O primeiro dia de aula é sempre o primeiro dia de aula e mesmo que tenhamos 50 anos de experiência ficamos ansiosos, nervosos e cheios de incertezas. Essas sensações fazem parte de nós porque sabemos que é o momento mais importante do curso, nesse dia se estabelece ou não a conexão aluno - professor que determinará se seremos aceitos ou não pelo grupo.
Esse primeiro encontro se divide em várias etapas:
1. Retorno dos alunos ao colégio: depois de umas agitadas férias os alunos chegam cheios de energia, novidades e aventuras que compartilhar com seus colegas, não estão com vontade de voltar à vida escolar, portanto é um mau momento para lhes apresentar conteúdos densos, aproveite esta primeira aula para conhecê-los e fomentar as relações interpessoais já que mesmo que você não acredite, eles também estão ansiosos, nervosos e cheios de incertezas porque terão novos professores aos que se adaptarem. Antes de você entrar na sala de aula eles estão pensando: Como será meu professor? As aulas serão divertidas ou chatas? Aprenderei coisas novas e interessantes? Poderei confiar em meu professor?
2. Retorno do professor ao colégio: antes de entrar à sala de aula eu lhe recomendo pesquisar sobre seus futuros alunos, ler várias vezes as listas de nomes para se familiarizar com eles, preparar uma aula dinâmica e divertida que ajude a quebrar o gelo e fomentar empatia entre você e a classe. Para se mostrar seguro na fala prepare-se bem, estude e domine o conteúdo, organize o curso, quais serão as principais atividades que eles terão durante o primeiro bimestre para que os alunos se organizem previamente também.
2. Retorno do professor ao colégio: antes de entrar à sala de aula eu lhe recomendo pesquisar sobre seus futuros alunos, ler várias vezes as listas de nomes para se familiarizar com eles, preparar uma aula dinâmica e divertida que ajude a quebrar o gelo e fomentar empatia entre você e a classe. Para se mostrar seguro na fala prepare-se bem, estude e domine o conteúdo, organize o curso, quais serão as principais atividades que eles terão durante o primeiro bimestre para que os alunos se organizem previamente também.
3. A primeira aula: quando você entra na sala de aula, os primeiros 30 segundos da mesma são essenciais, em esse breve tempo, mesmo sem você falar uma palavra, já os alunos começam criar as primeiras impressões, por isso, use roupas apropriadas, entre com um sorriso no rosto, apresente-se de forma simples e amável e, o mais importante, procure desde um primeiro momento estabelecer uma boa relação com seus alunos e se interessar por conhecê-los, esqueça os conteúdos e lembre que se em esse primeiro momento consegue estabelecer uma relação aluno-professor verdadeiramente poderosa, criará vínculos que farão que os conceitos e conhecimentos fluam naturalmente e sem esforço e, provavelmente, você marcará de forma positiva seus alunos para a vida toda.
Depois de ter lembrado o que acontece geralmente no primeiro encontro eu quero compartilhar com vocês as atividades que eu uso nessa primeira aula para desinibir aos alunos, criar energia positiva e estabelecer laços de cumplicidade e respeito. Gostaria dizer, que esse mesmo processo acontece com alunos de escolas de idiomas, a diferença radica em que eles, geralmente, não conhecem ninguém do grupo, portanto, um ponto importante é criar laços entre os integrantes do grupo, outro ponto muito positivo é que eles costumam ter muito interesse em aprender a língua.
Atividades para o primeiro dia de aula
Auto- retrato
Eu uso muito a atividade proposta por Lourdes Domenech chamada de AUTO - RETRATO. Primeiramente, você explica para aos alunos que assistirão um vídeo no qual serão apresentados vários adjetivos em espanhol, eles deverão escolher o adjetivo que melhor os descreva. É aconselhável levar os adjetivos impressos por se a tecnologia falhar. Posteriormente peça para cada aluno se apresentar dizendo o nome e explicando o motivo pelo qual escolheu esse adjetivo. O professor deve escrever na lousa os adjetivos e marcar a quantidade de vezes que se repete cada um. O importante deste exercício é que ao final você terá um perfil quase exato do grupo, por outro lado, dará a oportunidade aos alunos de fazerem escolhas o que para eles significa que em sua matéria as coisas podem ser negociadas e que a opinião deles é valiosa. A seguir o vídeo dos adjetivos o qual, respeitosamente, modifiquei porque os alunos são muito visuais e uma imagem acompanhada de música ajuda a relaxar. É importante explicar o significado dos adjetivos que forem diferentes do português. Outra opção é dizê-lhes que escolham dois adjetivos, um que lhes descreva e outro que descreva ao colega do lado.
