Adsense-Top

terça-feira, 28 de maio de 2013

Atividade: comunicação gestual

Olá Colegas!

Quando ensinamos espanhol, além da forma oral da língua devemos ensinar os gestos porque a comunicação gestual também faz parte de nosso dia a dia. Vou deixar um passo a passo de como trabalho este tema.

Passo a Passo

1. Entrego o dominó que podem baixar em Bomespanhol e peço para tentar montá-lo. Para saber o significados dos gestos que estão no dominó acesse ao dicionário de gestos. Usando esse dicionário você pode montar seu próprio dominó segundo seus interesses. Importante lembrar que os gestos podem variar de país a país. Esse dicionário é de gestos  espanhóis.

2. Verifico se está certa a montagem do dominó e passamos a fazer os gestos juntos. Depois eu faço o gesto e eles falam o significado e vice-versa.

3. Passo o seguinte vídeo e peço para tentar adivinhar o significado de alguns desses gestos.


4. Depois faço uma atividade relacionada ao vídeo que podem baixar em TICELE.

5. Por último peço para fazer um pequeno diálogo usando alguns dos gestos do dominó e do vídeo, depois eles têm que apresentar esse diálogo aos colegas que terão que adivinhar os gestos que foram usados.

Há outro vídeo parecido que pode usar nesta aula, mas eu não tenho atividade para ele, se você criar alguma compartilhe conosco.


Boas aulas!

sábado, 25 de maio de 2013

Dicas para dar aula de espanhol por Skype

Olá colegas!

É possível que já tenham escutado falar das famosas aulas de idioma por Skype e que muitos de vocês já usem este recurso, mas também é possível que alguns tenham dúvidas de como funciona esta modalidade de ensino.

Skype é um programa que nos permite compartilhar arquivos de texto e áudio, fazer videoconferências com uma o mais pessoas, ver aquilo que a pessoa que fala com você está fazendo, etc.

Essas caraterísticas fazem dele uma ferramenta de trabalho maravilhosa que nos permite ter aula dinâmicas  divertidas e de alta qualidade.

A vida agitada das pessoas, as facilidades que a tecnologia nos proporciona e o gosto dos usuários atuais pela internet, fazem das aulas por Skype uma possibilidade muito atrativa para o aluno aprender uma nova língua e uma nova alternativa para nós aumentar nossa renda.
Não é segredo que o número de aulas de qualquer professor de línguas é limitado por diversos motivos: todos querem estudar no mesmo horário, você não consegue se locomover de um lugar a outro com tanta rapidez, etc. Com as aulas por Skype você pode aumentar consideravelmente o número de horas de trabalho e ter os seguintes benefícios:

- Alunos de qualquer parte do mundo. Se seus alunos não forem do Brasil você pode usar para o pagamento Paypal.

- Economizar tempo, transporte, roupa, sapatos, etc. Ademais, usar o programa é GRÁTIS, você não paga nada e seu aluno tampouco, investimento zero.

- Trabalhar na comodidade de sua casa.

- Ter uma aula detrás da outra porque não precisa se deslocar. Recomendo deixar intervalos de dez minutos entre um aluno e outro, geralmente a conversa não termina no horário estipulado.

Quando pensei na possibilidade de dar aula por Skype comecei procurar informação, mas não encontrei nada de qualidade, desafortunadamente as pessoas não gostam de compartilhar aquilo que sabem por medo da concorrência. Tive que aprender sozinha, mas deu certo e quero deixar algumas dicas para quem quiser se iniciar nesta aventura não comece de zero.

Lista do que precisa para dar aula por Skype:

1. Você e seu aluno precisam de um computador com webcam e ambos devem saber usar Skype.


2. Fones de ouvido com microfone.

3. Internet.

Como usar e instalar o Skype?

É muito fácil. Eu vou deixar o melhor vídeo que eu encontrei, porém, como já disse, eu aprendi sozinha  "cacharreando" o programa e pratiquei muito com meu marido. Recomendo instalar o programa e ir testando os recursos que oferece com algum familiar ou amigo.



