Adsense-Top

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atividades com Ditados Populares em Espanhol

Nós nativos, em nosso dia a dia, temos o costume de usar ditados populares, frases feitas ou locuções para referir-nos a situações específicas. Muitas vezes essas expressões não são semelhantes ao português e não dá para deduzir o significado. Por esse motivo em todo curso de língua espanhola sempre serão trabalhadas estas expressões.

O objetivo do post de hoje é compartilhar uma das dinâmicas que uso para ajudar aos alunos a decorar esses ditados.

Antes da aula:

- Primeiramente eu escolho os ditados, não mais de dez. 
- Depois eu procuro seu significado e faço duas folhas, uma com os ditados e a outra com os significados; faço uma cópia de cada para cada equipe ou dupla e as recorto. 
- Faço mais uma cópia dos ditados e os recorto à metade para que depois os alunos unam as partes e formem o ditado como se fosse um quebra-cabeça.
- Também crio situações nas que podem ser aplicados. Eu deixei um exemplo para vocês em Bomespanhol

Durante a aula:

- Primeiramente eu lhes pergunto quais ditados conhecem em português e o significado que têm.
- Depois lhes comunico que em espanhol também temos nossos ditados. Divido aos alunos em dois grupos e lhes convido a conhecer alguns. 
- Entrego a cada equipe os ditados e seus significados (recortados anteriormente e desorganizados) para eles enlaçar. 
-  Quando os alunos unem os ditados com os possíveis significados verificamos as respostas.
- Posteriormente entrego a cada equipe esses mesmos ditados como um quebra-cabeça para eles montá-los novamente.
- Por último lhes entrego situações para eles reagir com o ditado adequado.

Outra atividade que vocês podem fazer é trazer o equivalente em português para eles relacionar. Eu recomendo o Refranero, há um arquivo muito bom de ditados populares que vocês podem usar para elaborar suas próprias atividades segundo as intenções e interesses da aula.
Boas aulas!

6 comentários:

  1. Não fico nenhum um dia sem ler tuas dicas e sugestões. Parabéns!!! São 'doses' de motivação e organização para elaborar minhas aulas! Excelente!
    Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada colega, fico feliz de que seja útil. Eu que agradeço!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Hola me gusta mucho tu blog pero no sé como navegar por las paginas asi que miro las que me ponen en facebook y tambien accediendo a las paginas más recientes o más antiguas pero no sé si hay alguna especie de indice
    un beso desde Brasil

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra!

    Fico feliz de que goste do blog.

    O sistema de navegação do blog é muito ruim mesmo, estou pensando em um futuro próximo fazer um site com maiores possibilidades de navegação.

    Para ir na página principal (o primeiro artigo) clique na lista azul que diz: Espanhol de professor a professor.

    Para seguir lendo os artigos antigos tem que ir até o final da página e clicar onde diz: postagens mais antigas e para ir aos primeiras clicar em: postagens mais recentes.

    Isso não funciona quando você está procurando algo, demora muito, então quando você quiser fazer uma pesquisa, tem que ir na parte superior esquerda do blog, lá tem uma pequena barra com uma lupa, escreva lá o que estiver procurando, por exemplo: "artigos" e dei enter.

    Espero que seja de ajuda, um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  5. vou tentar fazer assim, estou salvando tudo o que voce posta e vou usando aos poucos com os alunos, me divirto muito xeretando em seu blog
    um beijo e obrigada

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!