As outras atividades as coloquei neste vídeo para que o post não fique muito extenso.
Artigos relacionados:
Dicas sobre postura do professor em sala de aula: estrategias para evitar indisciplinas
Dicas sobre postura do professor em sala de aula: estrategias para evitar indisciplinas
Olá Grether,
ResponderExcluirGostei muito de seu blog e vai me ajudar muito em minhas aulas de espanhol, gostaria de mais uma ajuda, vc teria o conteúdo programático de língua espanhola do 6º ao 9º ano?
Grata, aguardo resposta.
Olá Colega!
ResponderExcluirFico feliz de que tenha gostado do blog. Acredito que o conteúdo programático varia de escola a escola, pelo menos no caso das privadas. Mesmo que não varia muito o conteúdo, a organização pode ser diferente, vou deixar uns exemplos nestes links. Se precisar de qualquer outra coisa fico à inteira disposição:
Do ensino fundamental (tem todas a matérias, tem que buscar dentro do documento a parte de espanhol):
http://www.colegiopaulofreire.com.br/circulares/612012-07-2012CONTEDOSENSINOFUNDAMENTAL29ANO.pdf
Do ensino médio:
http://www.pinheirosonline.com/pinheiros/?p=529
Abraços!!
Parabéns!
ExcluirMe encanta su blog.
Bendiciones
De nada!
Excluiradorei sua ideias de dinâmicas, e com certeza vou utilizalas indicar seu blog a colegas. parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirObrigada amigo!
ResponderExcluirTAMBEM ADOREI E FAREI CHEGAR A OUTROS COLEGAS
ResponderExcluirObrigada Marina!
ResponderExcluirTentei entrar para ver o plano de ensino do 6º ao 9º, porém não entra....vc conhece outro?
ResponderExcluirOlá linda!
ResponderExcluirIntenta copiar o URL na barra de endereço porque não vai como link. Se você não conseguir, pode enviar um e-mail para grethersosa@gmail.com
Eu envio em word!!!
Abraço!
OLÁ BOA TARDE
ExcluirTAMBÉM QUE ENVIASSE TAMBÉM ESSE MATERIAL VIA E-MAIL
E OBRIGADA POR CONTRIBUIR AO NOSSO CONHECIMENTO
att
ANDRÉIA RAMOS
PS: ENTRO EM CONTATO VIA EMAIL
Achei interessante deixar um modelo de conteúdo programático para professores que futuramente precisem, para acessar ao post veja este link:
ResponderExcluirhttp://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/02/exemplos-de-conteudos-programaticos-de.html
Abraço!!
Olá, Grether. Tenho 18 anos e estou cursando o curso de letras/espanhol. Fui convidado por uma escola particular de minha cidade para dar aula em duas turmas de ensino médio, 1º e 2º respectivamente, queria dicas de como trabalhar com essa faixa-etária e dinâmicas que se adequem bem aos conteúdos. Confesso que, alguns assuntos não tenho tanta experiência, afirmo que estou bastante inseguro pois será um grande desafio pra eu mesmo. Obrigado pelas dicas, estou sempre acompanhando o blog. Saludos, Átilla.
ResponderExcluirOlá Átilla!
ResponderExcluirQuando trabalhei em colégio tinha par de anos mais que tu e a maior dificuldade que tive foi conseguir o respeito deles, eu parecia mais uma aluna, mas não era, acredito que acontecerá o mesmo contigo. Com base nessa dificuldade te recomendo não adotar atitudes que possam dar margem a confundir o professor com um colega.
Se as coisas foram como antes a primeira dica seria fácil de cumprir, mas atualmente aluno é cliente e desafortunadamente o cliente tem mais valor que o professor, com isto quero dizer que você tem que se fazer respeitar mas os alunos têm que gostar de ti e essa é a parte mais difícil.
