Adsense-Top

segunda-feira, 17 de março de 2014

Atividades de espanhol ELE - tiras de Mafalda

Olá colegas!

Já tinha feito um artigo sobre as diferentes formas de trabalhar com tiras cômicas, mas hoje, com a solicitação de uma colega, achei interessante criar um artigo que recopilasse a maior quantidade de atividades relacionadas à figura de Mafalda.

Por que Mafalda? Porque ela é uma personagem popular, todos gostam e porque suas tiras são ideais para trabalhar aspetos léxicos, gramaticais e culturais.

Espero que o conjunto de atividades seja de muita ajuda. Antes gostaria de deixar uns links de alguns sites com tiras de Mafalda que podem servir para que você crie suas próprias atividades.


Atividade # 1

Esta, mas que uma atividade é um PDF que apresenta cada um das personagens das tiras de Mafalda e recopila algumas tiras. Para baixá-las clique aqui.

Atividade # 2 

Nome: Dime cómo hablás e te diré de dónde sos. Esta atividade tem como objetivo principal diferenciar o "tuteo" do "voseo". Para baixá-la clique aqui

Atividade # 3

Nome: Mafalda y sus amigos. Tem como objetivo a compreensão oral e a produção escrita. Gramaticalmente se centra nos verbos "ser" e "estar". Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 4

Nome: Pretérito indefinido con Mafalda. Tem como principal objetivo a conjugação de verbos em pretérito indefinido. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 5 

Nome: El secreto de sus ojos. Esta atividade explora uma corto-metragem, mas relaciona a Mafalda com um dos temas tratados. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 6

Nome: El mundo de Mafalda. Tem como objetivo principal o presente de subjuntivo. Expressar hipóteses e dúvidas. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 7 

Nome: Vamos a cambiar el mundo. Tem como objetivo principal expressar futuro com "ir + a + infinitivo". Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 8

Nome: Variedades del español. Tem atividades diversas. Para baixá-las clique aqui.

Atividade # 9

Nome: Mafalda y Susanita. Diferencias y parecidos. Tem como objetivo principal os comparativos. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 10

Nome: Mafalda. Tem como objetivo principal apresentar a personagem aos alunos. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 11

Nome: Película de Mafalda. Não são atividades, são pedaços do filme de Mafalda relacionados à escola e à educação. Para baixá-los clique aqui.

Atividade # 12

Nome: Ejercicio de repaso. Tem como objetivo a interpretação de texto usando uma tira de Mafalda. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 13

Nome: Ejercicios sobre elementos comunicativos. Tem como objetivo a interpretação de textos usando tiras de Mafalda. Para baixá-la clique aqui.

Atividade # 14

Nome: La comunicación oral: Tem como objetivo a compreensão de textos usando tiras de Mafalda e outras personagens. Para baixá-la clique aqui

Atividade # 15

Nome: 10 expresiones de Mafalda que inspiran propósitos cotidianos. Não é uma atividades, mas são frases que podemos levar para interpretar, no site já está qual a mensagem de cada frase. Para baixá-la clique aqui.

Boas aulas!

12 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar conosco suas atividades

    ResponderExcluir
  2. Muchas gracias por compartir tu trabajo. Me ha sido muy útil.

    Saludos, desde Brasil.

    Profª Agnes Valdés

    ResponderExcluir
  3. Olá, a atividade 7 não está funcionando para baixar. Poderia subi-la outra vez? Obrigada :}

    ResponderExcluir
  4. Hola Juliana,

    Yo coloqué los links de las actividades, seguramente la página de la actividad 7 está con error o dejó de existir. Yo realmente no tengo la actividad en PDF. Lamento no poder ayudarte.

    Abrazo!

    ResponderExcluir
  5. No consigo bajar nada!
    Rosangela leal Email-lealidig@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você deve estar com problemas no seu computador. Saludos.

      Excluir
    2. olá ! preciso fazer um trabalho em espanhol, e não estou conseguindo quem poder me ajudar, eu agradeço. O trabalho é o seguinte :Escriba un texto contando sobre una semana de trabajo de una secretaria tú debres utilizar los verbos en presente indicativo regulares (1ª O 2ª P. DE SINGULAR ) LOS VOCABULARIOS DEL DIA DE LA SEMANA Y MESES DE AÑO

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. olá estou buscando atividades ou jogos usando o verbo gustar no plural e singular, se alguem puder em ajudar agradeço muito...

    ResponderExcluir
  8. olá estou buscando atividades ou jogos que usem o verbo gustar no singular e plural...por favor alguem me indique algo...

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!