Adsense-Top

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dicas para começar a dar aulas de espanhol

Olá!

Se você é um nativo que acabou de chegar ao Brasil ou um brasileiro que morou em um país de fala hispana e tem domínio da língua, ou, simplesmente, estuda Letras português - espanhol, pode continuar lendo este artigo que contém um conjunto de dicas para que você possa iniciar-se nesta profissão.

Há muitas pessoas querendo ser professor de espanhol e a maioria não sabe por onde nem como começar. Eu não sou uma especialista no tema, simplesmente vou compartilhar minha experiência em um passo a passo para facilitar suas escolhas.

Passo a passo:

1. Autoconhecimento.

Você, melhor que ninguém, se conhece, confira se possui as seguintes caraterísticas, requisito mínimo para seguir avançando neste passo a passo:

- Gosto muito do espanhol e tenho um bom domínio da língua.
- Sou muito paciente, adoro ensinar e principalmente aprender.
- Sou simpático, agradável e tenho um bom sentido do humor.
- Sou muito curioso e tenho certa dose de criatividade.
- E, principalmente, tenho muita vontade de formar parte da vida de muitas pessoas, de ajudar a cumprir sonhos e alcançar metas.

Bem, se você disse sim para a maioria desses requisitos pode continuar lendo porque você tem as competências mínimas para se iniciar nesta aventura.


2. Capacitação.
Não posso ser hipócrita e dizer que você precisa de uma faculdade ou um diploma de um curso para começar a dar aulas porque eu cheguei a este país e à semana já estava trabalhando em uma escola de idiomas sendo formada em biblioteconomia, você pode começar sempre que tenha um bom domínio da língua, mas você deve correr atrás da capacitação.

Capacitar-se não é só fazer um curso, sem deixar de ser humilde, meu maior aprendizado tem sido de forma autônoma. Hoje existe a internet, nela encontramos quase tudo, e grátis. Há cursos, livros, vídeos, só com um click você pode mergulhar em um mar de informações riquíssimas. Para procurar informações em espanhol, procure em espanhol, não em português, se você procura em português está deixando de fora as melhores coisa, por outro lado pesquise também no google.es, não em google.com.br.

Eu recomendo estudar gramática. Escute bem, não é ensinar gramática é você aprender gramática porque nela está a resposta de tudo. Eu sou a favor do enfoque comunicativo, podemos ensinar gramática sem ensinar gramática, mas para chegar a esse ponto você precisa dominá-la muito bem.


Deixo os links de alguns livros de gramática para você baixar e estudar:
- Gramática Didáctica del español - Leonardo Gómez
- Gramática de la lengua española - Emilio Alarcos
- Gramática elemental de la lengua española - Esteban Saporiti
- Gramática de la lengua castellana - Antonio de Nebrija
- Gramática de la lengua castellana - real Academia Española
- Nueva gramática de la lengua española - Asociación de academias de la lengua española
- Manuales de gramática española

Se você acha que essas gramáticas estão muito densas recomendo começar a estudar pelo site de BomEspanhol.

A outra parte da capacitação é a didática, como dar aula? Como mover-se dentro da sala? Como falar? Como preparar as aulas? Isso se adquire com a prática, mas para começar recomendo pegar o melhor de cada professor que você já teve em sua vida e criar sua própria metodologia. No final deste artigo vou deixar uma série de artigos relacionados que podem ser úteis para esta última parte.

3. Buscar materiais para as aulas.
Os livros didáticos sempre precisam de atividades extra. Na internet você pode encontrar muitas atividades ELE, há recursos interessante que podem ser muito úteis. Na coluna do lado há alguns sites recomendados com muitos recursos. Você também pode ler o artigo de recursos on-line para as aulas de espanhol.

4. Encontrar trabalho.
Recomendo começar por escolas de idiomas, é  mais fácil e exigem menos. Para isso tem que enviar currículo. Como? Vai na internet, coloque no navegador "escolas de idiomas + região onde você mora" e vão a aparecer muitos sites de escolas. Se quiser fazer uma pesquisa mais precisa pode colocar o nome da escola mais a região. Exemplos: "Wizard + São Paulo", "Skill + São Paulo", "CNA + São Paulo", "Seven idiomas + São Paulo", "Fisk + São Paulo", "Yázigi + São Paulo", "CCAA + São Paulo".