Minha segunda dica é nunca demonstrar medo ou insegurança, adolescente cheira o medo de longe e se isso acontecer teus dias estarão contados. Para evitar isso, pelo menos até pegar o jeito deves preparar bem a aula, direcionar os alunos para o lugar que queres ir, isto não significa rigidez, ao contrário deve ser uma aula espontânea mas direcionada a cumprir um objetivo, não é levar uma música para passar os 90 minutos, essa música deve ter um objetivo. Outro fator que ajuda a eliminar a insegurança é a organização, não sei se já tiveste professores que deixavam uma lição de casa e não lembram na próxima aula, ou se já tiveste professores que chegavam à sala de aula e perguntavam: por onde a gente ficou da última vez? isso evita-se com organização e planejamento, anota tudo numa agenda.
Recomendo chegar em sala de aula e colocar sempre no quadro: o nome da matéria, a data, o assunto e os pontos que serão trabalhados para que eles se organizem.
Com adolescentes tudo deve ser bem claro, eles gostam de formar tormentas em copos de água, antes das provas lista os conteúdos que serão avaliados e nunca devem estar fora do dado em aula, também tenta fazer uma revisão. Reprova um aluno se realmente está muito mal e antes averígua como ele vai com os outros professores, a escola sempre vai aprovar ao aluno no conselho de classe, isso evitará muitos problemas com os pais. Lembra que aluno é cliente.
Nos primeiros dias de aula tenta saber os gostos deles, no final deste post eu respondi uma pergunta semelhante à tua e deixei umas atividades legais para o primeiro dia:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/muitos-professores-de-espanhol-se.html?
Recomendo também este outro post de recursos para as aulas:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/ao-iniciar-minha-carreira-como.html
Neste outro há músicas classificadas por temas e gramática, assim como diferentes formas de fazer atividades com músicas:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/musica-nas-aulas-de-espanhol.html
Se no decorrer do semestre apresentas alguma dúvida ou precisas de algum material podes perguntar sempre. Muita sorte e um grande abraço!
Bom Dia Grether Sosa, adorei suas postagens, tem me ajudado bastante, pois é meu primeiro ano trabalhando com espanhol. muito obrigada
ExcluirTambém gostaria de saber se tu tens materiais de aulas de espanhol para o ensino médio, se puderes postar ou enviar no meu email, seria muito grata.
email: sandraportelaleal@hotmail.com
Olá, gostei muito do seu blog. gostaria de saber se você tem mais idéias para alunos de cursinhos.
ResponderExcluirOlá Jéssica!
ResponderExcluirEm quase todos os post há dicas para trabalhar os diferentes conteúdos, recomendo em especial o das músicas, o dos filmes, o dos ditados e a lista de recursos, lá você vai encontrar muita coisa boa que pode servir para suas aulas.
Também você pode retornar ao blog de vez em vez, sempre que tenho um tempinho compartilho alguma ideia.
Se precisar de algum material em específico e eu tiver o envio por e-mail.
Grande abraço!
olá ficou um pouqinho legal boa sorte S2
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirOlá! Seu blog foi um achado pra mim, estou começando a dar aulas de espanhol e estou com muitas dificuldades por não ter uma boa didática. Na verdade os alunos esperam que você entre falando espanhol, mesmo que eles não entendam nada! E me sinto um pouco enferrujada, já que faz muito tempo que parei de estudar. Estou perdida. Tem alguma dica de como prender a atenção deles sem que eu seja cansativa? Abraço!! Obrigada!
ResponderExcluirOlá colega!
ResponderExcluirVocê vai pegar o jeito pelo caminho, as vezes é mais importante ser uma gracinha do que falar espanhol.
Eu recomendo muito ler todos os post deste blog, em cada um deles deixo dicas de como trabalhar em sala de aula. Recomendo ler estes em especial:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-preparar-uma-aula-de-espanhol.html
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/musica-nas-aulas-de-espanhol.html
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/ao-iniciar-minha-carreira-como.html
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/os-filmes-nas-aulas-de-espanhol.html
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/muitos-professores-de-espanhol-se.html
Você pode me add ao facebook:
http://www.facebook.com/grethersosa
Se você precisar de algum material ou de alguma orientação específica posso te ajudar com muito gusto.
