Adsense-Top

sábado, 6 de julho de 2013

Atividades: pretérito indefinido - verbos regulares e irregulares - III

Olá colegas!

Seguimos com atividades para trabalhar o pretérito indefinido. Vamos a nosso passo a passo.

Passo a passo:

1. Entregamos esta imagem aos alunos para eles organizar e ir conjugando os verbos em pretérito indefinido para descobrir que fez Maria no dia anterior. Como sempre para obter a imagem em tamanho original clique nela. Uma dica, para imprimir a imagem e que fique grande cole em um word e amplie até adquirir o tamanho que você quiser, as vezes se imprime a imagem diretamente fica muito pequena e não dá para ler nada.


2. Depois de ver aquilo que Maria fez ontem peço para eles ser Maria, é dizer vão conjugar os verbos em primeira pessoa. Os alunos fazem isso individual e depois corrigimos em grupo. Posteriormente os coloco em dupla para falar do que realmente eles fizeram no dia anterior.

3. Quando terminam entrego para cada aluno a agenda de Maria, mas há um problema, a agenda foi dividida em duas partes, o aluno A vai ter que perguntar para o aluno B o que fez Maria nos horários em branco e vice-versa. Peça para dar respostas completas.

Agenda de aluno A:

Agenda de aluno B:


Exemplo:

A: ¿Qué hizo María el lunes a las ocho de la mañana?
B: Ella fue a una entrevista de trabajo.

4. Depois fazemos a atividade com esta música. Eles vão conjugar os verbos na pessoa exigida e depois vão escutar a música para verificar se a resposta está correta. Um coisa interessante é que a música usa o marcador temporal "hoy" con o "pretérito indefinido", isso cria confusão porque os alunos associam este marcador com o "pretérito perfecto", aí você explica que os "hispanoamericanos" têm o costume de usar o "pretérito indefinido" quando deveriam usar o  "pretérito perfecto".




5. Para terminar entrego esta imagem e os coloco em duplas para se fazerem perguntas como está:

A: ¿Ya reprobaste?
B: Sí, ....¿Y tú?
A: ....

O objetivo é que os alunos contem experiências passadas em forma de diálogo usando as ações da imagem.




Atividades:

Post relacionados:

Atividade: Introduzir o Pretérito Indefinido - Verbos regulares.


Boas aulas!


2 comentários:

  1. Muy buena la actividad de verdad, eso es lo que busco, actividades dinámicas que puedo usar en mis clases de conversación, muchas gracias de verdad.

    ResponderExcluir
  2. Muy buena la actividad de verdad, eso es lo que busco, actividades dinámicas que puedo usar en mis clases de conversación, muchas gracias de verdad.

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!