Nos sites dessas escolas há alternativas para entrar em contato com a empresa, geralmente um e-mail. É só enviar o currículo. Outra alternativa são os colégios, mas para isso precisa de uma graduação em letras e bom, para trabalhar em faculdades precisa de mestrado. Outra alternativa são os alunos particulares, vou deixar um artigo com orientações específicas para esta última opção ao final deste artigo.

Deixo um exemplo de currículo para você ter uma guia. Recomendo que não seja muito extenso, coloque dados realmente relevantes e pontuais, lembre que não é uma carta pessoal, é um currículo profissional, é sua cara no mercado de trabalho.

Se a escola entrar em contato depois de receber seu currículo, geralmente você passará por um processo seletivo que tem, fundamentalmente, três etapas: entrevista, prova escrita, aula demostrativa ou elaboração de um plano de aula.

É raro um coordenador pedagógico falar espanhol, assim que geralmente a entrevista é em português com o objetivo de você falar sobre sua experiência, seus conhecimentos e seus objetivos profissionais. Uma dica, não fale muito de sua vida pessoal e se informe da metodologia da escola antes da entrevista, geralmente no site fala quem é a empresa, quais suas metas e metodologia. Se você não se encaixar no perfil da escola, aconselho nem ir à entrevista, mesmo que você for aceito, não vai dar certo.

A prova escrita é geralmente de gramática, vocabulário e compreensão de leitura. Estude um pouco antes de fazê-la, umas são mais fáceis que outras e todas têm pegadinhas, principalmente com heterogenêricos, heteroctônicos e falsos amigos.

A aula demonstrativa é assim, eles dão a unidade de um livro e você tem que preparar uma plano de aula para essa unidade e apresentar como se estivesse  frente aos alunos. É difícil não ficar nervoso, mas tente manter a clama e nunca dizer, "desculpa, estou nervoso", você não pode falar isso para os alunos, assim que tampouco pode falar para o coordenador. Essa aula às vezes é o mesmo dia, às vezes eles deixam prepará-la em casa. A maioria das vezes é a segunda alternativa, assim que você terá tempo de se preparar. Não recomendo usar tecnologia: power-point, vídeos ou músicas na aula demonstrativa, a tecnologia pode falhar e você pode ficar nervoso. Pode sim, nesse ponto da aula, dizer que entregaria uma música para fazer isto ou aquilo, mas não recomendo realizar a atividade. Deixe isso para as aulas reais.

5. Organização e planejamento.
Depois de encontrar emprego, chega a etapa mais difícil, você tem que demonstrar que é competente e que pode ficar na escola. Recomendo ser muito organizado, planejar suas aula, ter um alto grado de compromisso e fundamentalmente não deixar de aprender coisas novas, correr detrás do conhecimento.
Desejo muita sorte neste profissão que é muito grata e que pode ser muito próspera, só dependerá de você. Como sempre, estou por aqui à disposição de todos para trocarmos ideias e colaborarmos uns com os outros.

Artigos relacionados:
- Dicas para começar uma carreira como professor autônomo.
- Dicas para preparar uma aula de espanhol.
- Dicas para dar aula por skype.
- Dicas para ajudar a nossos alunos a aprender espanhol de forma rápida.
- Como fazer um plano de aula.

Boas aulas!

46 comentários:

  1. Estimada Grether ,

    Me chamo Cátia vivo em SAO , hoje estive procurando um caminho na Internet e cheguei no seu Blog. Nada é por acaso... Há um ano estou tentando mudar de profissão. Sou graduada em Comex e trabalhei 20 anos neste seguimento , o ano passado decidi deixar tudo e parti para uma nova carreira " ser professora de Espanhol". Sou apaixonada pelo idioma , tenho minha formação pelo CNA em São Paulo , trabalhei no Comércio Exterior com a Latino America durante 10 anos e sempre fui muito elogiada por expressar-me muito bem. Tenho interesse na cultura , nos diferentes estilos do idioma desde Espanha até toda América Latina.

