudicialesal organismo.
- Las partes de un libro.
- Ficha de lectura.
- Los libros y sus géneros.
- Nuevas carreras y profesiones.
Comunicación:   
- Substituir palabras para evitar su repetición.
- Contraponer ideas.
- Hablar sobre las adicciones y sobre el consumo de substancias prejudiciales al organismo.
- Identificar al destinatario y al beneficiario de una acción (I).
- Hablar sobre libros leídos.
- Contar resúmenes de libros leídos.

 

Gramática:
- Estilo indirecto;
- Artículo neutro “Ló”.

Vocabulario:
- Acciones que amenazan el medio ambiente.
- Heterogenéricos.
- El mundo del teatro.
Comunicación:   
-         Hablar sobre los problemas ambientales.
-         Reproducir lo dicho por otra persona.
-         Reproducir un texto teatral.



Boas aulas!

13 comentários:

  1. Muito legal! Gracias! E para o nível médio há algo parecido? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Colega!

    Para o nível médio pode ser esse mesmo, só que mais profundo. Em seis anos os conteúdos devem ser retomados de diversas formas e com mais profundidade. Por exemplo: em 6to você passa os artigos definidos, em 7mo os retoma para ver as contrações e em 9no para ver a regra de uso de "el" antes de palavras femininas que começam com "a" ou "ha" tônicos. E você volta retomar isso no ensino médio. É necessário essa repetição, sobre tudo com tempos verbais porque há muitos verbos irregulares e usos.
    Você pode ver um exemplo para o ensino médio aqui:
    http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando algo assim, tendo em vista que onde moro a maioria das escolas ainda não possuem LE no fundamental, portanto, seguirei estes conteúdos para o médio, alterando textos e informações pertinentes.

    ResponderExcluir
  4. Olá Grasiele!

    Fico feliz de que tenha sido de ajuda.

    Você pode ver um exemplo como esse para o ensino médio aqui:
    http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber a melhor metodologia e conteúdos para modalidade da EJA?

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréia!

    Os estudantes de EJA são alunos que ficaram trabalhando o dia todo, estão cansados e geralmente têm a cabeça cheia de problemas que resolver. Eu recomendo fazer aulas bem dinâmicas, relacione muitas imagens com léxico, leve muita música, faça atividades que obriguem aos alunos levantar e caminhar, tente atividades em dupla (conversação), use jogos e gibis. Evite copiar muito na lousa.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Vocês possuem dicas de sites, onde possamos extrair pequenos textos em espanhol e/ou vídeos que possam ser uilizados em aula? Tipo um desenho ou algo parecido?

    ResponderExcluir
  8. Olá colega!

    Textos divididos por níveis e com atividades:
    http://cvc.cervantes.es/aula/lecturas/inicial/

    Videos com atividades:
    http://www.ver-taal.com/
    http://www.videoele.com/

    Espero seja de ajuda!

    ResponderExcluir
  9. Grether,

    Muito obrigada! :)

    Vou começar agora esta etapa de dar aulas em espanhol e espero contar muito com a ajuda deste Blog. :)

    ResponderExcluir
  10. De nada colega!

    Sempre que precisar estarei por aqui.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Grether Sosa muito obrigada pela ajuda
    Deus vos abençoe ricamente ! :*

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!