Dicas para dar aula por Skype

1. Vestir-se adequadamente: trabalhar em casa não significa ficar desarrumado. Coloque uma roupa própria para dar aula, penteie seu cabelo, se é mulher use brincos e uma maquiagem leve.


2. Ambiente de trabalho: seu local de trabalho é o reflexo do que você é. Antes de começar as aulas verifique que tudo esteja organizado, garanta uma boa imagem de fundo: livreiro, quadro, cortinhas ou simplesmente uma parede.

3. Verificar os recursos: cinco minutos antes verifique se tudo funciona: câmara, fones de ouvido, os materiais que você vai usar, etc. É muito chato o aluno ter que esperar porque geralmente eles só têm essa hora para dar a aula. Problemas podem existir, com a tecnologia nunca se sabe, mas tente diminuir as possibilidades, pelo menos de sua parte.

4. Materiais: envie com antecedência para o aluno os materiais que serão usados, se possível na ordem que você vai usá-los, isto economiza tempo e evita que você se atrapalhe.

5. Fones de ouvido: use fones de ouvido com microfone, lembre que não deixa de ser uma ligação, com os fones e o microfone você garante que o aluno receba o som com uma qualidade maior.

6. Olhar para a câmara: quando você dá aula em uma sala você mantém o contato visual com o aluno, para manter o contato visual por Skype você  precisa olhar para a câmara. Em um início vai ser difícil pois estamos acostumados a olhar para a tela, mas com o tempo você vai pegar o jeito.

7. Voz: precisa praticar muito o tom de sua voz, você pode estar falando muito alto ou muito baixo. Verifique sempre com o aluno se lhe está escutando bem. Fale devagar, pronuncie as palavras corretamente e não fique nervoso, pense que está em sala de aula.

8. Iluminação: recomendo não ficar em um lugar muito escuro, agrede a visão do aluno, as vezes há alunos que ficam em lugares um pouco escuros e no decorrer da aula eu vou pegando uma leve dor de cabeça.

9. Arquivos: tente ter aberto somente aquilo que está usando, terminou de usar, feche, isto evita lentidão no computador e que este se bloqueie.

10. Conselho: comece já, não perca tempo nem dinheiro. Se não sabe inglês faça um curso, há milhares de alunos pelo mundo querendo aprender espanhol, você só precisa saber um pouco de inglês.

Teria gostado de fazer um tutorial de como mexer no Skype porque realmente não há nada de qualidade na internet, pelo menos eu não encontrei, mas minhas habilidades nesse tema não são boas.

Espero que as dicas ajudem um pouco e que você consiga muitos alunos.
Boas aulas!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Atividade cultural: tabuleiro com os países hispanoparlantes para fazer uma revisão sobre cultura hispana.

Olá Colegas!
Vou deixar meu tabuleiro de revisão cultural dos países hispanohablantes. Eu uso este recurso com alunos de nível avançado (B2, C1, C2); alunos que já sabem um pouco da cultura de cada país e podem iniciar conversas mais fluídas. É um jogo para 4 ou mais pessoas.

Passo a passo:
1. Divido ao grupo em duas equipe.
2. Discutem a saída.
3. Quando a ficha cai na casinha de um país, a equipe tem um minuto para organizar as ideias e falar aquilo que saibam sobre ele. Se a equipe não lembra de nada, o país passa para a outra equipe. Ganha quem mais respostas positivas acumule.
4. No final do jogo faço um resumo dos pontos culturais mais importantes de cada país, aquilo pelo qual se destaca. É importante terminar com um resumo para dar a conhecer os elementos mais relevantes de cada país e para falar daqueles que não saíram durante o jogo.
Você também pode usar os testes culturais que estão em BomEspanhol. Para acessar clique aqui.

Para baixar a imagem no tamanho original só clique nela.
Recomendo esta atividade para professores de escola de idiomas, principalmente para alunos adultos porque estes estudantes, geralmente, visitaram alguns dos países do jogo e fica uma conversa livre na que eles vão falando de suas experiências ou da experiência de algum amigo durante a viagem. Recomendam lugares, descrevem a cidade, dão opiniões negativas e positivas, etc....