    Prestei a prova DELE B2 no final do Ano passado , preparando-me online pelo Instituto Cervantes , mas tive uma grande decepção por ser reprovada em 1.25 em Expresión Oral. Justo o que pensei ser tão competente. Bem segui buscando algumas palestras ministradas pelas editoras , também participei do XXI Seminario de Dificultades Especificas de La Enseñaza del Español a Lusohablantes no Colégio Cervantes em Abril deste ano. Enfim estive conversando com a coordenadora do Fisk que não foi empolgante e aqui estou na estaca zero. Mas hoje resolvi retomar a idéia e buscar pela Internet , ferramentaa que nunca havia utilizado para conversar com alguém , e cheguei a seu Blog. Lá estava o post de hoje que me foi muito util e eu respondi sim para o seu questionamento. Acho que devo me dedicar melhor a gramatica , aprendi no seminário que as aulas são mais dinamicas e que devemos nos aproximar mais dos alunos com os diversos tipos de ferramentas. Adoro a literatura ,o cinema e a musica espanhola. Me faltava um ponto de partida e alguem que pudesse me apoiar nesta busca. Penso em um futuro próximo cursar letras na PUC São Paulo , mas antes quero iniciar meu trabalho. Me vejo ministrando classes para adultos profissionais , sei as dúvidas e anceios destes alunos . Digo por experiencia própria , foi assim que estudei e me enamorei do idioma. Gostaria de fazer parte do seu grupo e agradecer por compatilhar meu inicio e por sua generosidade em apoiar pessoas como eu.

    Um abraço









    Um abraço

    Cátia Callegher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Cátia Callegher,

      O português da senhora é tão impecável que quase escrevo em espanhol para não errar. Admiro muito a boa escritura, espero que um dia meu português chegue a ser como meu espanhol. Parabéns por escrever tão lindo.
      Você tem todas as caraterísticas para ser uma excelente professora de espanhol,por tanto se uma porta se fecha, não desista e continue à procura de seus sonhos. Para passar no exame DELE recomendo fazer um cursinho no Cervantes, com certeza você tem as competência, mas esse tipo de exame se faz mais por costume, eles lá vão te ensinar a fazê-lo bem.
      Em terceiro lugar, sou eu quem agradece ter lido o post e se tomado o trabalho de escrever e se importar com a comunidade.
      Você pode colaborar com seus colegas escrevendo sobre sua experiência em sala de aula, compartilhando suas atividades, participando de nosso facebook.
      Até há pouco tempo tinha um texto para professores colaboradores que retirei porque me fazia mal ver que ninguém se importava em compartilhar e ajudar aos colegas, mas se você quiser ser uma professora colaboradora, é só escrever os posts e enviar para grethersosa@gmail.com
      Eu publico os artigos com teu nome, talvez assim, outros professores se animam e fazemos uma boa base de dados para todos aqueles que começam e precisam de uma força.
      Fico muito grata pelas suas palavras, sempre estarei por aqui para trocarmos ideias.
      Um forte abraço,
      Grether Sosa

      Excluir
  2. Boa tarde !
    Muito obrigado pelas informações e orientações..

    ResponderExcluir
  3. Hola grether,
    Hace um año que vivo en Brasil y decidi comenzar a buscar empleo de profesora de español, y como tú has recomendado, busqué en escuelas de idiomas. Gracias a Dios conseguí en el instituto Wizard de mi ciudad. Ahora estoy buscando material extra para dar a mis alumnos, y me encontré con tu blog. Me encantó!! Te felicito por las dicas y agradezco porque me motivó para pensar en dar aulas particulares. Y también en pensar a hacer un curso de letras de español, y quien dice ser profesora universitaria. Te envio mis saludos!!

    ResponderExcluir
  4. Me alegra que te haya sido de ayuda. Felicidades y un gran abrazo Erika!

    ResponderExcluir
  5. cheguei ao brasil faz cuatro anhos agora estou procurando me tornar profesor de portugues mais porem nao sei por onde comencar...preciso umas dicas por favor...

    ResponderExcluir
  6. Para você atuar como professor de português precisa fazer o curso Letras-Português, durante o curso você começa a trabalhar como estagiário e se a escola gostar de você, podem deixá-lo fixo.