Ânimo, tudo vai dar certo.
Grande abraço!
Olá, estamos a procura de conteúdo programático em Língua Espanhola para o ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Você teria alguma sugestão.
Excluirhttp://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2013/02/exemplos-de-conteudos-programaticos-de.html
Excluirhttp://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2014/01/exemplos-de-conteudos-programaticos-de.html
NAO QRO QUE MINHA AULA DE ESPANHOL SE TORNE UMA AULA CHATA. POR ISSO QUERO QUE VC ME AJUDE. QRO DINAMICAS, BRINCADEIRAS, MUSICAS...QRO QUE MINHA AULAS SE TORNEM ESPECIAIS. OBRIGADA
ResponderExcluirOlá Lorrany!
ResponderExcluirEm cada post do site há dicas para dar aulas de espanhol de forma divertida. Se você precisar de alguma coisa em especial, pode me escrever que com prazer lhe ajudo. Neste post há alguns jogos interessantes:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/07/atividades-diversas-para-o-ensino-do.html
Abraço!
Menina você é tudo o que eu precisava!! ♥ Obrigada por se preocupar em criar esse espaço pra ajudar novos professores !!
ResponderExcluirMuito bom o seu blog, não deixe de postar! :)
Bjs.
Seja bem-vinda Flor.
ResponderExcluirBjs!
Gostei muito do seu blog, irá me ajudar nas aulas de espanhol!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!!!
De nada!
ResponderExcluirNão sei se vc poderá me ajudar. Mas se puder sou muito grata. Faz mais de dez anos que não dou aulas de espanhol, entanto mantenho meu espanhol fluente. Seu blog é muito útil, tem dicas chaves. Gostaria de voltar a dar aulas de espanhol e não sei como. Tem alguma dica para mim? Muito obrigada! E está muito bom o seu blog.
ResponderExcluirOlá Ana!
ResponderExcluirHá muitas oportunidades para você é só começar a procurar. Os melhores meses são "janeiro e julho", mas sempre aparece alguma coisa. Se você for de São Paulo posso facilitá-lhe uma lista de e-mails que tenho de várias escolas de idiomas, você só precisa enviar o currículo. Pode tentar colégio se tiver formação na área. Neste post, explico o que fazer para começar a ser professor de espanhol:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/08/dicas-para-comecar-dar-aulas-de-espanhol.html
Também podem ser muito úteis estes daqui:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-comecar-uma-carreira-como.html
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/05/dicas-para-dar-aula-de-espanhol-por.html
Espero sejam de ajuda, caso tenha alguma dúvida particular, ou seja de São Paulo, entre em contato para enviar os e-mails ou esclarecer as dúvidas.
Muita sorte e um grande abraço!
QUERIDA, tenho 23 anos e estou cursando letras espanhol, recebi proposta de ensinar a colégio particular e estou insegura, estou no teceiro periodo ainda.
ResponderExcluirOlá colega!
ResponderExcluirInsegurança sempre sentiremos, é normal, sempre sentimos medo daquilo que não conhecemos.
Minha recomendação é aceitar a proposta de emprego, se não der certo será só mais uma experiência que vai te ajudar muito no futuro.
Se sua insegurança é de não dominar bem a língua, em colégio isso não é um problema, lá você vai falar mais em português do que em espanhol.
Para evitar algumas situações por causa de sua idade, recomendo ler este post que fala de como você deve atuar frente a algumas situações:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/08/dicas-sobre-postura-do-professor-em.html
Se no decorrer do curso você precisar de orientação, conselhos, etc., sempre estarei por aqui.
Muita sorte e um grande abraço!
Hola Grether, soy Paraguaya, tengo 32 años, vivo en Fortaleza/CE. Recibi la propuesta de enseñar español en un Colegio privado, aunque el español es mi lengua materna, estoy con un poco de miedo de enfrentar estas "turmas", pero me gusta enseñar, no tengo estudios profesionalizantes aca en Brasil, asi que me gustaria que me aconsejaras en esta desición. Un Abrazo!