Boas aulas!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"La vida es puro teatro": projeto de língua espanhola

Nosso post de hoje está dedicado especialmente aos professores de colégio (ensino fundamental e ensino médio). 

Já trabalhei em colégio, todo semestre tinha que entregar o bendito projeto e sei como é difícil criá-lo e desenvolvê-lo, esta segunda parte, em minha opinião, é a mais difícil. Vou compartilhar com vocês como elaborar um projeto educativo ou pedagógico como também é conhecido. 

Minha primeira perguntinha é: "Você realmente já sabe o que é um projeto?" Se ainda não sabe é esse o primeiro passo.

Podemos definir um projeto como um esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, para criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, e uma sequência de atividades relacionadas.

Minha segunda perguntinha é: "Você sabe quais são as etapas de um projeto?" Se não sabe é esse o segundo passo. Existem muitos tipos de projetos, com etapas diferentes, eu vou deixar as etapas que eu seguia:

1. Definir o tema.

2. Definir o título do projeto e fazer uma breve introdução.

3. Definir o objetivo geral (é o ponto aonde se quer chegar através da execução do projeto. Deve-se estabelecer apenas um.) e os objetivos específicos (são operacionais e correspondem ao que se pretende  pôr em prática através do projeto; definem as ações que serão executadas para se chegar ao objetivo geral.  Pode-se traçar vários objetivos específicos. São construídos, assim como o objetivo geral, com frases que começam com verbos no infinitivo).

4. Justificar o projeto (qual a importância do projeto? Por que ele deve existir? Quais as habilidades ou competências que vai desenvolver nos alunos?).

5. Definir as atividades (as atividades são as tarefas, as  ações que devem ser desenvolvidas para se alcançar os objetivos específicos).

6. Definir la metodologia (os  objetivos  são o ponto  de  chegada,  a  metodologia  é  justamente o caminho que se percorre para chegar aos objetivos, está estreitamente ligada às atividades.)

7. Fazer o cronograma de atividades e a lista de recursos (é  preciso  determinar  quanto  tempo  cada  atividade  requer  para  ser  executada;  é  preciso  definir  quando  as  atividades serão realizadas. Pode-se montar um quadro com as atividades de um lado e os meses (ou semanas)  de outro, marcando-se com um "X" quando serão realizadas).

8. Acompanhamento, avaliação e disseminação (é acompanhar o desempenho dos alunos assim como ter em mente a forma de avaliação do projeto, como saber se os objetivos foram alcançados e quais  outros possíveis pontos positivos, além da avaliação constante, durante todo o processo, para uma mudança de  rumo, se necessário e por último a divulgação do projeto).

9. Finalização (relatório de resultado).

Agora que já todos sabemos o que é um projeto e as etapas que abarca vou deixar um exemplo para que lhes sirva de guia.

Passo a Passo

1. Tema: "Federico García Lorca y el teatro".

2. Título: "La vida es puro teatro".

3. Objetivo geral: Demonstrar a vigência dos temas teatrais da primeira metade do século XX nos dias atuais a través de três grandes peças do conhecido escritor espanhol Federico García Lorca. 

4. Objetivos específicos: 

- Desenvolver o gosto pela literatura e os costumes espanholes mediante pequenas rodas de leituras guiadas pelo professor.

- Identificar os problemas das personagens daquela época e fazer uma comparação com os problemas comuns que nós temos no dia a dia.

- Identificar e debater quais eram as críticas que fazia o autor à sociedade daquela época e compará-la com a época atual.

- Fazer uma adaptação das obras para os dias atuais mediante uma dramatização.

5. Justificar o projeto: com este projeto se pretende dotar aos alunos das competências necessárias para compreender e analisar obras magistrais de tal forma que consigam identificar as críticas do autor e compará-las com os problemas atuais. Por outro lado, valoriza-se também a importância das atividades em grupo e a criatividade.

6. Definir as atividades:

- Pesquisa dos alunos sobre a vida e obra do autor.