    Espero que seja de ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Bueno , me llamo Anderson tengo 27 años ,yo soy brasileño he vivido varios años en españa , deje Brasil con 17 años ,ahora mismo estoy desempleado ,estube pensando dedicarme a dar classes y leyendo todos estos comentarios ,me he identificado mucho com varias cosas ,creo que me pondre a estudiar ,estoy terminando el ensino médio aqui en brasil. Eu domino bem os dois idiomas mas estou um poco perdido na questão de, por onde começar ,sei que primeiramente tenho que terminar o ensino médio gostaria de saber , qual seria o próximo passo ,sou consciente que devo fazer melhoras , a pergunta é que faculdade ou que curso fazer após terminar o Ensino médio. Aqui os dejo mi correo adrl87@hotmail.com , para que puedan indicarme el principio de esta larga aventura , muchas gracias de antemano.

    ResponderExcluir
  8. Hola Anderson,

    En este artículo está todo lo que te podría recomendar para comenzar a dar clases de español.

    Otro consejito es hacer un curso de Letras Español.

    Cualquier duda estoy por acá... Buena suerte.

    ResponderExcluir
  9. Desculpem eu ser chato, mas é importante também melhorar a escrita, para trabalhar com idiomas. Sei que não escrevo perfeitamente, porém, atualmente, cada vez se escreve pior.
    Uma dica para escrever melhor: ler bastante e escrever bastante. Estudar gramática é chato, mas para escrever da forma que é chamada "correta", ao meu ver também é importante. Isso não quer dizer que a pessoa deva falar como indicado nas gramáticas normativas.
    Grether, você escreve muito bem em português. Se não fossem algumas palavras ou expressões em espanhol no meio do texto, acharia que você era uma brasileira com alto nível educacional.
    Falando de minha experiência com línguas, não domino nenhuma, apesar de conhecer várias. Por isso, acho super necessário um curso formal e, se possível, morar no exterior, se bem, que como foi dito no texto do blog, as escolas de idiomas não são muito exigentes.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada colega pelas dicas. Realmente meu português não é muito bom, cada dia pior porque já não moro no Brasil, mas decidi fazer o blog em português como uma estratégia para melhorar a escrita nessa língua e porque acreditava que chegaria melhor aos professores brasil
    eiros. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Amo espanhol! Não fiz nenhum curso, mas convivi com pessoas estrangeiras e hoje falo fluentemente! Pretendo ser professora de espanhol. Terminando o ensino médio ingressarei nessa profissão! Abrazos....

    ResponderExcluir
  12. Boa sorte. Sempre que precisar de alguma dica pode contar com nossa comunidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Hola a todos. Eu moro na España ha 8 anos. E domino o Español en escrita e hablado ... Eu sei que preciso aún más. Fiz o B1 passei. B2Dele reprovei.. estaba gravida acabei desistindo. Estou planejando em voltar a morar no Brasil. Mas gostaria de fazer uns cursinhos no Cervantes Ou outra escola primero. Como vc disse no site sobre gramatica irei comenzar a estudar mais en casa. Tenho alguns livros e sua dica me ajudou e me motivou a recomecar a rever meus conceitos. Abrazo. (Ops.meu teclado en Español. Saiu o post meio variado dos dois idiomas) rsrs

    ResponderExcluir
  14. Olá colega,

    fico feliz de ser útil, acredito que para você é muito melhor, pelo ato de ser brasileira, dar aula em colégio, pagam melhor e é um dinheiro mais seguro, só precisa saber um pouco de espanhol e ter uma graduação na área de letras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá Grether,

    Me chamo Franco Carcamo. Tenho 34 anos. Sou brasileiro, filhos de pais chilenos e moro em Belo Horizonte - MG.
    Digitei no Google: “quero começar a dar aula de espanhol”, e seu blog foi o primeiro que apareceu. Entrei e gostei muito das suas dicas. Porem venho lhe pedir um conselho especificamente.
    Vou resumir minha situação para ser prático:
    Sou formado no curso de Direito, mas nunca exerci a profissão como advogado.
    Sempre trabalhei na nossa empresa familiar, na parte administrativa, porem a empresa faliu.
    Falo fluentemente o espanhol desde os meus 11 anos, pelo convívio constante com minha família chilena e viagens feitas para Miami e Europa.
    Li os primeiros requisitos que você citou no blog, sobre dar aula e realmente me tocou.
    Quero muito ser um professor de espanhol. Sempre que penso no assunto, acho que é uma profissão que não pode me dar um retorno financeiro como em outras profissões tal como advogado ou administrador. Mas tive uma experiência rápida dando pequenas aulas particulares para uma amiga que estava indo morar na Espanha. Senti muito prazer em ensinar o meu espanhol.