ResponderExcluirHola Leonor, no debes tener miedo, será una nueva experiencia y de ella debes sacar lo mejor. Te recomiendo mucho leer estos artículos del blog, están muy relacionados a profesores de colegios. Si al leerlos te surge alguna duda, me puedes escribir a mi correo: grethersosa@gmail.com
ResponderExcluirEste primer artículo, pienso que es uno de los más interesantes para ti porque la postura que adoptes los primeros días va a determinar el resto del semestre.
- Dicas sobre postura do professor em sala de aula: estrategias para evitar indisciplinas:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/08/dicas-sobre-postura-do-professor-em.html
- Como dar aula de espanhol para crianças e adolescentes?:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/09/como-dar-aula-de-espanhol-para-criancas.html
- Atividades diversas para o ensino do espanhol como língua estrangeira:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/07/atividades-diversas-para-o-ensino-do.html
- "La vida es puro teatro": projeto de língua espanhola:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/05/la-vida-e-puro-teatro-projeto-de-lingua.html
- Dicas para preparar uma aula de espanhol:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-preparar-uma-aula-de-espanhol.html
- A música nas aulas de espanhol:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/musica-nas-aulas-de-espanhol.html
- Recursos on-line para preparar as aulas de espanhol:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/ao-iniciar-minha-carreira-como.html
- Plano de aula para professores de espanhol:
http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/muitos-professores-de-espanhol-se.html
Espero sea de ayuda, cualquier cosa estoy por aquí para intercambiar ideas.
Mucha suerte en esta nueva etapa de tu vida!!!
Gracias Grether!!! tus palabras me tranquilizan bastante, y ya voy a leer los artículos que me sugeriste!! Yo tambien quiero ponerme a disposición para cualquier consulta. Puede ser en español ou português... =) Abrazos!
ExcluirDe nada Leonor!
ResponderExcluirolá professora grether, sou visitante assídua do seu blog, gosto muito dos seus post, dou aulas no celem, e suas dicas me judam muito.
ResponderExcluirContudo , preciso de uma opinião sua por gentileza, se for possível é claro. pois tenho pouco tempo lecionando e não tenho muita experiência, é o seguinte passei em um concurso e estou fazendo meu plano para fase da prova didática, fiz meu plano sobre " La variación léxica del español", esse conteúdo entraria no tema
variação linguística da língua espanhola
ou
a diversidade linguística e cultural a partir da língua espanhola
em qual série seria apropriado este plano?
Olá Franciene!
ResponderExcluirFico feliz de que o blog esteja sendo útil.
Com relação à "variación léxica", você pode usar seu plano em qualquer série, as diferentes formas de dizer uma mesma coisa, vão se apresentando aos poucos, desde as primeiras aulas até as últimas.
De todas formas, não ficou claro para mim tua proposta, se você quiser me explicar mais detalhadamente, pode me escrever a meu e-mail: grethersosa@gfmail.com, assim poderei te dar uma opinião mais exata.
Grande abraço!
Ola achei muito excelente o blog..Parabéns!!
ResponderExcluirObrigada Suelen!
ResponderExcluirHola amiga!
ResponderExcluirMe llamo Luciana e actualmente trabalho como profesora voluntaria en una fundación com uma turma iniciante de español por invitación de mi profesor de español. Siempre veo tu site e me gusto mucho las actividades.
Necesito de algunos consejos para trabajar com mis alumnos de español.
Por favor, puedes enviarme sujerencias para mis clases de español?
gracias, hasta pronto!
email lucaol0@hotmail.com
Olá Colega!
ResponderExcluirNo blog há muitas sugestões para trabalhar em sala de aulas. Recomendo ir lendo aos pouco, são mais de 120 artigos e acredito que grande parte das dicas que poderia compartilhar com você já estão lá.
Se você precisar de algum sugestão específica, algum material em concreto, fico à inteira disposição.
Muita sorte e grande abraço!
Amei o blog tá nos meus favoritos e sempre estarei por aqui para ler.
ResponderExcluirObrigada
http://cuidandodosgemeos.blogspot.com.br/
De nada Pauleni!
ResponderExcluirBom dia Grether, moro no interior de Goiás tenho curso de espanhol desses de idioma, sempre gostei muito de espanhol, será que posso dar aulas na escola pública da minha cidade, fui chamada, mais eu não tenho curso de letras, mais com certeza vou correr atrás de um, mais não sei se devo.
