terça-feira, 11 de outubro de 2011

Plano de aula para professores de espanhol

Olá colegas!

Muitos professores de espanhol iniciam nesta área sem ter uma formação direcionada especificamente ao ensino da língua. Como consequência chegam à sala de aula desorientados. Eu sou um exemplo, cheguei no Brasil acreditando que trabalharia na área de Biblioteconomia e Ciências da Informação, mas não foi assim, resultou que terminei trabalhando em uma escola de idiomas.

Posso recordar meu primeiro dia de aula, não sabia por onde ia começar, o que dizer, nem como trabalhar os conteúdos; foi então que resolvi começar fazer Pedagogia para adquirir métodos e ferramentas que me ajudassem a direcionar minhas aulas para que os alunos ficassem satisfeitos.

Pouco tempo depois de iniciado o curso de Pedagogia, descobri que o mais importante de qualquer aula é o planejamento. A ausência de um bom planejamento pode ter como consequências aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo.

Por isso, acredito que nossa primeira dica deve ser aprender a planejar usando uma ferramenta que nos permita fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretendemos alcançar, e as formas de avaliação. Estamos falando do PLANO DE AULA.

O que é um plano de aula e para que serve?

Um plano de aula é uma guia feita pelo professor com os objetivos, conteúdos e atividades que se pretendem trabalhar na aula e serve para organizar a interação entre o professor e o aluno. O mais importante ao desenvolver o plano são nossos alunos. Um plano de aula que foi um êxito em um grupo pode não ser efetivo em outro já que cada grupo de indivíduos possui características específicas.

Qual a importância de fazer um plano de aula.

O plano de aula não é feito para o coordenador, o plano de aula é feito para que você tenha uma ideia clara de tudo o que deve fazer na aula de forma coerente e organizada.

Passo a passo para a elaboração de um plano de aula:

Professor: nome do professor autor do plano de aula.
- Exemplo:
Grether Sosa Carballo

Turma: nome da turma.
- Exemplo:
Primeiro médio

Data: coloque a data em que será usado o plano de aula. 
- Exemplo:
11/10/2011

Aula: coloque o número da aula. 
- Exemplo:
Quinta aula.

Unidade a ser trabalhada: colocar a unidade que será trabalhada. 
- Exemplo:
 Unidade # 2

Páginas: coloque o número das páginas do livro a serem trabalhadas. 
- Exemplo:
Páginas da 20 á 25.  

Objetivo geral da aula: esta é a parte mais importante a ser trabalhada, você definirá qual é o objetivo da aula, o que você quer que seu aluno saiba ao final da mesma. Você estabelece, geralmente, esses objetivos a partir do livro didático que você segue, muitas vezes o próprio livro já traz os objetivos da unidade. 
- Exemplo:
Estabelecer uma conversa com um médico em uma consulta. 

Objetivos específicos da aula: são as ações que você vai desenvolver para chegar ao seu objetivo geral. 
- Exemplo: 
- Conhecer sintomas de doenças.
 –Falar sobre hábitos alimentares. 

Temas Transversais: neste item você pode definir outros temas que podem ser trabalhados por estarem relacionados. 
- Exemplo:
A importância de uma boa alimentação. 

Conteúdos a serem trabalhados: estes conteúdos podem ser divididos em:
  1. Gramaticais: o verbo "doler".
  2. Vocabulário: sintomas e doença.
  3.   Pronuncia ou Ortografia: uso da “n” no final da terceira pessoa do plural dos verbos em presente de indicativo.
Materiais a serem utilizados: você vai listar tudo aquilo que necessita para desenvolver sua aula.
- Cartões.
- Vídeo de uma consulta médica e vídeo sobre hábitos alimentares.
- Música X

Desenvolvimento: o desenvolvimento é essencial porque você irá descrever por etapas o que fará na aula, as perguntas que realizará ao aluno, a descrição das atividades que passará, etc. Esta parte deve ficar clara e bem detalhada.

1. Assistir um vídeo que fale de hábitos alimentares bons e ruins para a saúde. Fazer roda de conversa e discutir as consequências de uma má alimentação.

2. Entregar cartões com doenças e cartões com medicamentos para eles enlaçar os remédios que podem ser usados para essas doenças.