    Gostaria muito que você me ajudasse com sua experiência, a saber como devo iniciar. Preencher um currículo que chame a atenção dos contratantes, pois não tenho nenhuma experiência como professor a não ser 10 horas de aula particular.

    Agradeço sua atenção e parabéns pelo o Blog.

    Atenciosamente,

    Franco Carcamo.

    ResponderExcluir
  16. Buenas Tardes Franco,

    Me alegra que te hayas identificado con esta profesión y siempre que necesites de algo, puedes contar con mi apoyo.

    Todo lo que viví como profesora de español en Brasil lo compartí con ustedes en el blog, te recomiendo darle una miradita, de los últimos a los primeros artículos.

    Si no me equivocó en el mismo artículo que leíste di consejos sobre cómo debe ser el currículo y dejé mi propio currículo de ejemplo:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2013/08/dicas-para-comecar-dar-aulas-de-espanhol.html

    Si lo deseas, cuado redactes el tuyo me lo pasas y te lo reviso, puedes usar el mismo formato del ejemplo que dejé en el blog.

    Un abrazo y mucha suerte.

    ResponderExcluir
  17. Bom artigo! No caso da Seven Idiomas tem um link específico para interessados:
    http://sevenidiomas.com.br/site/trabalhe_conosco.asp

    ResponderExcluir
  18. Buenas tardes Grether, mi nombre es Izabela Silva, vivi unos 7 anõs en España y sempre fui enamorada del País y de Málaga, alli cortan mucho el Español la verdad y escribiendote esto casi lo corte Jajaja, Bueno tengo 19 años y hace 3 años sali de España por la Crisis y tal, me encantaria dar clases por aqui em São Bernardo do Campo,Sp. pero nose por donde empezar ni lo que hacer,se me olvidaron muchissimas cosas, pero mi pronunciación es perfecta,pero pretendo mejorar muchissimo mas siempre.. poderias ayudarme? muchissimas gracias guapa,un abrazo y que consigas todo lo que quieras! saludos

    ResponderExcluir
  19. Hola Izabela.

    Precisamente en este artículo explico cómo comenzar a ser profesor de español, todo lo que te podría recomendarte está escrito aquí. Un consejo, como brasileña te iría mucho mejor aplicando en colegios, pero bueno, necesitas tener una graduación o estar cursando Letras español auqnue sea el primer semestre. Luego que tu español mejore un poquito, estudiando mucho, puedes moverte para otros espacios. Besos guapa y mucha suerte. Siempre que lo necesites, estoy por acá.

    ResponderExcluir
  20. Hola! Me llamo Cristina soy brasileña, pero he vivido 10 años en España. Hace año y medio que he vuelto a Brasil, no tengo graduación solamente el segundo grado aquí en Brasil, tengo muchas ganas de dar clases en español pero no se como hacer, creo que domino bien el idioma, estoy pensando en hacer la prueba del instituto Cervantes la que me dara el titulo de maestría, si logro sacar buena nota , usted cree que conseguiré dar clases en escuelas privadas, aun que no tenga yo ninguna experiencia como profesora? Krysborges@hotmail.com ese es mi correo electrónico. Espero una respuesta, muchas gracias..

    ResponderExcluir
  21. Buenos días,

    Tu escrita está perfecta, me imagino que también hables muy bien. Así que no me parece que tengas ninguna dificultad para dar clases de español.

    En escuelas de idiomas no te piden ningún título o graduación, en la mayoría, así que haz un currículo y mándalo para todas las escuelas que puedas, seguramente te llamarán de alguna. Puedes dar clases particulares también, este artículo te va a dar una luz:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-comecar-uma-carreira-como.html

    Pero si quieres dedicarte a esto como una carrera debes estudiar y lo del diploma en Cervantes está muy bien. Para seguridad financiera, algo más estable, te recomiendo colegio o universidad, pero tendrías que hacer una graduación.

    También tienes la posibilidad de ser coordinadora pedagógica. Pero bueno, para comenzar fócate en escuelas de idiomas que no exigen nada y clases particulares, luego te vas superando por el camino.

    Mucha suerte y un gran abrazo.

