terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atividades: Plano de aula “Condicional Simple”.


Este artigo tem uma peculiaridade, será em forma de plano de aula com a finalidade de ajudar um colega na construção de seu conhecimento nesta prática. Lembre que o plano de aula é um mapa que lhe ajudará a dimensionar aquilo que seu aluno deve saber no final da aula. Ele não é rígido, deve haver espaço para a flexibilidade. Vamos tomar como base o passo a passo que facilitei no artigo: Plano de aula para professores de espanhol.


PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

Professor: Grether Sosa Carballo
Turma: 1esp3 
Data: 2/10/2012 
Aula: #7
Unidade: # 4
Páginas: 20-25.  
Objetivo geral da aula:
- Introduzir a estrutura condicional (Si + pretérito imperfeito de subjuntivo + condicional simples).
Objetivos específicos da aula: 
- Aprender a conjugar verbos regulares e irregulares em “Condicional Simples”.
- Familiarizar-se com o uso do “Condicional Simples” em estruturas condicionais. 
Temas Transversais: 
- Natal em Espanha.
- Situações cotidianas.
- Frutas, animais, cores, esportes, etc.
Conteúdos a serem trabalhados: 
       Gramaticais:
- Condicional simple, verbos regulares e irregulares.
- Estrutura condicional "Si + pretérito imperfecto de subjuntivo + condicional simple"   
      Léxicos: 
- Relacionado ao Natal, às frutas, aos cores, aos animais e aos esportes.
      Ortografia: 
- Trabalhar a terminação do "condicional simple".
Materiais a serem utilizados: computador, cartolina, cartões, etc.
Conhecimentos prévios: os alunos devem dominar o pretérito imperfeito do subjuntivo.
Desenvolvimento: 
- Geralmente, antes de chegar ao "Condicional Simple”, nos materiais didáticos, já antecede o "Pretérito Imperfecto de Subjuntivo", por esse motivo, eu introduzo o imperfeito falando do Natal como já expliquei em: Atividades: pretérito imperfeito de subjuntivo em espanhol  e aproveito isso para introduzir o condicional com o seguinte vídeo da "lotería" sobre o fim de ano em Espanha.



- Colocar o vídeo e depois perguntar que fariam as pessoas entrevistadas se ganhassem a "lotería". Ir colocando os verbos no quadro. Depois perguntar-lhes o que eles fariam se tivessem a mesma sorte. Colocar um exemplo: Si yo ganara la lotería viajaría por todo el mundo”. Sublinhar o verbos em Imperfecto e em Condicional. Por último apresentar o tempo.
- Para ver a conjugação e os usos deste tempo acessar a Bomespanhol.

Conjugação:
Condicional simple – Verbos irregulares
caber
cabr-

-ía
-ías
-ía
-íamos
-íais
-ían

decir
dir-
hacer
har-
poder
podr-
poner
pondr-
querer
querr-
tener
tendr-
valer
valdr-
venir
vendr-

Lembre que o Condicional Simple tem vários usos e que este plano de aula está direcionado somente à formação de frases condicionais com a estrutura (Si + pretérito imperfecto de subjuntivo + condicional simple). Depois de explicar o tempo, lembro a importância de acentuar graficamente todas as terminações. Para praticar, entregue estas perguntas a cada dupla para que conversem entre eles:

-          Si fueran un color, ¿qué color serían?
-          Si fueran un actor o una actriz, ¿quién serían?
-          Si fueran deportistas, ¿qué deporte practicarían?
-          Si fueran una fruta, ¿qué fruta serían?
-          Si fueran un animal, ¿qué animal serían?
-          Si fueran músicos, ¿qué instrumento tocarían?
-          Si estuvieran de vacaciones, ¿a qué país viajarían?

É importante estimular aos alunos a dar respostas completas para praticar a estrutura.
A seguir um conjunto de atividades sobre o "Condicional Simple" que uso indistintamente:


Boas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!