segunda-feira, 20 de maio de 2013

"La vida es puro teatro": projeto de língua espanhola

Nosso post de hoje está dedicado especialmente aos professores de colégio (ensino fundamental e ensino médio). 

Já trabalhei em colégio, todo semestre tinha que entregar o bendito projeto e sei como é difícil criá-lo e desenvolvê-lo, esta segunda parte, em minha opinião, é a mais difícil. Vou compartilhar com vocês como elaborar um projeto educativo ou pedagógico como também é conhecido. 

Minha primeira perguntinha é: "Você realmente já sabe o que é um projeto?" Se ainda não sabe é esse o primeiro passo.

Podemos definir um projeto como um esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, para criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, e uma sequência de atividades relacionadas.

Minha segunda perguntinha é: "Você sabe quais são as etapas de um projeto?" Se não sabe é esse o segundo passo. Existem muitos tipos de projetos, com etapas diferentes, eu vou deixar as etapas que eu seguia:

1. Definir o tema.

2. Definir o título do projeto e fazer uma breve introdução.

3. Definir o objetivo geral (é o ponto aonde se quer chegar através da execução do projeto. Deve-se estabelecer apenas um.) e os objetivos específicos (são operacionais e correspondem ao que se pretende  pôr em prática através do projeto; definem as ações que serão executadas para se chegar ao objetivo geral.  Pode-se traçar vários objetivos específicos. São construídos, assim como o objetivo geral, com frases que começam com verbos no infinitivo).

4. Justificar o projeto (qual a importância do projeto? Por que ele deve existir? Quais as habilidades ou competências que vai desenvolver nos alunos?).

5. Definir as atividades (as atividades são as tarefas, as  ações que devem ser desenvolvidas para se alcançar os objetivos específicos).

6. Definir la metodologia (os  objetivos  são o ponto  de  chegada,  a  metodologia  é  justamente o caminho que se percorre para chegar aos objetivos, está estreitamente ligada às atividades.)

7. Fazer o cronograma de atividades e a lista de recursos (é  preciso  determinar  quanto  tempo  cada  atividade  requer  para  ser  executada;  é  preciso  definir  quando  as  atividades serão realizadas. Pode-se montar um quadro com as atividades de um lado e os meses (ou semanas)  de outro, marcando-se com um "X" quando serão realizadas).

8. Acompanhamento, avaliação e disseminação (é acompanhar o desempenho dos alunos assim como ter em mente a forma de avaliação do projeto, como saber se os objetivos foram alcançados e quais  outros possíveis pontos positivos, além da avaliação constante, durante todo o processo, para uma mudança de  rumo, se necessário e por último a divulgação do projeto).

9. Finalização (relatório de resultado).

Agora que já todos sabemos o que é um projeto e as etapas que abarca vou deixar um exemplo para que lhes sirva de guia.

Passo a Passo

1. Tema: "Federico García Lorca y el teatro".

2. Título: "La vida es puro teatro".

3. Objetivo geral: Demonstrar a vigência dos temas teatrais da primeira metade do século XX nos dias atuais a través de três grandes peças do conhecido escritor espanhol Federico García Lorca. 

4. Objetivos específicos: 

- Desenvolver o gosto pela literatura e os costumes espanholes mediante pequenas rodas de leituras guiadas pelo professor.

- Identificar os problemas das personagens daquela época e fazer uma comparação com os problemas comuns que nós temos no dia a dia.

- Identificar e debater quais eram as críticas que fazia o autor à sociedade daquela época e compará-la com a época atual.

- Fazer uma adaptação das obras para os dias atuais mediante uma dramatização.

5. Justificar o projeto: com este projeto se pretende dotar aos alunos das competências necessárias para compreender e analisar obras magistrais de tal forma que consigam identificar as críticas do autor e compará-las com os problemas atuais. Por outro lado, valoriza-se também a importância das atividades em grupo e a criatividade.

6. Definir as atividades:

- Pesquisa dos alunos sobre a vida e obra do autor.

- Rodas de leituras em grupos de 10 minutos seguidas de um debate de mais 10 minutos da obra selecionada.

- Elaboração de um mural com as caraterísticas físicas e da personalidade das personagens.

- Elaboração de um roteiro com a adaptação da obra.

- Apresentação das obra.

- Divulgar as fotos e vídeos da obra.

7. Definir la metodologia: primeiramente serão selecionadas as obras, em nosso caso seriam: "La casa de Bernarda Alba", "Bodas de sangre" e "Yerma". Estas obras serão distribuídas para as equipes. 

Posteriormente será apresentado o autor, os alunos deverão fazer uma pesquisa de sua obra assim como da época em que viveu. Serão entregue aos alunos uma cópia da obra para eles ler em casa. Durante um mês se farão leituras em grupo, depois cada grupo vai contar uma parte de sua obra e explicar quais as caraterísticas da época assim como os problemas das personagens. 

Após de ler as obras, os alunos vão fazer um mural com a descrição das personagens e finalmente vão criar um roteiro, terão outro mês para ensaios e finalmente a obra será apresentada no teatro com todos os grupos juntos. Todos os materiais como as fotos e vídeos serão divulgadas no site da escola.

8. Cronograma de atividades:


8.1 Lista de Recursos: fotocopia das obras para cada aluno, folhas, etc. 

9. Acompanhamento, avaliação e disseminação: você vai ir acompanhado o trabalho dos alunos em cada aula, segundo o desempenho e a participação você vai dando uma avaliação. Depois da obra ser apresentada publique no mural da escola o no site as fotos ou vídeos das obras.

10. Finalização: depois de ter desenvolvido este projeto durante três produtivos meses, os alunos perceberam que a vida é um teatro, uma constante encenação, que alguns dos problemas do século XX ainda seguem presente nos dias de hoje. Os alunos se apropriaram de conhecimentos culturais e linguístico mediate as três grande obras do reconhecido autor Federico García Lorca. Os estudantes praticaram o trabalho em grupo e demonstraram grande criatividade na adaptação das obras.

Lista de temas para projetos pedagógicos:

1. Elaboração de uma revista sobre um país de fala hispana.

2. Elaboração de Comics sobre diversos temas.

3. Elaboração de maquetas (zoo, cidade hispana, etc.)

4. Elaboração de vídeos sobre determinados temas gramaticais, de vocabulário o culturais.

5. Elaboração de um jornal hispano (fazer os artigos).

Bom, isso é tudo. Não é grande coisa, um projeto real leva mais descrição, atividades, etc. Mas esse pode servir de base.

Boas aulas!

3 comentários:

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!