- Rodas de leituras em grupos de 10 minutos seguidas de um debate de mais 10 minutos da obra selecionada.

- Elaboração de um mural com as caraterísticas físicas e da personalidade das personagens.

- Elaboração de um roteiro com a adaptação da obra.

- Apresentação das obra.

- Divulgar as fotos e vídeos da obra.

7. Definir la metodologia: primeiramente serão selecionadas as obras, em nosso caso seriam: "La casa de Bernarda Alba", "Bodas de sangre" e "Yerma". Estas obras serão distribuídas para as equipes. 

Posteriormente será apresentado o autor, os alunos deverão fazer uma pesquisa de sua obra assim como da época em que viveu. Serão entregue aos alunos uma cópia da obra para eles ler em casa. Durante um mês se farão leituras em grupo, depois cada grupo vai contar uma parte de sua obra e explicar quais as caraterísticas da época assim como os problemas das personagens. 

Após de ler as obras, os alunos vão fazer um mural com a descrição das personagens e finalmente vão criar um roteiro, terão outro mês para ensaios e finalmente a obra será apresentada no teatro com todos os grupos juntos. Todos os materiais como as fotos e vídeos serão divulgadas no site da escola.

8. Cronograma de atividades:


8.1 Lista de Recursos: fotocopia das obras para cada aluno, folhas, etc. 

9. Acompanhamento, avaliação e disseminação: você vai ir acompanhado o trabalho dos alunos em cada aula, segundo o desempenho e a participação você vai dando uma avaliação. Depois da obra ser apresentada publique no mural da escola o no site as fotos ou vídeos das obras.

10. Finalização: depois de ter desenvolvido este projeto durante três produtivos meses, os alunos perceberam que a vida é um teatro, uma constante encenação, que alguns dos problemas do século XX ainda seguem presente nos dias de hoje. Os alunos se apropriaram de conhecimentos culturais e linguístico mediate as três grande obras do reconhecido autor Federico García Lorca. Os estudantes praticaram o trabalho em grupo e demonstraram grande criatividade na adaptação das obras.

Lista de temas para projetos pedagógicos:

1. Elaboração de uma revista sobre um país de fala hispana.

2. Elaboração de Comics sobre diversos temas.

3. Elaboração de maquetas (zoo, cidade hispana, etc.)

4. Elaboração de vídeos sobre determinados temas gramaticais, de vocabulário o culturais.

5. Elaboração de um jornal hispano (fazer os artigos).

Bom, isso é tudo. Não é grande coisa, um projeto real leva mais descrição, atividades, etc. Mas esse pode servir de base.

Boas aulas!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Atividade: revisão do presente do subjuntivo, os números e os adjetivos

Olá!
Este post é breve. Sempre fico navegando pela internet na procura de alguma coisa nova, quando encontro imagens como esta que vou compartilhar hoje surgem algumas ideias. 

Passo a passo
1. Entregaria uma imagem por dupla e começaria a perguntar a opinião dos alunos. Isso vai dar uma conversa de uns dez minuto dependendo do grupo.
2. Em duplas os clocaria a praticar este diálogo:
A: ¿Cuántos años tiene la chica que quiere que el hombre sea guapo?
B: Tiene quince años.
3. Depois repetiria os números do zero ao trinta, fazendo ênfase na escritura do 11 ao 15, do 20 ao 30 e no uso do "y" a partir do número trinta. Pegaria uma bola que eles iriam passando de forma aleatória aos colegas e somando a cifra que eu dizer. Exemplo: eu começo dizendo "cinco" mais "dos" e passo a bola, o aluno que a pegar tem que dizer "siete" e canto de novo mais "tres" o aluno joga a bola, quem pegar tem que dizer "diez", etc.
4. Posteriormente pediria para extrair os adjetivos que descrevem às pessoa na imagem e escrever o antônimo. Repetiria em coro esses adjetivos. Em duplas os colocaria a perguntar como são os integrantes da família. Exemplo:
A: ¿Cómo es tu mamá?
B: Mi mamá es guapa, inteligente y muy divertida.
5. Por último pediria para prestar atenção nos verbos. Lembraria a conjugação e usos do presente de subjuntivo e entregaria estes temas para eles fazer exemplos como os da imagem:
- los hijos
- el esposo/la mujer
- los políticos
- los animales
- el tránsito
Exemplos:
 - ¿Qué deseas para tus hijos?
- Deseo que mis hijos tengan acceso a una buena educación.
¿Qué deseas con relación a tu esposo?
Deseo que mi esposo sea más cariñoso conmigo.
¿Qué deseas con relación a los políticos?
Deseo que los políticos hagan bien su trabajo.
Entregue várias das palavras anteriores a cada aluno para que em dupla um pergunte para o outro.