3. Explicar verbo "doler" e entregar cartões com partes do corpo para praticar esse verbo.

4. Assistir um vídeo de uma consulta médica para destacar as falas mais importantes.

5. Distribuir o diálogo do vídeo desordenado para que os alunos possam montá-lo, depois escutar novamente o vídeo e verificar se tudo está no lugar certo.

6. Entregar situações para que os alunos reajam formando diálogos numa consulta médica a través do uso do vocabulário aprendido .

Avaliação: são as atividades que serão desenvolvidas para verificar se o aluno alcançou o objetivo proposto. 
- Exemplo: 
Produzir um diálogo escrito e oral entre um paciente e um médico.

Anexo:
Os materiais a serem usados na aula pelos alunos. 

Fontes: você deve citar as fontes usadas para o desenvolvimento da aula.
Espero ter esclarecido qualquer dúvida sobre a elaboração de um plano de aula. Fico à inteira disposição

Boas aulas!

28 comentários:

  1. He conocido el sitio ahorita y me encantó... ¡Enhuerabuena!!!


    Ailton

    ResponderExcluir
  2. tenho duvida quais assuntos trabalhar com alunos adolescentes, e dependendo do assunto qual objetivo, o tempo q levarei para executar essas aulas e os tipos de exercicios. gostaria de um exemplo e sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega!

    Trabalhar com adolescente é realmente difícil. Primeiro que tudo você precisa conhecer os alunos, os gostos deles.
    De forma geral eles gostam da internet, use e abuse de jogos online, sem dúvida adoram música (cada turma vai ter seus gostos) e não pode esquecer os filmes.
    Como já disse, tudo vai depender do grupo, talvez em um grupo uma atividade dura 15 minutos e em outro dura média hora. Por isso sempre temos que ter uma atividade extra.
    Se você segue um livro didático, segundo os conteúdos você estabelece os objetivos. Por exemplo, a unidade trabalha o verbo "Gustar", seus objetivos podem ser:
    1.Expressar gostos.
    2. Concordar e discordar com os gosto de outra pessoa.
    Com relação às atividade sempre há alguma coisa que já foi feita por alguém, eu sempre busco na internet e adapto a minha necessidade. No post dos recursos, deixei algumas dicas sobre sites que podem te ajudar muito com isso.
    Com adolescente faça sempre muitos jogos. E os temas que eles gostam, nem sempre podem ser trabalhados porque você poderia ter problemas posteriormente com a direção e os pais. Tente tirar dele os temas de interesse, não diretamente, indicaria incerteza de tua parte. Faça um jogo.
    Coloque os alunos em grupos e peça para escrever 5 coisas do interesse deles, depois devem buscar na sala o grupo com mais interesses em comum, ao final peça para que escrevam na lousa os interesses em comum.
    Pode fazer individual também, imite o Facebook, a atividade segue neste link:
    http://www.todoele.net/actividades/Actividad_maint.asp?Actividad_id=252
    Essa é bem legal, aí você fica com os perfies e analisa em casa.
    Se precisar de qualquer outra coisa, fico à inteira disposição.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Me está gustando mucho tu blog.

    ResponderExcluir
  5. Gracias!!!
    Me alegra que te esté gustando!!!!!!
    Abrazos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que Dios te bendiga Grether,
    EStou amando seu site.
    Empezaré unas aulas el prójimo lunes para crianças de 6 a 12 años.
    Quiziera que me diera algunas ideias para este comienzo de trabajo.
    EStuve 11 aaños en españa e no quiero olvidar el idioma, ese es el motivo por el cual estoy buscando enseñar.
    Aprovecha para hacer las correcciones en este pedido. rs
    me nombres es ALINE MARIA AVELINO mi email es
    amae_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Aline!
      Te he enviado un correo a tu e-mail. Abrazos!

      Excluir
  7. Hola GRether! Estube buscando por algo asi hace mucho tempo. También empezé recién a dar clases de español. Sigo el libro del instituto que doy clases, pero necessito material extra para iniciantes, usted tiene algo para recomendarme? te agradeceria mucho si lo pudieras enviar a mi correo barbaramanni@hotmail.com
    Y te felicito por tu blog, es muy útil. Um gran saludo.

    ResponderExcluir
  8. Te he escrito a tu correo, si no te llega me puedes escribir a: grethersosa@gmail.com

    Abrazo!

