Adsense-Top

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre o diploma DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

Olá colegas!

Muitos me escrevem diariamente perguntando sobre o DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), assim que decidi fazer um artigo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a prova. Antes gostaria de dar um pequeno conselho: se você vai se apresentar, faça um curso preparatório para que não jogue o dinheiro fora. O espanhol não é tão fácil quanto parece, e as provas sempre têm pegadinhas.

O que é o DELE?

O DELE é um diploma que certifica o grau de domínio que uma pessoa (não nativa) tem do idioma espanhol. 

Quem pode fazer este exame?

Qualquer pessoa que não seja nativa da língua espanhola. Estudantes brasileiros de escolas de idiomas ou de Letras Espanhol, pessoa que moraram no exterior e aprenderam a língua ou mesmo se você aprendeu de forma autônoma na sua casa. É uma prova para demonstrar aquilo que você realmente sabe.

Quem aplica a prova?

O Instituto Miguel de Cervantes organiza as convocatória. A prova é elaborada e corregida pela Universidade de Salamanca na Espanha e o diploma é diferido pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

Quais os níveis da prova?

Os certificados estão divididos em seis níveis:

Diploma de espanhol nível A1: o aluno deve comprovar competências lingüísticas suficientes para compreender e usar expressões do dia a dia encaminhadas a satisfazer as necessidades imediatas. Pedir e dar informação básica sobre si mesmo, sobre sua vida diária e poder interagir com nativos que estejam dispostos a cooperar.

Diploma de espanhol nível A2: o aluno deve comprovar competências linguísticas suficientes para compreender e usar expressões do dia a dia encaminhadas a satisfazer as necessidades imediatas. Informações básicas sobre si mesmo, sobre sua família, fazer comprar, etc. Deve ser capaz de realizar intercâmbios comunicativos simples e diretos sobre assuntos conhecidos ou habituais. Descrever aspetos do passado e necessidades imediatas.

Diploma de espanhol nível B1: o aluno deve ser capaz de ler e entender textos pontuais (escritos e orais). Deve ser capaz de produzir textos simples sobre aspetos cotidianos assim como falar de planos, aspirações e expressar opiniões.

Diploma de espanhol nível B2: o aluno deve ser capaz de ler e entender textos (escritos e orais) complexos. A comunicação deve ser fluida, e deve produzir textos claros e detalhados sobre diversos temas.

Diploma de espanhol nível C1: o aluno deve desenvolver-se com soltura e processar uma ampla variedade de textos orais e escritos. Deve expressar-se de forma clara, espontânea e fluida, assim como elaborar textos complexos.

Diploma de espanhol nível C2: o aluno deve ser capaz de desenvolver-se em qualquer situação e compreender praticamente tudo o que se fala e ouve. Deve ter precisão semântica e gramatical. Deve ler, compreender e produzir textos complexos.

Em qual nível posso fazer a inscrição?

Em qualquer um. Você deve decidir em qual deles você está, fazer a inscrição nesse nível e apresentar-se à prova.

Quando posso fazer o exame?

Existem três convocatórias: maio, agosto e novembro. Para receber informação sobre as convocatórias informe-se em: bibsao@cervantes.es  

Como é o exame?

O exame tem as seguintes etapas:

- Compreensão de leitura (60 minutos)
- Expressão escrita (60 minutos)
- Compreensão auditiva (30 minutos)
- Gramática e vocabulário (60 minutos)
- Expressão oral (10 – 15 minutos)

Se você quiser ter conhecimento das inscrições, centros de aplicação e modelos da prova clique aqui.

Quais os livros que posso usar?

-        Las claves Del Nuevo ElE. Editora difusión. (do A1 ao C1)
-        El Cronómetro. Manual de preparación Del DELE. Editora EDINUMEN
-        Preparación al diploma de español. Editora Edelsa. (do A1 ao C2)
-        Dale AL DELE. Editora en Clave.

Onde me preparar?

Quase toda escola de idioma tem curso preparatório, também estão os professores particulares, porém nada como beber direto da fonte. Se seu objetivo é este exame, recomendo fazer o preparatório no Instituto Miguel de Cervantes. As chances de passar na prova serão maiores.


Isso é tudo por hoje.

2 comentários:

  1. O resultado sai em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  2. Olá colega!

    Essa é uma informação que pode variar. Recomendo perguntar diretamente à escola mediante este e-mail:

    bibsao@cervantes.es

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!