Adsense-Top

sábado, 3 de agosto de 2013

Atividade sobre presente de subjuntivo: curta-metragem "Qué te den por culo".

Olá colegas!

Vou deixar uma atividade para trabalhar presente de subjuntivo. Como pre-requisito os alunos já devem ter certo domínio deste tempo verbal. Esta atividade está direcionada a praticar um de seus usos: dar conselhos.

Como temas paralelos estão as relações entre casais, quais os principais motivos de brigas e como evitá-los seguindo alguns conselhos. Também apresento alguns regionalismos espanhóis. Fiz um power-point que servirá de guia. Segue um passo a passo.



Passo a Passo

1. Pergunte para seus alunos quais acreditam que sejam os principais motivos de briga dos casais. No terceiro slide há alguns exemplos que podem conferir depois dos alunos ter dito alguns.


2. Convide aos alunos a prestar atenção nas palavras do slide 4 e assistam o curta-metragem completa. Pode pedir que anotem aquelas palavras que não compreendam.

3. Pergunte o motivo da briga do casal do curta-metragem. A resposta de forma geral deve ser: "tonterías" e responda às dudas de vocabulário que possam surgir.

4. Passe a fazer a atividade relacionada às palavras que os alunos deviam prestar atenção.

5. Faça as perguntas do slide 17 e divida os conselhos do slide 18 entre eles para que formem frases seguindo a orientação que está lá. Os alunos vão a usar o presente do subjuntivo porque a estrutura lhes obriga, caso que algum faça o conselho errado, corrija sutilmente.

6. Apresente a estrutura para expressar conselhos e passem a praticar com as imagens que começam no slide 21.

             

2 comentários:

  1. Hola! me parece muy buena la actividad, solo encuentro un detalle muy importante: El título !! " que te den por culo" es una terrible ofensa de tono sexual en español! supongo que has querido introducir una expresión del tipo "dormir espalda con espalda" que es lo que se utiliza cuando estas enojado con tu pareja. Pero la otra expresión no la recomiendo para nada ya que refiere directamente a algo sexual (em português seriaomesmo que dizer dar pelo cú...)

    ResponderExcluir
  2. Hola Carla, Agradezo la sugerencia, ese es el nombre del corto, no se lo puedo cambiar, cada profesor debe decidir si puede o no llevar la actividad a sala de aula, no es con todo tipo de alumno que se puede usar. Independientemente de todo, me gusta mostrarle a mis alumnos el mundo real, pero sé que obviamente no debo usarla con adolescente e incluso con algunos adultos "moralmente más cerrados". Un abrazo!

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!