quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atividades: Dicas para introduzir o pretérito perfeito de subjuntivo em espanhol

Apresento neste post como introduzir o Pretérito Perfecto de Subjuntivo em sala de aula. Primeiramente lembremos os usos e a conjugação.

Usos:
  1. Expressar probabilidade sobre uma ação futura anterior de outra ação futura. Exemplo: Es probable que haya llegado tarde a la entrevista.
  2. Expressar surpresa ou dúvida sobre uma ação passada, que aconteceu em uma unidade de tempo não terminada. Exemplo: No creo que me hayas hecho eso hoy.
  3. Para valorar experiências passadas sem especificar o momento de sua realização. Exemplo: Me parece fantástico que hayas vivido tanto tiempo en París.
 A conjugação se forma com o presente de subjuntivo do verbo haber mais o particípio do verbo que se está conjugado.

Pronombres personales
Haber (presente de subjuntivo)
Verbo (participio)
Yo
Haya                        
amado
Hayas                      
salido
Él / Ella / Usted
Haya                        +
vivido
Nosotros / Nosotras
Hayamos
hecho
Vosotros / Vosotras
Hayáis
bebido
Ellos / Ellas / Ustedes
Hayan
comido


Eu sempre falo para meus alunos quando um tempo é composto que ele tem um nome (o verbo "haber") e um sobrenome (o particípio do verbo conjugado) que não podem ser separados de forma alguma, sempre devem ficar juntos ao conjugar o verbo principal: "haber  + verbo en participio".
Para apresentar este tempo preparei a diapositiva que segue:

          


Como explicar para os alunos?

- Primeiramente pergunta se eles lembram como se diz "Natal" em espanhol e convidá-los a conhecer vocabulário relacionado com essa data festiva. 
- Depois pergunte se conhecem  alguma tradição do Natal em Espanha e passe este vídeo:




- Distribua para cada aluno um cartão com as tradições de um país hispano, dê um país diferente para cada aluno, as informações para criar os cartões estão em Almanaque
- Depois que cada um leia seu cartão, abra uma roda de conversa guiada, alguma das perguntas podem ser:

       Comenta la tradición que más te gustó del país que te tocó.
       ¿Cuáles son las semejanzas y diferencias con tu país?
       ¿A cuál país irías a pasar la Navidad

Para introduzir o pretérito perfeito de subjuntivo levo a música "Navidad" de José Luís Perales, dê uma cópia da música a seguir para cada um dos alunos:

Navidad José Luís perales

Mientras haya en la tierra un niño feliz.
Mientras haya una hoguera para compartir.
Mientras haya unas manos que trabajen en paz.
Mientras brille una estrella, habrá Navidad.
Navidad, Navidad en la nieve y la arena
Navidad, Navidad en la tierra y el mar (BIS)
Mientras haya unos labios que hablen de amor.
Mientras haya unas manos cuidando una flor.
Mientras haya un futuro hacia donde ir.
Mientras haya ternura, habrá Navidad.
Navidad, Navidad en la nieve y la arena
Navidad, Navidad en la tierra y el mar (BIS)
Mientras haya un vencido, dispuesto a olvidar.
Mientras haya un caído a quien levantar.
Mientras haya una guerra y se duerma un cañón.
Mientras cure un herido, habrá Navidad…


- Peça para os alunos escutar e prestar atenção nos verbos em negrita, podem cantar a música também, depois introduza o tempo verbal dizendo que para formar o pretérito perfeito de subjuntivo usamos o verbo "haber" em presente de subjuntivo (como na música) + particípio, e façam frases como estas: "En el 2050 espero que haya mejorado el sistema de educación en Brasil. Para isso você deve levar alguns verbos em cartões ou imagens que representem situações.

- Para praticar a conjugação há um pequeno exercício em Bomespanhol.

- Outra atividade que podem fazer para praticar a conjugação é confeiçoar cartões com os verbos e um dado com os pronomes sujeitos para que façam uma frase criando uma probabilidade, dê um exemplo para eles como este: Es posible que haya pasado en el examen. Sendo que o verbo a conjugar era pasar e a pessoa gramatical que supostamente saiu no dado foi  yo. Ver exemplo de dado


Boas aulas!



2 comentários:

  1. A música trabalha apenas o verbo haver no sentido de existir (presente de subjuntivo) e não associado ao particípio pasado que seria requerido para criar o preterito perfeito do subjuntivo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviana:

    A música não tem nenhum verbo em pretérito perfeito de subjuntivo, o objetivo é que o aluno assimile que "haber" conjugado em presente de subjuntivo vai formar parte do novo tempo que você vai apresentar. Por esse motivo, depois da música eu coloquei este parágrafo:
    - Peça para os alunos escutar e prestar atenção nos verbos em negrita, podem cantar a música também, depois introduza o tempo verbal dizendo que para formar o pretérito perfeito de subjuntivo usamos o verbo "haber" em presente de subjuntivo (como na música) + particípio, e façam frases como: "En el 2050 espero que haya mejorado el sistema de educación. Para isso você deve levar alguns verbos em cartões ou imagens que representem situações.

    Espero que a dúvida tenha sido esclarecida. Fico à disposição para qualquer esclarecimento.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!