Adsense-Top

sábado, 11 de maio de 2013

Atividade para ensinar as horas em espanhol

Olá!


Hoje vou compartilhar as atividades que uso para ensinar as horas.

Passo a passo

1. Primeiro que tudo pergunto: ¿Qué hora es? e escrevo a pergunta na lousa. Quando os alunos respondem coloco a resposta na lousa também e volto a perguntar, então como é que perguntamos a hora em espanhol?

2. Entrego para eles a imagem de um relógio como este, explico e repetimos todos juntos as horas do relógio:

3. Em espanhol há várias formas de dizer as horas, eu ensino do jeito que está nesse relógio porque é diferente e se usa em muitos países. Lembro que quando o relógio marca qualquer hora com a uma se diz "Es la una, es la una y diez, etc.", com qualquer outra hora se diz: "Son las dos, son las tres, etc". Importante dizer que podem omitir o verbo "ser", mas nunca podem omitir o artigo.

4. Divido o grupo em duplas e entrego para cada uma este dominó:


5. Depois deles terminar de montar o dominó, coloco a cada dupla a repetir este diálogo usando as horas do dominó até usar todas elas.

A: ¿Qué hora es?
B: Son las dos y media.

6. Para seguir praticando uso esta imagem na que o aluno deve completar as horas.


7. Com essa mesma imagem faço um bingo, peço para escolher 4 relógios, canto as horas da imagem, quem primeiro completar fala: BINGO!

8. Em muitos lugares se usa ¿Qué horas son? no lugar de ¿Qué hora es? Falo para meus alunos dar preferência à segunda forma, e se possível coloco a música de Manu Chao só para escutar:



Para baixar a imagem em tamanho original clique nela. Para que a imagem fique legível tem que ser colocada em um word 100% antes de imprimir.

Boas aulas!

7 comentários:

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!