Adsense-Top

sábado, 25 de maio de 2013

Dicas para dar aula de espanhol por Skype

Olá colegas!

É possível que já tenham escutado falar das famosas aulas de idioma por Skype e que muitos de vocês já usem este recurso, mas também é possível que alguns tenham dúvidas de como funciona esta modalidade de ensino.

Skype é um programa que nos permite compartilhar arquivos de texto e áudio, fazer videoconferências com uma o mais pessoas, ver aquilo que a pessoa que fala com você está fazendo, etc.

Essas caraterísticas fazem dele uma ferramenta de trabalho maravilhosa que nos permite ter aula dinâmicas  divertidas e de alta qualidade.

A vida agitada das pessoas, as facilidades que a tecnologia nos proporciona e o gosto dos usuários atuais pela internet, fazem das aulas por Skype uma possibilidade muito atrativa para o aluno aprender uma nova língua e uma nova alternativa para nós aumentar nossa renda.
Não é segredo que o número de aulas de qualquer professor de línguas é limitado por diversos motivos: todos querem estudar no mesmo horário, você não consegue se locomover de um lugar a outro com tanta rapidez, etc. Com as aulas por Skype você pode aumentar consideravelmente o número de horas de trabalho e ter os seguintes benefícios:

- Alunos de qualquer parte do mundo. Se seus alunos não forem do Brasil você pode usar para o pagamento Paypal.

- Economizar tempo, transporte, roupa, sapatos, etc. Ademais, usar o programa é GRÁTIS, você não paga nada e seu aluno tampouco, investimento zero.

- Trabalhar na comodidade de sua casa.

- Ter uma aula detrás da outra porque não precisa se deslocar. Recomendo deixar intervalos de dez minutos entre um aluno e outro, geralmente a conversa não termina no horário estipulado.

Quando pensei na possibilidade de dar aula por Skype comecei procurar informação, mas não encontrei nada de qualidade, desafortunadamente as pessoas não gostam de compartilhar aquilo que sabem por medo da concorrência. Tive que aprender sozinha, mas deu certo e quero deixar algumas dicas para quem quiser se iniciar nesta aventura não comece de zero.

Lista do que precisa para dar aula por Skype:

1. Você e seu aluno precisam de um computador com webcam e ambos devem saber usar Skype.


2. Fones de ouvido com microfone.

3. Internet.

Como usar e instalar o Skype?

É muito fácil. Eu vou deixar o melhor vídeo que eu encontrei, porém, como já disse, eu aprendi sozinha  "cacharreando" o programa e pratiquei muito com meu marido. Recomendo instalar o programa e ir testando os recursos que oferece com algum familiar ou amigo.



Dicas para dar aula por Skype

1. Vestir-se adequadamente: trabalhar em casa não significa ficar desarrumado. Coloque uma roupa própria para dar aula, penteie seu cabelo, se é mulher use brincos e uma maquiagem leve.


2. Ambiente de trabalho: seu local de trabalho é o reflexo do que você é. Antes de começar as aulas verifique que tudo esteja organizado, garanta uma boa imagem de fundo: livreiro, quadro, cortinhas ou simplesmente uma parede.

3. Verificar os recursos: cinco minutos antes verifique se tudo funciona: câmara, fones de ouvido, os materiais que você vai usar, etc. É muito chato o aluno ter que esperar porque geralmente eles só têm essa hora para dar a aula. Problemas podem existir, com a tecnologia nunca se sabe, mas tente diminuir as possibilidades, pelo menos de sua parte.

4. Materiais: envie com antecedência para o aluno os materiais que serão usados, se possível na ordem que você vai usá-los, isto economiza tempo e evita que você se atrapalhe.

5. Fones de ouvido: use fones de ouvido com microfone, lembre que não deixa de ser uma ligação, com os fones e o microfone você garante que o aluno receba o som com uma qualidade maior.

6. Olhar para a câmara: quando você dá aula em uma sala você mantém o contato visual com o aluno, para manter o contato visual por Skype você  precisa olhar para a câmara. Em um início vai ser difícil pois estamos acostumados a olhar para a tela, mas com o tempo você vai pegar o jeito.

7. Voz: precisa praticar muito o tom de sua voz, você pode estar falando muito alto ou muito baixo. Verifique sempre com o aluno se lhe está escutando bem. Fale devagar, pronuncie as palavras corretamente e não fique nervoso, pense que está em sala de aula.

8. Iluminação: recomendo não ficar em um lugar muito escuro, agrede a visão do aluno, as vezes há alunos que ficam em lugares um pouco escuros e no decorrer da aula eu vou pegando uma leve dor de cabeça.

9. Arquivos: tente ter aberto somente aquilo que está usando, terminou de usar, feche, isto evita lentidão no computador e que este se bloqueie.

10. Conselho: comece já, não perca tempo nem dinheiro. Se não sabe inglês faça um curso, há milhares de alunos pelo mundo querendo aprender espanhol, você só precisa saber um pouco de inglês.

Teria gostado de fazer um tutorial de como mexer no Skype porque realmente não há nada de qualidade na internet, pelo menos eu não encontrei, mas minhas habilidades nesse tema não são boas.

Espero que as dicas ajudem um pouco e que você consiga muitos alunos.
Boas aulas!

7 comentários:

  1. Parabéns professora. Pela sua atitude de compartilhar conhecimentos sempre irá ter sucesso! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar. :-)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!! Como começar a dar aulas de espanhol!! Não sei como dar o primeiro passo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Alejandrina. Este artículo creo que te será muy útil: https://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2013/08/dicas-para-comecar-dar-aulas-de-espanhol.html

      Excluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!