    ResponderExcluir
  22. Murchas gracias!!! Estou encantada conta las pistas... Voy ser una maestra de español! Soy Brasileña, y estaba a pesquizar para aprimorarme para dar clases então español, y tube el plazer de conocer Su artículo. Maravilloso! Voy matricularme en la escuela para prepararme! Graciaaaaaas...Dios te bendiga!!!

    ResponderExcluir
  23. De nada Adriana. Mucha suerte, cualquier cosa que necesites, estoy por acá. Un gran abrazo!

    ResponderExcluir
  24. Felicidades ..
    Soy Boliviana y vivo en brasil desde mis 13 años soy formada en estilo pero siempre quise cambiar de profeción ,,
    ya busque algunas vezes formas de como comenzar y encontre tus orientaciónes y me gusto mucho estoy segura que me ayudara quien sabe este año sea la mas nueva professora de Español Amo mi idioma lo que me faltava era ideas para dar clases.
    Muchas gracias! espero conocerla un Dia quien sabe un fuerte abraso!

    ResponderExcluir
  25. De nada colega. Mucha suerte. Un abrazo!!!

    ResponderExcluir
  26. Hola Grether, buenas noches,

    Soy extrangero, vivo en Brasil hace 20 años,soy graduado en otra área de actuación,pero sucede que las cosas no estan muy buenas por aqui(espero que esto mejore),por esta razón decidí ser profesor de español.Sin embargo, creo que me falta preparación en la parte gramatical, ví tus orientaciones y las considero importantes.Espero en breve hacer una pos en Letras, cual es la pós indicada para ser profesor de español?.
    Pues en Marzo comienzo a dar aulas particulares, que debo hacer?por donde comenzar?

    Gracias de antemano.

    ResponderExcluir
  27. Hola colega,

    Con relación a las clases particulares le dejo este artículo en el que explico todo:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2013/08/dicas-para-comecar-dar-aulas-de-espanhol.html

    Con lo de la pos, lamento no poder ayudar, estoy desactualizada, hace más de dos años que no vivo en Brasil.

    Le deseo mucha suerte. Siempre que le pueda colaborar, estaré por acá.

    Saludos cordiales

    ResponderExcluir
  28. Solamente un comentario, no hay necesidad de vivir fuera de Brasil para aprender un idioma,sea español o cualquier otro, tengo un excelente profesor de inglés y todavía nunca ha salido de aquí.claro es que si uno pueda viajar esto es maravilloso, pero no hay la necesidad.me gustaría conocer otras personas que así como yo les encanta el Español. Mí email es... Paulozanviolonista@gmail.com. Muchas gracias a todos por aquí!que vayan lindo!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!

    Caríssima, Grether...tudo bem com você?

    Recentemente, mudou-se da Bolívia para o Brasil, uma família boliviana...
    Vieram residir próximo de minha casa.
    Esta família, estava vivendo em situação muito precária e começaram a frequentar a comunidade evangélica, da qual eu faço parte.
    Foram muito bem acolhidos em nossa comunidade, e de lá para cá, estamos dando alguma assistência, dentro dos limites que nossa própria condição, nos permite.
    O fato, é que nossa família, adquiriu grande afinidade com esta família e inclusive, ontem, quando lhe fiz uma visita, ele me pediu para que eu fizesse algumas pesquisas para ele na internet, para verificar quais as possibilidades para que ele possa ensinar o espanhol em alguma escola.
    Confesso que não sabia como fazer esta pesquisa, mas na segunda tentativa, me deparei com o seu blog e com a postagem do tema acima mencionado.
    Queria agradecer-lhe muito, por este empreendimento seu, pois certamente irá ajudar muita gente...Por conta disto, também comecei a estudar o espanhol, idioma o qual eu considero muito lindo.
    Que Deus, abençoe muito você por este trabalho que você vem desenvolvendo e que com certeza irá ajudar muita gente.

    Gostaria de poder adicionar você no meu face bock, o meu é Márcio Rodrigues;


    At.



