sábado, 19 de julho de 2014

Dicas para identificar se uma atividade de espanhol é "boa" para nossa aula

Olá colegas!

Muitas vezes, quando usamos atividades que foram elaboradas por outras pessoas nos perguntamos se são "boas" ou não. De forma geral, não existe uma atividade boa ou má, existem atividades que não se ajustam a nossos objetivos. Porém sim existem atividades de má qualidades isto é, com erros ortográficos ou de portunhol.

Quero compartilhar hoje algumas coisas que temos que avaliar quando selecionamos uma atividade para levar à sala de aula.

Aspetos a ter presentes quando selecionamos uma atividade pronta:

Cumpre com os objetivos da minha aula: este é o primeiro ponto, se o objetivo é praticar o pretérito indefinido não podemos levar uma música porque é linda, esta deve contribuir de alguma forma com aquilo que queremos que nosso aluno saiba ao final da aula.

Número de alunos: há atividades excelentes, porém inviáveis segundo o número de alunos que tenhamos na sala de aula. Existem atividades que precisam ser em duplas, outras podem ser em grupos pequenos e muitas são individuais. Se você levar um jogo de tabuleiro para uma aula com 20 alunos a atividade será um fracaso, essa atividade provavelmente foi desenhada para quatro pessoas.

Qualidade da atividade: revise a atividade bem, analise se não tem erros, se for o caso e a atividade estiver boa, você pode corregir os erros e usá-la na aula.

Nível dos alunos: não podemos levar atividades por levar, se usamos uma atividade muito complexa para o nível do aluno este vai se sentir frustrado, acontece a mesma coisa se for muito simples.

Caraterísticas do grupo: se seus alunos são muito sérios, não gostam de jogos, evite este tipo de atividades, analise o perfil de cada grupo antes de usar uma atividade X.

Tempo da atividade: atividades muito demoradas costumam dar errado, o aluno perde o foco, tente que uma mesma atividade não demore mais de 10 minutos. Por exemplo, você pode trabalhar com uma mesma música por uma hora, mas usando atividades diferentes.

Com certeza há mais fatores, esses são os que lembro agora mesmo, se você souber de outros, compartilhe.


Boas aulas!

2 comentários:

  1. Oi Gretter . Estou pensando em trabalhar as cores em espanhol. Voce teria sugestoes de jogos ou brincadeiras que se possa fazer ? Na escola onde trabalho o ensino de lingua estrangeira se faz atraves de conversas com as criancas e dinamicas ou jogos ate a terceira serie, so na quarta serie que as criancas comecam a escrever ou let em outra lingua . abraco, Ina

    ResponderExcluir
  2. Olá Ina:

    Seguem alguns links com atividades que podem ser de ajuda:

    http://www.conmishijos.com/tareas-escolares/matematicas/ejercicios-para-aprender-los-colores-para-ninos-por-edades/

    http://www.mec.es/sgci/ru/es/publicaciones/color.pdf

    http://www.justolamas.com/lessons/concert/de_colores_justo_lamas.pdf

    http://www.primeraescuela.com/themesp/cp_colores.htm

    http://www.profedeele.es/2014/05/actividad-colores-vocabulario.html

    Abraço!

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!