Adsense-Top

domingo, 26 de agosto de 2012

Atividades com músicas e vídeos: pretérito indefinido vs pretérito imperfeito

Olá colegas!

De forma geral, nossos alunos apresentam muitas dificuldades com os pretéritos, a maior das dúvidas radica em quando usar o Indefinido e o Perfeito, porém essa será matéria de outro artigo. Hoje gostaria de compartilhar algumas atividades para trabalhar o contraste entre o Indefinido e o Imperfeito.

Primeiramente, nesta aula, os alunos já devem conhecer os dois tempos, as atividades giram ao redor das diferenças entre eles. Todos os materiais para esta atividade estão disponíveis em Bomespanhol.

A aula começaria com a música: “Me dediqué a perderte” de Alejandro Fernández.



Primeiramente, você deve colar na parede os verbos que estão nos materiais de Bomespanhol. Depois coloque aos alunos a uma distância prudente e peça para que retirem as palavras que escutarem na música da parede. Pode repetir a música até três vezes. Seguidamente pergunte que tipo de palavras são essas, quando todos concordarem que são verbos pergunte se eles acham que pertencem ao mesmo tempo verbal, e peça para separá-los em duas colunas segundo o tempo em que estiverem conjugados. Verifique se dividiram corretamente e lembre os tempos usando estes slides:

          

Depois de lembrar, convidá-los para jogar às cartas, o materiais lembre que estão no link citado no início. 

As regras são:

  1. Distribuir seis cartas para cada alunos.
  2. O aluno deve conseguir as seis conjugações verbais corretas de um mesmo verbo.
  3. Quem primeiro obter as seis conjugações corretas fala BOBO para os demais, todos devem conferir se está certo.
  4. O professor deve ir colocando na mesa quatro cartas para eles irem trocando e cada aluno deve ficar sempre com seis cartas.
Para comprovar se eles já sabem usar os tempos. Use os outros verbos em infinitivo que estão no material em Bomespanhol e os marcadores temporais, também procure no google um dado com as pessoas gramaticais.
As regras do jogo são:

  1. O aluno joga o dado, seleciona um verbo e um marcador temporal, deve fazer uma frase com esses três elementos. Deve decidir o tempo em que conjugará o verbo partindo do marcador. Para fazer o jogo atrativo divida aos alunos em duas equipes.
  2. Se o aluno faz a frase em um tempo errado, a equipe contrária tem direito a corrigir e ganha um ponto.
  3. Ganha a equipe com mais pontos acumulados.  
CORTOMETRAJE "EL NÚMERO"



Já lembrado os tempos e compreendidas as diferenças passe a explorar o curta-metragem cujas imagens estão no slide anterior. Primeiramente apresente às personagens e fale o título, levante hipóteses de quem pode ser a personagem principal e o tema.

Rode o curta-metragem e peça para eles assistir, só podem acompanhar o som com a transcrição que está no slide. Pare o vídeo e volte perguntar quem poderia ser a personagem principal. Convide-los a ver o curta-metragem novamente, desta vez eles podem ver a imagem e verificar quem era a personagem que falava.

Quando chegarem aproximadamente ao tempo 4 min. 50 seg. pare o vídeo e peça que conjuguem os verbos da atividade que está em Bomespanhol no passado correspondente, depois coloque de novo o curta-metragem para eles comprovarem se conjugaram corretamente os verbos. 

Pode seguir levantando hipóteses durante o resto do curta-metragem segundo seus interesses.

Ao terminar, volte ao slide e seguindo as perguntas refaçam a história do lápis. Para encerrar, divida o grupo em dos e entregue um dos objetos que estão nos materiais em  Bomespanhol para que os alunos elaborarem uma história criativa. Ao terminar podem ler as histórias e selecionar a mais divertida.

Boas aulas!

8 comentários:

  1. me encantó este plan, pero no consigo acceder a Bomespanhol ni, tampoco, ver los slides... puedes ayudarme?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carla por entrar em contato.

    Com relação aos slides, ao parecer o site em que estão guardados estava fora de serviço, isso acontece às vezes, mas com eles não há problema atualmente.

    Com relação a Bomespanhol, entrei em contato com a empresa e eles me disseram que estão fazendo algumas mudanças, que foi um erro de programação e que vão arrumá-lo em breve.

    Espero que seja de ajuda e desculpa os contratempos.

    ResponderExcluir
  3. nao encontrei as cartas para a brincadeira do bobo

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!