    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Márcio,

    Fico muito feliz de que o blog seja de ajuda. Sempre foi esse o me proprósito. Acredito que eles têm grandes possibilidades de dar aulas de espanhol. Recomendo ler este artigos em especial, mas acredito que todas as dicas que deixei no blog podem ser de grande ajuda:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2013/08/dicas-para-comecar-dar-aulas-de-espanhol.html
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-comecar-uma-carreira-como.html

    Se moram em SP este pode ser bom:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2015/08/lista-de-e-mails-de-escolas-de-idioma.html

    Lamentavelmente eu não resido mais no Brasil, nem dou aula de espanhol, motivo pelo qual o blog não tem sido mais atualizado, mas me deixa muito satisfeita que meu trabalho continue ajudando muita gente. Muita sorte para seus amigos. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá.. primeiramente parabéns pelo blog.. muito legal.
    Eu tenho umas dúvidas rsrs.
    Sou professora de espanhol para alunos do ensino fundamental.
    Não fiz nenhum curso. Morei 12 anos na Espanha e agora estou no Brasil dando aula em uma escola particular.
    Queria saber se preciso fazer uma faculdade ou somente aquela prova DELE. Na verdade não sei como funciona muito esse DELE. Desde já agradeco!! :)

    ResponderExcluir
  32. Olá, bom dia. Posso lecionar espanhol em escola de idiomas somente com a conclusão do curso livre no idioma (CCAA - 5 anos atrás)? Estou no último ano da graduação em Pedagogia.

    ResponderExcluir
  33. Lourdes Maria Esquivel11 de janeiro de 2017 às 08:41

    Oi, tudo bem? Eu moro a 11 anos no Brasil, me formei em pedagogia, e quero dar aula em espanhol, já dei aula numa escola particular, gostei, mas me falta muita prática, gostaria muito de voltar a dar aulas em espanhol, queria mais dicas tuas.

    ResponderExcluir
  34. Olá, qual livro didático você indica para aulas particulares?

    ResponderExcluir
  35. Hola Grether, enhorabuena por tu blog soy brasileño, vivo en málaga a 14 año tengo en mente volver a brasil en un u dos años, me estoy preparando para el DELE C2(me siento capacitado para aprobarlo,bueno ley por ahí que con el B2 es suficiente para enseñar español en brasil) y luego tengo pensado hacer un curso de instructor y una licenciatura on-line en letras castellana, quería saber tu opinión se ese camino que quiero seguir seria una buena opción para empezar me odisea en los estudios de la enseñanza de la lengua castellana. y que me recomiendas para seguir estudiando?
    gracias un saludo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola colega,

      me parece excelente tu plan. Posteriormente puedes hacer una maestría, luego un doctorado y finalmente un postdoctorado. Puedes ganar becas en otros países....

      Excluir
  36. Hola Grether: mi nombre es Yeniel vi en el ejemplo que pusiste de currículum que eres cubana, me dio mucha alegria, tambien sou cubano, llevo algun tiempo aqui em Brasil en Santo André. Sp, y tambien quiero comenzar en este mundo de profesor de español pero soy formado en medicina. Necesito Ayuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Yeniel, yo vivía en Santo André antes de mudarme para USA, muy tranquilo, saudade. Todo lo que te pudiera decir están en este post y en los links relacionados al final del mismo. Si piensas permanecer en este mundo de la enseñanza de idiomas, te recomiendo intentar conseguir una plaza en un colegio o universidad, escuelas de idiomas son inestables. Si eres bueno haciendo relaciones, con el tiempo y la fama puedes trabajar para ti mismo. Para colegio y universidad tienes que tener graduación, pero para escuelas de idiomas apenas hablar español. Manda un currículo "con alguna mentirilla", no sé, que diste aula de español para extranjeros en Cuba. Te dejo una lista de los correos de las escuelas de idioma de SP. Te recomiendo ver los post de mi blog, te van a ser muy útiles. Para estudiar la lengua busca en google "gramática español", "Bomespanhol.com.br", "profesores de español", "libros de español pdf", te va a aparecer mucha útil. Bueno amigo, te deseo mucha suerte, cualquier duda, estamos para ayudarnos. Pero mi más fuerte recomendación es que valides tu título de medicina si es lo que te gusta, económicamente va a ser mucho mejor. Un abrazo!

