Desenvolvimento de materiais
extras
No artigo passado aprendemos a selecionar o material didático principal: o livro. O
problema é que nenhum material é completo, sempre temos que modificar alguma
coisa, já seja adicionar, excluir, simplificar ou reorganizar. Neste
processo a figura clave é o professor. Sente com sua equipe de professores e
analisem o livro segundo as necessidades dos alunos da sua escola.
A modificação mais usual do livro didático é a adição de material extra. Geralmente cada professor cria seu próprio material, mas como eu acho que duas cabeças
pensam mais que uma, prefiro sentar com todos os professores e criar juntos um
material coletivo: cartões para cada unidade, jogos de roles, extrair os jogos
dos livros e fazer eles grandes em cartolina, etc.
Minha
sugestão é criar um acervo de materiais de uso coletivo. Isto facilita o trabalho do professor, ajuda aos professores novos a se encaixar na metodologia da escola, economiza tempo e garante uma maior qualidade das aulas porque não é segredo que professores não têm muito tempo para se dedicar a elaborar materiais e às vezes ficam só no livro. A principal razão para o desinteresse dos professores é que ninguém paga as horas extras que ficar em casa criando materiais lúdicos para as aulas ficarem mais atrativas, não é?
Então, quem
vai criar esse material extra?
Os
professores, eles podem fazer esse trabalho como horas extras, é algo que se
faz durante as férias, ajudando assim aos professores a aumentar um pouco a renda. Se você não paga a seus professores por esse trabalho o material não será muito bom, ninguém trabalha de graça e criar materiais didáticos é um trabalho com T maiúsculo.
Recomendo também usar matéria prima de qualidade, assim as coisas duram mais e se conservam melhor.
Como deve ser um bom material
didático:
-
Deve ser lúdico, chamativo e que levante interesse dos alunos.
- Deve
corresponder-se com os objetivos da aula.
-
Deve ter em conta os diferentes estilos de aprendizagens.
-
Deve ajudar ao aluno a sentir confiança em nele mesmo.
-
Deve estimular a autonomia e participação do aluno.
Dicas para elaborar um bom
material didático:
Há
algumas coisas que devemos nos perguntar à hora de fazer um material didático:
- O
que vou a ensinar?
Deve
determinar o conteúdo que você vai ensinar.
Exemplo: locuções de lugar.
- Qual
o objetivo?
Aquilo
que você quer que seu aluno saiba ao final da aula.
Exemplo: dar instruções
para localizar objetos.
-
Como vou ensinar?
Vai
depender da metodologia da escola.
Um exemplo: cartões com imagens para fixar vocabulário.
Fazer um cartaz como este, o maior possível.
Depois de repetir todos juntos entregar a mesma imagem em branco para eles escrever as locuções.
Finalmente, distribuir cinco imagens como a seguinte a cada aluno para praticar este diálogo:
- ¿Donde están
los libros?
- Están encima de la mesa.
Tipos de materiais:
-
Bingo
-
Jogo de cartas
-
Cartões com imagens
-
Sopas de letras
-
Jogos de roles
-
Jogos de tabuleiros
-
Cartões de sinônimos e antônimos
-
Comics
-
Letras de músicas
-
Cenas de filmes
Para
fazer as imagens uso o programa Adobe Fireworks CS4. Depois vai precisar de cartolina e uma impressora.
Qual
é o a função do coordenador nesta etapa?
Supervisar
o trabalho dos professores, fazer sugestões e velar pela organização do acervo.
Se você precisar de ideias recomendo este artigo com sugestões de sites de materiais didático. Clique aqui.
Se você precisar de ideias recomendo este artigo com sugestões de sites de materiais didático. Clique aqui.
Espero
seja de ajuda. Até logo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!