Boas aulas!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas para ajudar aos alunos a aprender espanhol de forma rápida e eficaz

Olá colegas!

Não sei se acontece com vocês, mas depois de meia-noite minha cabeça fica cheia de ideias e agora mesmo, depois de minha lição de inglês, pensei que talvez poderia ser de ajuda compartilhar meus segredinhos para melhorar o desempenho dos alunos e fazer que permaneçam por mais tempo conosco.
Como aluna de outras línguas, já me fiz a pergunta que passa frequentemente pela cabeça de todo estudante: O que faço para aprender bem e rápido?
Não é diferente com os alunos de espanhol, por isso me antecipo a estas incertezas. Como faço isso? Agora mesmo lhes digo.
Atualmente só trabalho com aluno particular, o primeiro contato é quase sempre por e-mail ou telefone, o segundo contato é um encontro duma hora grátis e sem compromisso que divido em duas partes:
- Conhecer o aluno e apresentar o material.
- Fazer uma demonstração de como seriam nossas aulas.
Vamos a um passo a passo destas duas etapas:

Etapa # 1: Conhecer o aluno e apresentar o material
1. Tente conhecer seu aluno, estabeleça uma conversa informal e sincera, você precisa saber quais são as intenções deste ao aprender o idioma (viagens, negócios, diversão, trabalho), qual o tempo que pretende dedicar ao estudo da língua, o quanto este aluno já sabe de espanhol (se o aluno me dizer que já teve aulas, envio-lhe uma prova antes de nosso encontro para determinar o nível), que tipo de música e filmes gosta, etc. Estes dados vão lhe permitir personalizar as aulas e atingir as metas de seu aluno.
2. Agora chega a parte mais importante. Nossos alunos, muitas vezes, acostumam deixar as aulas no nível intermediário. Você sabe por que? Porque chega o temido SUBJUNTIVO, e porque no caminho não aprenderam o que deviam saber. Por que? Porque não houve uma organização desde o primeiro encontro. É essa a clave, a organização de ambas partes: aluno e professor.
Posteriormente eu lhes apresento o livro que uso, explico como seriam nossas aulas e passo a uma conversa franca na que deixo bem claro que 80% do aprendizado é responsabilidade do aluno e 20% do professor. Sempre começo este difícil momento assim: "Maria", com certeza você quer aprender rápido e bem, pode que no caminho você se pergunte o que fazer para ser fluente, falar e escrever corretamente e incluso pode que sinta vontade de desistir quando os conteúdos forem ficando mais complexos. Para que isto não aconteça há várias coisas que devemos pontualizar e deixar claras e organizadas. Depois começo a citar aquilo que o estudante precisa fazer para ter um melhor resultado:
- Primeiramente, você precisa se colocar metas e planejar. Avaliar constantemente sua aprendizagem e voltar ao início sempre que for necessário. Perguntar em sala de aula tudo o que não entender, trazer dúvidas surgidas no horário de estudo e ativar a curiosidade pelo idioma como língua e como cultura.
- Em segundo lugar você precisa respirar em espanhol, mude o idioma em seu computador, em seu celular, deve trocar as músicas ao espanhol e assistir filmes em espanhol. Nesse primeiro encontro deixo um CD com as músicas que vamos a usar no decorrer do curso.
- Você deve, sempre que possível, estudar como mínimo uma hora por dia para aprender rápido e estabelecer as bases para os conteúdos mais densos.
- Você precisa se focar naquilo que é mais importante e deixar os detalhes para ser aperfeiçoados no decorrer do curso, isto é, não precisa decorar as regras de formação do plural, porém é necessário se apropriar da formação do presente de indicativo, e principalmente das irregularidades que serão as mesmas do presente do subjuntivo.
- Você precisa decorar palavras, do melhor jeito que você souber, no carro caminho ao trabalho, escutando uma música, lendo, ninguém melhor que você para saber a melhor forma de memorizar.
- Há um vocabulário básico que você deve decorar : cumprimentos, dias, meses, roupas, alimentos, etc. Tente memorizar 5 palavras por dia.
Você deve estar pensando que eu estou louca, nenhum aluno faz  isso, a resposta é NEGATIVA. Estudar um idioma é sério, pelo menos para mim, por isso tento passar esse conceito para meus alunos.
Atenção!
É claro que você não vai dizer tudo isso de forma grossa, esses são os pontos que você pode negociar com seu aluno de forma amável, com um sorriso nos lábios e educadamente. Não é para recitar, há que ter jogo de cintura. Nem todo aluno dispõe de tempo para estudar 100% focado, mas deve existir um mínimo de compromisso. Em sínteses você vai tentar explicar que é um trabalho em equipe e que a embarcação só anda se as duas partem se esforçam.
O êxito de seu aluno também depende da organização de seu trabalho. Recomendo ler:
Dicas para preparar uma aula de espanhol
Dicas para começar uma carreira como professor de espanhol autônomo

