sábado, 20 de julho de 2013

Como usar os passados em espanhol? - Os marcadores temporais.

Olá Colegas!

Chega um momento do curso que os alunos ficam confusos porque já aprenderam os quatro passados do modo indicativo e não conseguem saber quando usar cada um deles. Essa confusão é menor quando ao ensinar cada passado você explica de forma clara. Para explicar de forma clara você deve saber onde estão esses tempos em uma linha reta. É importante destacar que a fala não é linhal, este é somente um recurso para ajudar a entender. Também deve saber qual é o uso principal de cada tempo.


Junto com a linha do tempo e a seguinte imagem fica bem claro o uso de cada tempo.

Nessa imagem está faltando o Pretérito Pluscuamperfecto que se usa, como podem observar na linha, para falar de ações passadas anteriores a outras ações passadas.


Cuando comenzó a llover (ação2) ya había salido. (ação1)

Outro aspeto que ajuda são os marcadores temporais, porém nem sempre estão presente para nos apoiar. Cada tempo tem marcadores que exigem seu uso. Seguem alguns:
Exemplos:
1. Hoy he salido con Paco.
2. Esta semana he estudiado mucho.
3. Aún no he hecho la comida.


Exemplos:
1. Ayer salí con Paco.
2. La semana pasada estudié mucho.
3. Anoche hice la comida.

Exemplos:
1. Antes salía con Paco.
2. Todas las semanas estudiaba mucho.
3. Antes hacía la comida.

Resumindo, no momento de ensinar você deve ter três aspetos em mente: o tempo na linha, o uso principal do tempo e os marcadores temporais que lhe acompanham. Trabalhe sempre com os marcadores até os alunos dominarem os usos dos tempos.

Há uma coisa que quero destacar com relação ao Pretérito Indefinido e o Pretérito Perfecto. Se ha um marcador temporal o aluno deve  usar o tempo que lhe corresponde a esse marcador, porém sabemos que em América não é assim, nós usamos o Pretérito Indefinido com os marcadores do Pretérito Perfecto. Exemplo: Hoy vi a tu abuela. É importante dizer para o aluno que deve respeitar o tempo que o marcador assinala. No caso de não haver marcador, pode usar o tempo mais coerente segundo o contexto. Também é bom esclarecer o que acontece nos países hispano-americanos porque se escutarem em algum filme um "Hoy compré unos zapatos.", por exemplo, fica como que você ensinou errado.

Talvez para alguns não ficou claro o que é um marcador de tempo inacabado e acabado. Observe:

1.  Acabado: significa que já passou. Exemplo: quando você diz "ontem" significa que o dia acabou.

2. Inacabado: é o contrário, o tempo não acabou. Quando você diz "hoje" significa que o dia ainda não acabou.

Para baixar as imagens em tamanho original clique nelas.

Isso é tudo, boas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!