quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como dar aula de espanhol para crianças e adolescentes?

Olá colegas!

Essa é uma pergunta realmente ambiciosa que mesmo querendo não posso responder, porém frequentemente muitos colegas me solicitam orientação para trabalhar com crianças e adolescentes, assim que ainda que não possa deixar a fórmula mágica, pretendo, como sempre, deixar algumas dicas que facilitem o trabalho de todos.

Tenho lido em vários lugares e em diversas ocasiões que o melhor período para aprender uma língua é dos dois anos aos doze porque ainda não foram criadas as estruturas da língua materna, portanto é muito mais fácil assimilar coisas diferentes, isto é uma vantagem muito grande para o aluno e a primeira alerta vermelha para o professor.

Se meu aluno não sabe o que é um substantivo em sua língua materna como vai saber em espanhol? A resposta é simples: não vai. Nesta etapa o aluno têm a facilidade de desenvolver a língua espanhola de forma natural como ele faz com a materna. Todos os esforços do professor devem girar ao redor de ensinar-lhes a compreender e falar.

Ainda que dos dois aos doze anos seja a melhor etapa para aprender um segundo idioma, isto não significa que você possa ensinar igual para todos. Existe uma divisão que nos permite determinar como trabalhar com cada faixa etária.

1. De dois a seis anos
2. De seis a doze anos
3. De doze a dezesseis

Dicas para trabalhar com alunos de dois a seis anos 

Estes alunos aprende tocando e olhando, a visão e o tato são os sentidos que mais eles usam para captar informações do exterior. Eles desfrutam memorizando e reproduzindo músicas, texto rítmicos, pequenos poemas, trava-línguas e adivinhanças. Use muito jogos de memória, contos, imagens, músicas, etc.
Nesta faixa etária é recomendável trabalhar em coletivo, evite atividades individuais, use muito a repetição, os gestos e o tom da voz.

Com estes alunos você deve trabalhar maioritariamente vocabulário relacionado com o dia a dia deles: dias da semana, os cinco sentidos, a família, os animais, a escola, os materiais escolares, as roupas, as férias, etc.

As personagens dos desenhos que eles assistem são uma peça clave, geralmente existe a versão em espanhol e você pode encontrá-la em youtube, eles podem aprender os nomes das personagens em espanhol e de muitas outras coisas que surgem nas cenas, mas preste atenção, com colocar o desenho a criança não vai aprender sozinha, você precisa elaborar uma atividade que seja produtiva.

Lembre que a motivação deste alunos para aprender espanhol é poder participar dos jogos, das atividades e das músicas. As atividades devem ser curtas e variadas para prender o interesse deles

Dicas para trabalhar com alunos de seis a doze anos 

Esta fixa etária é bem similar à anterior, compreender e falar continua sendo o mais importante; os jogos, as músicas, as brincadeiras e os vídeos seguem sendo uma peça clave, mas a diferença da anterior, podemos aumentar o trabalho individual e em dupla, já podemos apresentar as primeiras palavras na forma escrita, sendo as palavras cruzadas e os caça palavras bons instrumentos, podemos adicionar os gibis, textos um pouquinho mais complexos. Podemos incorporar jogos on-line, e atividades que associem a imagem com a escrita, etc.


Os conteúdos seguem sendo os mesmo, o dia a dia dele com mais profundidade, sinônimos, antônimos, etc.
Use todos os espaços da sala de aula: paredes, chão, lousa, janelas...

Mais perto dos doze anos já pode introduzir os jogos de roles, interpretar peças de teatro simples...

Dicas para trabalhar com alunos de doze a dezesseis anos 

Esta é a idade da dor de cabeça, eles são adolescentes mais querem ser tratados como adultos, muitas vezes ficam apáticos frente aos jogos. Portanto recomendo o seguinte: use mais músicas de adolescentes, substitua os desenhos animados por séries, use jogos menos infantis. Repetir em grupo continua sendo fundamental, mas o trabalho em duplas ajuda a desenvolver habilidades comunicativas.


A diferença das faixas etárias anteriores, eles sentem curiosidade pelas culturas diferentes, sendo este o momento ideal para introduzir dados culturais, costumes dos povos, gírias, regionalismos, ditados populares...

A leitura em grupo ou individual também é uma boa alternativa para eles. Com eles já pode introduzir aspetos e estruturas gramaticais, mas tente fazer isto dentro de contextos, de forma divertida, com atividades que tenham sentido para eles. Encontrar e substituir erros é uma atividade muito boa nesta etapa.

Ótimo, já você sabe o que pode fazer em cada etapa, mas talvez você esteja pensando que não conhece muitos recursos para preparar as aulas, precisa de jogos imprimíveis, cartões, situações, etc.

Pensando em isso lhes preparei uma lista de recursos para estes alunos:

- 8 PDF com dinâmicas, atividades e jogos imprimíveis
- Lista de alguns sites com atividades
- Músicas infantis 1
- Músicas infantis 2
- Músicas infantis 3
- Leituras divididas por níveis 
- 47 obras de teatro infantis
- Obras de teatro para jovens
- Jogos imprimíveis
- Sitio com sugestões de atividades para crianças
- Materiais diversos para imprimir
- Jogos online
- Atividades com filmes para adolescentes

Acontece muito que a escola em que trabalhamos começa a dar aulas de espanhol para crianças e adolescentes e não têm ideia do livro que podem adotar, ficando baixo nossa responsabilidade selecionar um, a mesma coisa acontece se queremos dar aulas particulares, por isto também lhes separei uma lista de possíveis livros didáticos para crianças e adolescentes.