ResponderExcluirBom dia colega.
ResponderExcluirSabendo como são as coisas no Brasil, com um curso superior você consegue dar aula, não é o correto, porém é o que mais acontece, já dei aula de espanhol em colêgio sem ter terminado o curso superior.
Se gosta da língua e surge a oportunidade não deixe de aproveitá-la.
Beijos e boa sorte!
Eu que o diga, experiência minha é em Língua Inglesa, falo espanhol misturando italiano e inglês, na escola não tem espaço pra espanhol, daí eu inventei uma oficina.
ResponderExcluirPessoal aparece aqui fora do período das aulas e temos aulas sem nenhuma pressão curricular.
É bom ser dessa forma, mas, por outro lado.... confesso que to hiper-mega-perdido.
Por enquanto o pessoal tá gostando, mas tenho medo de minha bateria acabar.
Enquanto isso não ocorre... será buscas e buscas na net pra arrumar um jeito de lecionar espanhol sem misturar com inglês.
Por mais experiência que eu tenha em ensino de idiomas, é sempre um começo.
:)
Leandro tenta te concentrar na língua espanhola e navega pelo blog, há muita coisa que poderia te ajudar a melhorar.
ResponderExcluirAbraço!
Linda! seu blog é espetacular. Está me ajudando muito.
ResponderExcluirObrigada Ronildo! Fico feliz que seja de ajuda. Um abraço!
ResponderExcluirolha excelente suas dicas...
ResponderExcluirsou o Berg e ministrarei aulas para Policiais Militares... tem como dar uma dica ao respeito!
Pienso que son alumnos iguales a los demás, no crees esteriotipos, les debe gustar la música, los chistes como a todos, besosss y mucha suerte.
ResponderExcluirOlá professora Grether! Amei suas sugestões e com certeza vou adotar todas elas no meu dia a dia na sala de aula. A ideia de trabalhar com música principalmente. Parabéns pelo seu trabalho e espero que eu consiga fazer bom proveito de suas dicas. Abraços.
ResponderExcluirDe nada Helia, me alegra que te hayan gustado las sugerencias. Un abrazo!
ResponderExcluirpROFª AMEI A DICA,
ResponderExcluirMuy bueno su Blog. Me cansaba buscar y buscar en internet lo que necseitaba. sin embargo aquí encuentro lo que necesito. Te agradezco y doy mis congratulaciones por tan bueno Blog. Gracias
ResponderExcluirDe nada Sefi!
ResponderExcluirProfessora Grether,amei o seu blog. Muito bonito da sua parte partilhar suas experiências com os outros.
ResponderExcluirNossa, muito obrigada. Eu estava sem ideia, não sou criativa no que se refere a dinâmicas. Obrigada, mesmo
ResponderExcluirHola! Soy Gabriela Faval, profesora en áreas ribeirinhas del Pará y me gustaria recibir tus videos, si posible, por e-mail, pues no están más dispoibles en el blog. Si pudieras mandar algun material impreso, te agradezco muchísimo, pues en donde trabajo no hay nada para ayudarme. Gracias.
ResponderExcluirOlá Grether,
ResponderExcluirFiquei apaixonada pelo seu Blog. Estou trabalhando com oficinas de espanhol para alunos que ficam período integral na escola onde trabalho. Gostaria de algumas ideias e sugestoões mais práticas e dinâmicas para trabalhar vocabulário com alunos do maternal ao 5o ano. Se você tiver modelos de planos de aula e projetos que possam me ajudar a tornar as aulas com os pequenos mais atrativas e interessantes, ficarei muito agradecida. Meu e-mail: efaleiro7@gmail.com
Parabéns mais uma vez pelo lindo trabalho e dedicação a este Blog! Obrigada pela atenção! bjus!
Hola Edna, ya hace 4 años que no doy clases de español ni vivo en Brasil, todo mi trabajo lo dejé en este blog, espero que sea de ayuda. Abrazo.
ExcluirOlá gostei muito do seu blog, eu estou cursando o 7º período do curso letras espanhol já sou professor na área de espanhol mais ainda me sinto inseguro o que devo fazer para se sentir seguro?
ResponderExcluir