Etapa # 2: Fazer uma demonstração de como seriam nossas aulas
Depois de conhecer o aluno, estabelecer nossos objetivos e compromisso passo à demonstração. Cada aluno é um mundo. A aula demonstrativa não é a mesma para todos. Você deve avaliar se o aluno já teve espanhol antes ou se é sua primeira vez, etc.
Bem, esses são meus segredinhos, escolho muito bem meus alunos, estabeleço nossas metas e organizo nosso trabalho em equipe.

Boas aulas!



sábado, 11 de maio de 2013

Atividade com jogos: dominó com o pretérito indefinido em espanhol - I

Olá colegas!

Agora vou compartilhar meu dominó do Pretérito indefinido e explicar como uso este em sala de aula. Esta atividade é para alunos que já dominam a conjugação dos regulares. Com este dominó introduzo os verbos irregulares: tener, hacer, ir, jugar, mentir.




Passo a passo

1. Entrego o dominó para eles ordenar em dupla. Quando terminam verificamos juntos.

2. Peço para ir me dizendo o infinitivo de cada verbo que está no dominó e passamos a conjugar cada um deles, todos juntos, em todas as pessoas gramaticais.

3. Depois os coloco em duplas a praticar o seguinte diálogo usando as mesmas ações e pessoas gramaticais do dominó:

A: ¿Ustedes hicieron la cena ayer?

B: Sí / No, nosotros (no) hicimos la cena ayer. ¿Y ustedes?

A: Nosotros sí. / Nosotros no. / Nosotros también. / Nosotros tampoco.

A resposta vai depender da escolha dos alunos, insista em dar respostas completas e usar tanto a afirmativa quanto a negativa. Eu vou caminhando pela sala de aula e corrigindo os erros.

4. Quando terminam de praticar esse diálogo, passamos a praticar este outro, mas desta vez com dados pessoais, mas usando as ações do dominó:

A: ¿Cuándo fue la última vez que hiciste la cena?

B: Fue ayer, ¿y tú?

A: Yo hice la cena anteayer.

Lembre que para baixar a imagem em tamanho original deve clicar nela. 

Post relacionados 

Atividade: Introduzir o Pretérito Indefinido - Verbos regulares.


Boas aulas!

Atividade para ensinar as horas em espanhol

Olá!


Hoje vou compartilhar as atividades que uso para ensinar as horas.