      santoandrecentro@ccaa.com.br
      vilamariana@cna.com.br
      republica@cna.com.br
      vilaprudente@cna.com.br
      mooca@cna.com.br
      conceicaosp@cna.com.br
      cambuci@cna.com.br
      carrao@cna.com.br
      tatuape@yazigi.com
      jesus@yazigi.com
      vila_prudente@yazigi.com
      fiskpenha@fisk.com.br
      fisksaude@fisk.com.br
      ama@cellep.com
      vila@cellep.com
      pac@cellep.com
      pal@cellep.com
      tat@cellep.com
      mar@cellep.com
      brg@cellep.com
      and@cellep.com
      vilaolimpia@cellep.com
      sp-liberdade@skill.com.br
      ipiranga@skill.com.br
      stoamaro@sevenidiomas.com.br
      vilamariana@sevenidiomas.com.br
      mooca@sevenidiomas.com.br
      augusta@sevenidiomas.com.br
      sbcrudge@skill.com.br
      sbchollywood@skill.com.br
      stoandre@sevenidiomas.com.br
      secretaria.aclimacao@sevenidiomas.com.br
      saocaetano@skill.com.br
      pqnoratorio@skill.com.br
      wizardsjclimaco@uol.com.br
      spsacoman@wizard.com.br
      sbccentro@skill.com.br
      anarosa@skill.com.br
      spconsolacao@skill.com.br
      spliberdade@wizard.com.br
      spmooca@wizard.com.br
      america@sevenidiomas.com.br
      ipiranga@wizardsp.com.br
      scaetanosul-vlgerty@wizard.com.br
      fiskjabaquara@fisk.com.br
      fiskipiranga@fisk.com.br
      higienopolis.sp@escolasfisk.com.br
      analiafranco.sp@escolasfisk.com.br
      aclimacao.sp@escolasfisk.com.br
      wizard.sa@globo.com
      santoandrepqnacoes@wizard.com.br
      stoandrevilabastos@wizard.com.br
      santoandre@wizard.com.br
      wizard.santoandre@uol.com.br
      stoandreutinga@wizard.com.br
      stoandrevilapires@wizard.com.br
      stoandrevilaassuncao@wizard.com.br
      santoandrestaterezinha@wizard.com.br
      saocaetanodosul-centro@wizard.com.br
      fiskstoandre3@fisk.com.br
      cassiawm@yazigi.com
      liberdade@cna.com.br
      saude@ccaa.com.br
      vilamariana@ccaa.com.br
      tatuape@sevenidiomas.com.br
      sacoma.sp@escolasfisk.com.br
      fiskvmariana@fisk.com.br
      roliveira@yazigi.com
      mooca@yazigi.com
      republica@yazigi.com
      spmooca@skill.com.br

      Excluir
  37. Buenas noches, Srta. Grether,

    Muy interesante su blog sobre como emprender autonomamente en la educacion del espanol. Queria solicitarle informaciones sobre como ser o que proceso seguir para poder ser profesor de Lengua Espanola en una escuela particular (privada). Revise mucho por la internet y existe una revalidacion de titulos para extrageros (MEC) que parece ser obligatoria para nosotros. Supongo que adicionalmente tambien la escuela pueda solicitar otros documentos para poder empeza a dar clases, eso dependera de cada escuela. En resumen, puede orientarme sobre que requisitos pueden estar solicitando para por ejemplo dar clases en Ensino Medio o Fundamental.

    Gracias,
    Sr. LLAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola colega,

      realmente estoy desconectada del asunto, hace casi 4 años que no vivo en Brasil. En la época yo era estudiante de Pedagogía y trabajé en un colegio particular como profesora de español de todos los grupos, pero fue por recomendación de la dueña de la escuela de idiomas en la que trabajaba. En Brasil hay mucho relajo, una cosa es lo que debería ser y otra lo que realmente es. Lamento no poder ayudarte más en este asunto. Espero que todo te salga bien. Saluditos!

      Excluir
  38. Olá ! Gostei muito de sua matéria e me encheu de coragem ! Vou voltar ao estudo de espanhol e tentar conseguir o certificado DELE. Sempre sonhei em ser professor de espanhol e decidi que chegou a hora de lutar por esse sonho. Me fale uma coisa, para eu poder dar aula em escola de idiomas, qual certificado eu preciso obter (DELE)? Se eu fizer o B2 com seguirei dar aula? Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  39. Hola Éddy, en la mayoría de las escuelas de idioma no te piden ningún certificado, solo tienes que hacer una prueba escrita (de gramática y comprensión de textos) y una oral para demostar tu dominio de la lengua. Si es tu sueño, corre atrás, mucha suerte.

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!