- Livros para crianças:
1. Clave de Sol da editora "En clave ELE" ( 10 a 13 anos)
2. Un. dos, tres, ¡ya! da editora "En clave ELE" ( 7 a 10 anos)
3. Recreo da editora "Santanilla" (6 a 12 anos)
4. ¡Vamos al circo! da editora "Difusión" (6 a 10 anos)
5. A la una, a las dos, a las tres da editora "Difusión" (8 a 11 anos)

- Livros para adolescentes
1. ¡Fiesta! da editora "En clave ELE" ( 13 a 15 anos)
2. ¡Arriba! da editora "Santanilla" (12 a 15 anos)
3. Ventana da editora "Santanilla" (12 a 15 anos)
4. Gente joven da editora "Difusión" (12 a 15 anos)

Isso é tudo por hoje, se você conhece outros recursos ou têm outras ideias compartilhe com seus colegas.

Boas aulas!


14 comentários:

  1. Oi,tudo bem?voce poderia me dizer os requisito necessários para lecionar lingua espanhola aí no brasil.Que tipos de títulos são exigidos?...Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniela!

    Depende da instituição. Em escola de idiomas e com alunos particulares você somente precisa dominar a língua espanhola, no caso de brasileiros que aprenderam espanhol como segunda língua podem exigir em algumas escolas o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).
    No caso dos colégios eles exigem licenciatura em letras e o Diploma DELE se a formação não for em espanhol ou licenciatura em Letras Espanhol.
    No caso de faculdades precisa de um mestrado além da formação em Letras Espanhol.
    Espero seja de ajuda. Fico à disposição....

    ResponderExcluir
  3. E o DELE,onde posso tirar esse odiploma? desculpa por minha falta de conhecimento,é que eu vivo na espanha a 10 anos,e estou pensando em voltar para o Brasil,eu tenho o titulo da escola oficial de idioma,tenho o grau Intermédio.

    ResponderExcluir
  4. A prova se faz no Instituto Miguel de Cervantes, há muitos no Brasil, mas acredito que na Espanha também deva haver.
    Você pode conferir todas as informações sobre a prova no site deles:
    http://diplomas.cervantes.es/informacion/modelos_examen_audios.html

    Qualquer coisa que precisar fico à inteira disposição!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada,Grether!...vou entrar na pagina e me informar direitinho. adorei a sua pagina.Boa Noite!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Nossa, muito obrigada!
      Estou dando aulas numa escola municipal que não tem nada, livro, dicionário, impressora, som, etc. Minha experiência é com jovens e adultos e agora com as crianças não está sendo fácil, além do comportamento agressivo, motivar os alunos sem nenhuma estrutura não é nada fácil. Adorei suas dicas!
      Abraços!

      Excluir
  7. Ola novamente!
    Estou sem palavras....o que mais posso dizer? Um grande obrigada é tão pouco...é mesmo nada, depois daquilo que ne ajudou!
    Estou encantada. Há semanas que ando a pesquisar e em boa hora vim ter a este magnifico blog.
    Realmente tinha razão, este link vale ouro para mim.
    Um grande Bem Haja!
    Muito, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. De nada Tania. Sempre que você precisar estou por aqui.

    ResponderExcluir
  9. olla td bem tenho um filho de 3 anos e ele não está conseguindo falar já estamos um ano morando na argentina e nada...... como posso ajudar...... tem alguma dica.....por favor.






    ResponderExcluir
  10. Viver, eu fiquei confusa. Seu filho fala português e não consegue falar espanhol? ou seu filho não consegue falar nenhuma das duas línguas? Se for a primeira tenha paciência, ele é muito pequeno e vai demorar para falar bem as duas línguas, porém logo vai falar as duas muito bem. Se for a segunda, consulte com o pediatra, ele já deveria falar pequenas frases. Qualquier dúvida fico à sua disposição.

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei a sua página.
    Estou com uma dificuldade: dou aula de espanhol particular e em uma escola de idiomas para adolescentes e adultos. Essa semana me fizeram uma oferta para ensinar em uma escola particular para crianças de 3 a 5 anos. O problema é que eles me disseram que tenho que elaborar o material didático e estou um pouco perdida quanto a isso. Já procurei aqui na net, mas até agora nada. Será que você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Hola Sany, me alegra que el blog sea de ayuda.

    Las clases las va a tener que elaborar tú, siempre guiándote por un plano de aula. Mira un ejemplo:
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/2011/10/muitos-professores-de-espanhol-se.html

    En este blog hay mucho material que puedes usar para elaborar tus clases.

    En este artículo tienes muchísimo material:
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/07/atividades-diversas-para-o-ensino-do.html

    Y creo que este otro artículo te va a ser muy útil:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com/search?q=8+pdf

    Un abrazo y mucha suerte.

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!