Adsense-Top

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O verbo "gustar" em espanhol: atividades com música

Olá Colegas!

Em nosso primeiro artigo do 2013 vamos falar dos mitos do verbo "GUSTAR". Faz muito tempo, uns três anos atrás, eu estava tentando ensinar os usos deste verbo segundo as orientações do livro didático. Para fazer a aula mais divertida, levei uma música que quase todos devem conhecer: “Me gustas tú” de Manu Chao. Nunca parei a pensar na letra, meu objetivo era que os alunos soubessem quando usar "Gusta" e quando "Gustan", de repente uma aluna curiosa, que sempre temos e que eu adoro, me pergunta se a letra estava errada porque dizia “Me gustas tú” e não “Me gusta tú”. Nunca tinha parado pensar nisso - eu lhe disse. 

É por esse motivo que trouxe este tema hoje, ficamos tão esquematizados ao livro que esquecemos de ter curiosidade. Antes de passar as atividades para trabalhar o verbo "Gustar" vamos a falar sobre ele.

Nos materiais didáticos isto é o que geralmente está:


Parece que este verbo só é conjugado nas terceiras pessoas; porém, nem sempre o verbo "Gustar" fica em terceira pessoa do singular ou do plural, prova disso é a música de Manu Chao. 

Geralmente essa regra cumpre-se porque, quase sempre, o sujeito da frase, que flexiona com o verbo, está em terceira pessoa do plural o do singular.

 Exemplo:
1. Me gustan los perros. (sujeito - 3ª persona del plural)
2. Me gusta la casa. (sujeito - 3ª persona del singular)
Bem, isso já nós sabemos, a pergunta é: quando este verbo se usa conjugado nas outras pessoas gramaticais?

- Quando o sujeito coincide com uma pessoa. 
Exemplo:
Me gustáis vosotras. (sujeito - 2ª persona del plural)

- Quando "Gustar" vai acompanhado da preposição "de".
 Exemplo:
Cuando niños gustábamos de jugar en el parque.
Quem quiser saber mais do verbo "Gustar" recomendo acessar a Bomespanhol.

Até o dia de hoje continuo utilizando essa música, ela é perfeita. Vou deixar uma das dinâmicas que uso.

Atividade: Passo a Passo
1. Entrego una cópia de música “Me gustas tú” de Manu ChaoEnquanto os alunos escutam peço para marcar as coisas das que o cantor gosta.
2. Divido a lousa em duas colunas, em uma coloco "Gusta" e na outra "Gustan" e peço para eles separar e escrever no quadro os gostos do cantor na coluna correspondente.
3. Depois lhes pergunto qual a palavra que sempre está presente nas frases, a resposta deve ser (me).
4. Explico o verbo e suas peculiaridades.
5. No final, chamo a atenção sobre a frase  “Me gustas tú” para que eles levantem uma hipótese sobre  "gustas" e finalmente lhes explico o porquê disso acontecer.

Para praticar levo cartões com imagens, busco as imagens no google imagens e uso o programa paint. Devem levar imagens em singular, plural e infinitivo. A seguir um exemplo dos cartões:


Cartões prontos
6. Divido os cartões anteriores entre os alunos e os coloco em duplas a praticar este diálogo usando as informações das imagens e os gostos deles:
A: ¿Te gusta tocar piano?
B: Sí, ¿y a ti?
A: A mí no / A mí sí /A mí también / A mí tampoco
Este é o momento de fixar quando usar "a mí" que é com o verbo "gustar" e similares, para depois introduzir (yo no / yo sí / yo también / yo tampoco) que se usam com os outros verbos. Aluno brasileiro tem muita dificuldade com isso.

Atividades relacionadas:
Me gusta, me gusta - atividade com música
Vídeo para falar de gostos
Exercício 1
Exercício 2 
Atividade com filme

Encontrei meus cartões para praticar esta atividade. Para baixar as imagens em tamanho original clique nelas. Para que as imagens fiquem legível têm que ser colocada em um word 100% antes de imprimir.






















Boas aulas!

2 comentários:

  1. Oi , a minha duvida , ( A ti no te gusta que vayamos al dentista? ) e quando quero falar ( A ti no te gustan que vayamos a los dentistas?) ta correto ?

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    A alternativa correta é: ¿A ti no te gusta que vayamos al dentista?

    "Gustar" fica no singular porque "que vayamos al dentista" é uma frase subordinada que substituímos por "esto" e fica "¿A ti no te gusta esto?"

    Espero que seja de ajuda.

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!