Adsense-Top

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Comics: diferença entre o Pretérito Indefinido e o Pretérito Imperfecto em espanhol

As histórias em quadrinho, com ou sem texto, são uma ferramenta muito valiosa para nossas aulas. Neste artigo vou compartilhar uma atividade na que uso uma história em quadrinhos para trabalhar as diferenças entre o Pretérito Indefinido e o Pretérito Imperfecto em espanhol. Como pre-requisito os alunos devem conhecer os dois tempos. Esta atividade é para estudantes avançados. Espero que seja de ajuda!




Passo a Passo
1. Divido o grupo em duas equipes e entrego a seguinte imagem:


2. Peço para eles criar uma história se baseando nas vinhetas e usando os passados. Depois cada equipe compartilha sua história.
3. Entrego a seguinte história de forma desordenada para eles ordenar:

4. Depois deles ordená-la peço para prestar atenção nos verbos em azul e verde. Lembro que o verde representa o Pretérito Indefinido, este tempo faz avançar a história e que o azul representa o Pretérito Imperfecto, este último detém a história para descrever em passado.
5. Como é um tema polêmico, peço para opinar sobre o assunto (yo pienso, yo creo, yo opino, me parece, no estoy de acuerdo con, etc.) e se colocar no lugar das personagens, assim lembramos expressões como: si yo fuera ella, yo en su lugar, yo que ella. Dependendo do grupo dou um rol a cada aluno para interpretar.
Lembre que para baixar as imagens em tamanho original precisa fazer click nelas.

Boas aulas! 

6 comentários:

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!