Passo a passo

1. Primeiro que tudo pergunto: ¿Qué hora es? e escrevo a pergunta na lousa. Quando os alunos respondem coloco a resposta na lousa também e volto a perguntar, então como é que perguntamos a hora em espanhol?

2. Entrego para eles a imagem de um relógio como este, explico e repetimos todos juntos as horas do relógio:

3. Em espanhol há várias formas de dizer as horas, eu ensino do jeito que está nesse relógio porque é diferente e se usa em muitos países. Lembro que quando o relógio marca qualquer hora com a uma se diz "Es la una, es la una y diez, etc.", com qualquer outra hora se diz: "Son las dos, son las tres, etc". Importante dizer que podem omitir o verbo "ser", mas nunca podem omitir o artigo.

4. Divido o grupo em duplas e entrego para cada uma este dominó:


5. Depois deles terminar de montar o dominó, coloco a cada dupla a repetir este diálogo usando as horas do dominó até usar todas elas.

A: ¿Qué hora es?
B: Son las dos y media.

6. Para seguir praticando uso esta imagem na que o aluno deve completar as horas.


7. Com essa mesma imagem faço um bingo, peço para escolher 4 relógios, canto as horas da imagem, quem primeiro completar fala: BINGO!

8. Em muitos lugares se usa ¿Qué horas son? no lugar de ¿Qué hora es? Falo para meus alunos dar preferência à segunda forma, e se possível coloco a música de Manu Chao só para escutar:



Para baixar a imagem em tamanho original clique nela. Para que a imagem fique legível tem que ser colocada em um word 100% antes de imprimir.

Boas aulas!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Comics: diferença entre o Pretérito Indefinido e o Pretérito Imperfecto em espanhol

As histórias em quadrinho, com ou sem texto, são uma ferramenta muito valiosa para nossas aulas. Neste artigo vou compartilhar uma atividade na que uso uma história em quadrinhos para trabalhar as diferenças entre o Pretérito Indefinido e o Pretérito Imperfecto em espanhol. Como pre-requisito os alunos devem conhecer os dois tempos. Esta atividade é para estudantes avançados. Espero que seja de ajuda!




Passo a Passo
1. Divido o grupo em duas equipes e entrego a seguinte imagem:


2. Peço para eles criar uma história se baseando nas vinhetas e usando os passados. Depois cada equipe compartilha sua história.
3. Entrego a seguinte história de forma desordenada para eles ordenar:

4. Depois deles ordená-la peço para prestar atenção nos verbos em azul e verde. Lembro que o verde representa o Pretérito Indefinido, este tempo faz avançar a história e que o azul representa o Pretérito Imperfecto, este último detém a história para descrever em passado.
5. Como é um tema polêmico, peço para opinar sobre o assunto (yo pienso, yo creo, yo opino, me parece, no estoy de acuerdo con, etc.) e se colocar no lugar das personagens, assim lembramos expressões como: si yo fuera ella, yo en su lugar, yo que ella. Dependendo do grupo dou um rol a cada aluno para interpretar.
Lembre que para baixar as imagens em tamanho original precisa fazer click nelas.

Boas aulas! 

Dicas para pronunciar o R corretamente em espanhol

Olá colegas!

Um dos maiores problemas de nossos alunos é pronunciar corretamente a letra R em espanhol. Hoje vou compartilhar as atividades que realizo para melhorar a pronúncia do R com meus estudantes.

Primeiramente lhes passo este vídeo e fazemos os exercícios descritos nele, se na escola não houver como assistir eu mesma faço.


Depois vou trabalhando por partes o som do R. Vou deixar as palavras que uso para repetir com eles divididas por categorias. Lembre, cada categoria em dias diferentes.


Já quando os alunos conhecem todos os sons do R gosto de usar trava-línguas, fazemos competições e nos divertimos muitos. Deixo os que mais uso.


Para baixar as imagens no tamanho original só fazer click nelas.

Com crianças também tenho o costume de usar este vídeo que é bem infantil, mas também pode ser usado com adultos.
¡Aprende a pronunciar la R con Rosty!   

Boas aulas!