quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dicas para ajudar a nossos alunos a evitar o portunhol.

Olá colegas!

Ao baixar e analisar a imagem abaixo, vocês irão perceber alguns dos erros mais comuns de nossos alunos. Esses erros, maioritariamente, são transferência do português ao espanhol por serem línguas tão próximas.

Há mais de cinco anos que venho analisando diferentes formas de eliminar o portunhol entre meus alunos, em muitos casos consegui, em muitos não, mas nessa corrida percebi que há uma estrategia muito boa na que podemos nos auxiliar para eliminar o portunhol.


Para memorizar usos dos artigos, preposições, terminações dos tempos verbais, etc., nada melhor que encontrar o erro, corrigir o erro e explicar não somente o porquê de ser essa a resposta senão o porquê de não poder ser outra.

Grether, como eu faço isso? Eu já expliquei cem vezes para meus alunos as regras e eles não as memorizam, não sei mais o que fazer. - Calma colega, se o aluno no cria sua própria hipótese e seu próprio esquema, você pode  explicar cem vezes mais e ele continuará sem guardar as informações.

Primeiramente você deve identificar o problema de seu aluno. Em segundo lugar você vai selecionar um texto ou uma música e vai mudar a palavra certa por o erro que o aluno comete. Qualquer palavra? Não, se o aluno coloca "lo" no lugar de "el" você trocará no texto alguns dos artigos "el" por "lo". Depois você vai criar um esquema lógico que permita ao aluno lembrar a regra e por último você vai reforçar com exercícios.

Quando você chegar à sala de aula, entregue a atividade para os alunos e peça para encontrar e corrigir  os erros. Nunca escolha mais de três tipos de erros diferentes. Depois corrija em grupo e peça para explicar por que está errado e por que essa seria a resposta certa. Finalmente cheguem a uma conclusão. Por exemplo, no caso dos artigos seria que com substantivos sempre se usa "el" e nunca se usa "lo" e que "lo" se usa com "adjetivos, advérbios e particípios" quando funciona como artigo. Finalmente passem a realizar exercícios para praticar os usos. Acredite, funciona porque o próprio aluno identifica o erro e explica o porquê tantas vezes que não esquece nunca mais, como já disse em outros artigos, na repetição está o êxito.

Talvez a explicação não ficou muito clara, é por isso vou deixar uma atividade que exemplifica o que expliquei acima e que você pode baixar aqui.

Boas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!