quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Curso de formação para coordenadores pedagógicos em escolas de idiomas

Olá colegas!
Muitos professores, de espanhol ou de inglês, no decorrer da carreira, passam a ser coordenadores da escola em que lecionam sem ter uma formação específica nesta área, muitas vezes, sem ter uma noção mínima sobre a função que deverão desempenhar. Isso traz consigo a frustração de todos os elementos da escola e, em muitos casos, até a falência.

A partir deste artigo, vou começar a produzir uma série de artigos que, em conjunto, poderão ser chamados de curso, com a finalidade de contribuir com a atualização de coordenadores ou de professores que futuramente tenham a intenção de assumir este rol.

Vou basear as dicas, ou vou me guiar, por um curso que fiz, faz algum tempo, na Universidade Anhembi Morumbi,  mas é claro que vou colocar muito da minha experiência pessoal e acrescentar algumas coisas que acredito faltaram ser apresentadas em aquele momento.

Sei que cursos de atualização são caros, nem sempre temos o dinheiro ou o tempo para investir neles, também há muitos professores que moram em cidades com menos possibilidades que São Paulo no ramo de atualizações pedagógicas. Por este motivo, achei uma boa ideia compartilhar com vocês as experiência que tive em alguns desses cursos e aqueles que virão pela frente.

Hoje, vou deixar o índice do curso que irei a compartilhar nos próximos meses. Se você estiver interessado, pode acessar ao blog semanalmente, pretendo criar um post sobre o assunto cada semana. O curso será dividido em oito capítulos.

- Objetivo do curso: Contribuir com coordenadores pedagógicos ou futuros coordenadores no processo de atualização através da revisão e apresentação de conceitos fundamentais para o desenvolvimento desta função.

- Índice do curso:

1. Introdução:
a) O papel e atividades do coordenador pedagógico
b) Características do coordenador pedagógico
c) Cultura organizacional
d) Critérios para a abertura de turmas

2. O processo seletivo: 
a) Descrição do perfil do candidato que necessitamos
b) Analise do currículo dos candidatos
c) Avaliação e entrevista
d) Dinâmicas de grupo
e) Capacitação didática
f) A aula demonstrativa
g) Elaboração do relatório

3. Acompanhamento: 
a) O plano de aula
b) Observação da classe
c) Retroalimentação
d) O arte de perguntar e escutar
e) Capacitação didática
f)  Reuniões pedagógicas
g) Reuniões com os pais
g) Pesquisa de satisfação
h) Reflexão final com os professores/Avaliação anual

4. Seleção do material didático
a) Metodologias
b) MCER – Marco Común Europeo de Referencia
c) O planejamento
d) A avaliação

5. Desenvolvimento de materiais extras:
a) Cadernos, materiais on-line, cartões, etc.

6.Plano de carreira para professores:
a) Definição de plano de carreira
b) Importância do plano de carreira
c) Elaboração de um plano de carreira

7. Gestão de conflitos
a) Alunos
b) Professores
c) Revertendo o processo de evasão
d) Campanha de rematrícula
e) Motivação

8.Gestão de projetos:
a) Cursos
b) Workshops
c) Certificados

Espero que seja muito proveitoso para todos. Quem quiser compartilhar suas próprias experiências pode comentar ao final dos artigo, tanto se você é coordenador ou professor porque ao final, são os professores a alma da escola, ninguém melhor do que eles para sugerir soluções e enxergar os problemas.

Boas aulas!

4 comentários:

  1. Que ótima iniciativa. Esse curso é muito interessante!!
    Abçs

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  2. Obrigada Marcita! Tomara seja muito útil e produtivo para todos. Abraços!!!

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  3. Obrigada!!!!Gosto muito do seu trabalho, das dicas e dos exercícios que você nos facilita.Sempre que preciso encontrar algo diferente encontro no seu blog.Parabéns pelo ótimo trabalho!

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