    ResponderExcluir
  9. Hola Grether! Como estas?
    Estoi comenzando a dar aulas de Español en uma escola de idiomas, siento que o livro es muy pobre, y me gustaria saber si tienes algun material para preparar uma buena aula.
    Muy bueno el blog, ayuda a quem esta comenzando.
    Abrazo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Pam!
    Os materiais que eu faço os vou disponibilizando aqui no blog e os outros que uso estão nos sites que recomendo. Ver:
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2011/10/ao-iniciar-minha-carreira-como.html
    Também são bons os sites recomendados que estão baixo dos post mais populares na coluna do lado.
    Se você necessitar alguma coisa em especial, pode-me escrever a grethersosa@gmail.com
    que eu envio por e-mail, também se precisar de alguma dica para trabalhar certo ponto gramatical pode escrever que trocamos ideia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog......... ameii estarei aqui sempre!! Michele

    ResponderExcluir
  12. Preciso de materias para trabalhar com primeiro segmento te ensino fundamental. Será que vc pode me ajudar? Meu email e raquelvalim23@hotmail.com

    Gracias

    ResponderExcluir
  13. Olá Raquel!

    Já escrevi a seu e-mal. Se não receber pode escrever para: grethersosa@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tambien preciso de materias para trabalhar com primeiro segmento te ensino fundamental I e II. Será que vc pode me ajudar? Meu email e arleidenunes@hotmail.com

    Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arleide !

      Já enviei alguns materiais.

      Abraço!

      Excluir
  15. Adorei seu blog! Este ano será de grandes desafios, irei assumir turmas do 1º fundamental ao 3º ano do ensino médio. Preciso de materias. Você pode me ajudar?. Meu e-mail: erika-suzana8@hotmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá colega!

    Fico feliz de que tenha gostado.

    No blog há muitos materiais. Recomendo este artigo, é uma compilação de documentos em pdf com atividades:
    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/07/atividades-diversas-para-o-ensino-do.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Ola Grether!!! Vou começar a dar aulas de espanhol para uma turma de 3 a 4 pessoas, que vão trabalhar em Madri a partir de setembro. Eles não tem a menor noção da língua. Nunca dei aulas pra principiantes. Somente aulas de reforço escolar. Acha possível, preparar essas pessoas em tão pouco tempo? Como vc pode me orientar no meu plano de aula?

    ResponderExcluir
  18. Olá colega!

    Realmente é pouco tempo, eles não irão falando espanhol fluentemente, porém podem ir com um básico para se comunicar.

    Primeiramente você deve seguir um livro ou alguma guia de conteúdos, vou deixar os links das guias de conteúdos que tenho no blog.

    Recomendo ensinar coisas básicas de comunicação: cumprimentar, comprar, se orientar na rua, conhecer os nomes dos comércios, alimentos, roupas, coisas que você usaria no dia a dia, se eles vão por trabalho, seria bom lhes ensinar algumas coisas relacionadas com o vocabulário do trabalho deles.

    Deixo as guias de conteúdo:

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2014/02/guia-de-espanhol-conteudos-para-o-nivel.html

    http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2014/02/guia-de-espanhol-conteudos-para-o-nivel_8.html

    Se tiver alguma dúvida estou por aqui.

    Um abraço e muita sorte!!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelas dicas. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns
    Gostei muito, pois tenho turmas de 1º ano até 8º ano em espanhol
    Me ajudou muito no planejamento das aulas. Gosto muito de jogose aulas diferentes
    abraços
    Lis

    ResponderExcluir
  21. Hola Grether, me gustó mucho tu post, sobre todo me parece muy útil para los profesores nuevos porque generalmente no se encuentran en internet unas guías paso a paso de plan de clase como las que acabas de dar. Complementando, hay un tema dentro de la planificación de las clases que muchos profesores también preguntan: cómo trabajar con grupos grandes, un contexto muy común en Brasil, dejo un material que puede ayudar en ese sentido:
    http://espanholnarede.com/enr/2014/03/ideas-para-trabajar-con-grupos-grandes/

    ResponderExcluir
  22. Gracias Beatriz, es un buen tema para un articulo. Un abrazo!!!!

    ResponderExcluir

Sua mensagem ao ser recebida ficará aguardando aprovação. Volte em breve que terá resposta. Obrigada por participar do blog!