Este artigo tem uma peculiaridade,
será em forma de plano de aula com a finalidade de ajudar um colega na
construção de seu conhecimento nesta prática. Lembre que o plano de aula é um mapa que lhe ajudará a dimensionar aquilo que seu aluno deve saber no final da aula. Ele não é rígido, deve haver espaço para a flexibilidade. Vamos tomar como base o passo a passo que facilitei no artigo: Plano de aula para professores de espanhol.
PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Professor: Grether Sosa Carballo
Turma: 1esp3
Turma: 1esp3
Data: 2/10/2012
Aula: #7
Unidade: # 4
Páginas: 20-25.
Objetivo geral da aula:
- Introduzir a estrutura condicional (Si + pretérito imperfeito
de subjuntivo + condicional simples).
Objetivos específicos da
aula:
- Aprender a conjugar verbos regulares e
irregulares em “Condicional Simples”.
- Familiarizar-se com o uso do
“Condicional Simples” em estruturas condicionais.
Temas Transversais:
- Natal em Espanha.
- Situações cotidianas.
- Frutas, animais, cores, esportes,
etc.
Conteúdos a serem trabalhados:
Gramaticais:
- Condicional simple, verbos regulares e irregulares.
- Estrutura condicional "Si + pretérito imperfecto de subjuntivo + condicional simple"
Léxicos:
- Relacionado ao Natal, às frutas, aos cores, aos animais e aos esportes.
Ortografia:
- Trabalhar a terminação do "condicional simple".
Materiais a serem
utilizados: computador, cartolina,
cartões, etc.
Conhecimentos prévios:
os alunos devem dominar o pretérito imperfeito do subjuntivo.
Desenvolvimento:
- Geralmente, antes de chegar ao "Condicional Simple”,
nos materiais didáticos, já antecede o "Pretérito Imperfecto de Subjuntivo", por esse motivo, eu introduzo o imperfeito falando do Natal como já expliquei em: Atividades: pretérito imperfeito de subjuntivo em espanhol e aproveito isso para introduzir o condicional com o seguinte vídeo da "lotería" sobre o fim de ano em Espanha.
- Colocar o vídeo e depois perguntar que fariam as pessoas entrevistadas se ganhassem a "lotería". Ir colocando os verbos no quadro. Depois perguntar-lhes o que eles fariam se tivessem a mesma sorte. Colocar um exemplo: Si yo ganara la lotería viajaría por todo el mundo”. Sublinhar o verbos em Imperfecto e em Condicional. Por último apresentar o tempo.
- Para ver a conjugação e
os usos deste tempo acessar a Bomespanhol.
Conjugação:
Condicional simple – Verbos irregulares
|
||
caber
|
cabr-
|
-ía
-ías
-ía
-íamos
-íais
-ían
|
decir
|
dir-
|
|
hacer
|
har-
|
|
poder
|
podr-
|
|
poner
|
pondr-
|
|
querer
|
querr-
|
|
tener
|
tendr-
|
|
valer
|
valdr-
|
|
venir
|
vendr-
|
Lembre que o Condicional Simple tem vários usos
e que este plano de aula está direcionado somente à formação de frases
condicionais com a estrutura (Si + pretérito imperfecto de subjuntivo + condicional simple). Depois de explicar o tempo, lembro a importância de acentuar
graficamente todas as terminações. Para praticar, entregue estas perguntas a cada dupla para que conversem entre eles:
-
Si fueran un color, ¿qué color serían?
-
Si fueran un actor o una actriz, ¿quién serían?
-
Si fueran deportistas, ¿qué deporte practicarían?
-
Si fueran una fruta, ¿qué fruta serían?
-
Si fueran un animal, ¿qué animal serían?
-
Si fueran músicos, ¿qué instrumento tocarían?
-
Si estuvieran de vacaciones, ¿a qué país viajarían?
É importante estimular aos alunos a dar
respostas completas para praticar a estrutura.
A
seguir um conjunto de atividades sobre o "Condicional Simple" que uso indistintamente:
Boas aulas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!