quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Plano de carreira para professores - Curso de formação para coordenadores pedagógicos em escolas de idiomas

Você sabe o que é um plano de carreira?

Um Plano de Carreira corporativo consiste numa estruturação organizacional que possibilite aos professores evoluir e galgar novos cargos e posições dentro da escola. É um instrumento que permite aos docentes enxergar a trajetória que eles podem ter pela frente.

Em resumo, é um processo que permite às empresas uma melhor gestão de capital humano. Com ele, há maior controle sobre os cargos e salários de todos os funcionários. Para os profissionais, é uma oportunidade de conseguir ascensão dentro da instituição.

Qual é a importância de ter um plano de carreira na empresa?

Eu trabalhei em muitas empresas como professora, e somente numa delas existia de forma clara um plano de carreira, eu fiquei surpresa e empolgada porque tinha a possibilidade de crescer profissionalmente dentro da escola.

Saiba que os profissionais atuais procuram além de um bom salário, às vezes podemos perder grandes talentos por não ter um plano de carreira atraente para oferecer-lhes. 
Portanto, a elaboração de planos de carreira é de fundamental importância para manter os funcionários mais qualificados dentro de nossa empresa, é um método que nos permite reter talentos e usá-los para o benefício da companhia.

Esta ferramenta nos possibilita ter funcionários mais motivados e dedicados a seus cargos, pois sabem que, caso se destaquem, haverá chances de promoção, isto contribui para o aumento de produtividade.
           
Para a empresa, diminui riscos, rotatividade, funcionário desmotivado, aumenta a produtividade, qualidades dos serviços, ganhos financeiros, etc.

Será que você tem um plano de carreira individual? 
Se for o caso, com certeza, não quererá ficar a vida toda como coordenador, uma de tuas funções é encontrar um substituto que deves treinar para que ocupe teu lugar quando sigas crescendo profissionalmente.
Além disso, não se trata somente de encontrar um substituto, dentro da empresa há níveis de professores que devem ser assinados no momento do processo seletivo mediante a prova que fazem. Temos o professor A, o professor B e o professor C. Para passar de um nível a outro o professor deve ter um tempo de experiência e se apresentar a um exame. O aumento de categoria deve estar relacionado a um aumento de salário. Dependendo da empresa, há professores que podem passar a ser coordenados do segmento de inglês, de espanhol, de francês, etc. Sabemos que um coordenador geral, em uma escola grande, não dá conta de tudo. Portanto, há muitas possibilidades de aumento de categoria que podem resultar interessantes para o professor.

Segue uma sugestão de mapa de carreira que você pode modificar e apresentar para seus professores, isto ajuda a que os funcionários saibam até onde podem chegar dentro da empresa e quanto tempo aproximado pode levar. É uma forma de estimular e reter talentos dentro da organização.


O que devo tomar em conta para elaborar um plano de carreira?

- Identificar e mapear os interesses da empresa
Identifique os valores, objetivos e necessidades da empresa. Com certeza, isso irá lhe ajudar a identificar o tipo de profissional que você precisa, é uma forma de listar as habilidades e competências que devem ter seus funcionários.

- Estabelecer os objetivos
Pense que tipo de profissionais você quer, quais as funções que eles deverão assumir a longo prazo.

- Ação
Esforços específicos que determinam as ações em direção aos objetivos traçados. Isto é, capacitações internas e externas que ajudarão a nossos profissionais a crescer e se superar.

- Tempo
Qual o prazo necessário ou desejado para o alcance da(s) meta(s) dos funcionários.

- Retroalimentação e feed-back
É importante analisar o desenvolvimento dos professores, isto se realiza mediante os planos de aula e a observação das aulas, assim como com as pesquisas de satisfação dos alunos. Não se esqueça de dar um feed-back para o professor e capacitá-lo para chegar às metas estabelecidas.

Em resumo, o primeiro passo é mapear as competências dos funcionários e descrever o perfil dos cargos, incluindo características comportamentais. A ideia é classificar as funções, pondo ­fim às diferenças de remuneração. Por último, deve ser elaborada política salarial que atenda as estratégias da empresa e necessidades do colaborador.

Para que um plano de carreira empresarial seja bem-sucedido e cumpra sua função, que é a retenção de talentos, ele precisa ter uma política muito clara e definida. Além disso, deve ser divulgado a todos da empresa, sem exceção. O ideal é que o plano de carreira seja divulgado por escrito logo no ato do processo seletivo.

Política de ascensão

A escalada de promoções dentro da escola pode se dar por mérito, o que é analisado nas avaliações de desempenho ou por tempo de casa, embora este último não seja muito recomendado pelos gestores.

Para evitar conflitos futuros, a empresa precisa deixar claro, antecipadamente, que os professores somente serão promovidos se houver vaga disponível, porém nos casos em que o professor se desenvolve, mas não é promovido, existe um risco real da empresa perdê-lo.

Por este motivo, o mais importante deve ser aquilo que o professor leva com ele: o conhecimento adquirido nas capacitações.

O plano de capacitação forma parte de plano de carreira. Ele se divide em:

- Programa de capacitação interna: este tipo de programa costuma ser mais efetivo por abordar aspetos específicos que necessitam ser desenvolvidos pela equipe. Estes encontros podem ser mensais e devem ter como principal finalidade a interação e o intercâmbio de conhecimento entre os membros da equipe.

- Programas de capacitação externa: o coordenador tem como função constante a pesquisa e difusão de cursos e palestras, muitas vezes gratuitas para que os professores se superem e capacitem.

- Encontros didáticos com Editoriais: dentro do papel de um coordenador pedagógico, existirá a oportunidade de conhecer editoriais, autores e coordenadores acadêmicos que ofereçam capacitações, às vezes gratuitas, ás vezes pagas.

O segredo do êxito é o investimento nos professores.

Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!